Como conseguir e manter um bronzeado bonito e saudável?

Conseguir e manter um bronzeado bonito e saudável acaba por exigir algumas práticas que se tornam essenciais para o cuidado da sua pele. A boa notícia é que não será difícil aplicá-las, se se mantiver a pele saudável e hidratada.

Por que é que a pele fica bronzeada?

A exposição aos raios UV faz com que certas células da pele produzam o pigmento melanina, que a escurece através da oxidação. Assim, a exposição solar faz com que essas células migrem para mais perto da superfície da pele e, consequentemente, produzam mais melanina, escurecendo ainda mais a pele, ou seja, fazendo com que ela fique bronzeada.

No entanto, há determinadas partes do corpo que serão mais difíceis de bronzear, tal como as pernas. Isto sucede porque a pele das pernas é mais espessa, o que a torna mais difícil que os raios do sol a penetre.
 

Alguns mitos e factos sobre pele bronzeada:

mito-bronzear-antes-das-ferias

MITO: Se fizer um bronzeado básico antes das férias, ele irá proteger-me de queimaduras solares.

FACTO: A resposta é negativa! Um bronzeado básico não é a maneira mais segura de se bronzear. É um equívoco comum porque as pessoas acreditam que o bronzeado pode atuar como proteção natural do corpo contra queimaduras solares. A verdade é que o bronzeado é a reação natural do corpo para evitar mais danos à pele.

mito-protecao-solar-ar-livre

MITO: Só é preciso usar proteção solar se estiver ao ar livre, num dia ensolarado.

FACTO: Os raios UV do sol podem danificar a pele em menos de 15 minutos. Se estiver ao ar livre, use protetor solar e mantenha também outras medidas de proteção. Mesmo num dia nublado e nos meses de inverno pode queimar-se!

mito-pele-mais-escura-nao-queima

MITO: Quem tem a pele mais escura não se queima, então não precisa de proteção e não corre o risco de desenvolver melanomas.

FACTO: A exposição ao sol, seja a que nível for, pode contribuir para o cancro de pele em pessoas de todas as cores, incluindo afro-americanos, asiáticos e hispânicos. É verdade que as taxas de melanoma são maiores em indivíduos de pele mais clara, mas alguns estudos têm mostrado taxas de mortalidade mais altas em indivíduos de pele mais escura.

Loção pré-solar ativadora de bronzeado: benefícios para a pele

Sem o uso de loções de bronzeamento, a pele acaba por ficar seca. Assim, poderá ser uma boa opção usar uma loção pré-solar ativadora de bronzeado, como, por exemplo, a loção Cien, que possui ingredientes que hidratam e ajudam a bronzear a pele. Estes ingredientes trabalham com a melanina na pele, nomeadamente, a Vitamina A, que melhora a coloração do pigmento na pele.

Como aplicar a loção pré-solar ativadora de bronzeado?

O período de tempo ideal pode depender principalmente do método de bronzeamento que está a optar. No entanto, o ideal é aplicar a loção pelo menos 20 a 30 minutos antes da exposição solar.

Loção pré-solar ativadora de bronzeado e protetores solares

Será melhor aplicar a loção antes do bronzeamento. A loção irá hidratar a pele, o que, por sua vez, ajuda a pele a ficar bronzeada de forma mais eficaz.

Com as células de melanina sensibilizadas, é possível obter um bronzeado em menos tempo do que o habitual. Mas estes produtos de ativação de bronzeado não oferecem proteção solar e por isso mesmo, verifica-se a necessidade do uso de protetores solares de forma a proteger a sua pele contra a exposição solar e os raios UV.  

Que outros cuidados com a pele deve ter antes e após a exposição solar?

Proteger a nossa pele dos raios UV do sol deve começar antes de sair de casa e no final dos dias emocionantes de diversão ao sol. Assim, antes da exposição solar, é muito importante limpar e exfoliar a pele, bem como aplicar protetor solar.

Após a exposição ao sol, estes cuidados não devem ser esquecidos.

Cuidados a ter com a pele bronzeada: o uso de after sun

O after sun foi concebido, de modo específico, para hidratar a pele após a exposição solar. Repleto de ingredientes calmantes, tem como objetivo a hidratação da pele e a redução de qualquer vermelhidão, inflamação ou descamação. Um desses ingredientes é o aloe-vera, que permite reabastecer qualquer humidade perdida devido à exposição aos raios UV. Além disso, o after sun ajuda a prolongar o bronzeado e a manter a pele saudável e nutrida.

Cuidados a ter com a sua pele para manter um bronzeado bonito e saudável

Existem algumas regras simples para cuidar da pele e garantir um bronzeado saudável - sem descamação da pele ou queimaduras solares perigosas. Com a abordagem certa, pode aproveitar ao máximo o sol de verão. Aqui ficam algumas dicas para aproveitar ao máximo o clima agradável durante as férias e manter um bronzeado bonito e saudável:

use-sempre-protetor-solar

Use sempre um protetor solar com proteção UV de amplo espectro e certifique-se de aplicar e reaplicar o protetor solar. Um FPS de 30 é forte o suficiente para bloquear os raios UV e permite que a pele bronzeie.

mude-de-posicao-com-frequencia

Aquando da exposição solar, mude de posição com frequência. Isso irá ajudar a evitar queimaduras numa determinada parte do seu corpo.

alimentos-ricos-em-vitaminas

Coma alimentos ricos em ß-caroteno, vitaminas C e E, selénio, zinco, manganês, licopeno (presente em alimentos como o tomate, a goiaba e a melancia, o licopeno ajuda a proteger a pele naturalmente contra os raios UV), luteína e astaxantina. As fortes propriedades antioxidantes desses componentes irão ajudar a combater os perigosos radicais de oxigénio*, que resultam no envelhecimento e deterioração da pele. Alimentos como cenoura, batata-doce e couve podem ajudá-lo a ficar bronzeado sem queimaduras.

Além disso, ingredientes como cobre (apoiando os processos de pigmentação da pele), que pode ser encontrado, entre outros, em mariscos, ovos, legumes, cereais integrais, cogumelos, frutas secas, batata e chocolate, e o ácido hialurónico (conhecido pelo seu efeito valioso nas funções e condições da pele), que pode ser encontrado em carnes fibrosas, salmão, soja e derivados e partes de animais com tendões e cartilagens, tais como pé de galinha, moela, tutano e outros.

 

*Dentre os vários efeitos nocivos causados pelas radiações UV, pode-se citar a produção de radicais livres e espécies reativas de oxigénio na pele, responsáveis por uma série de reações dermatológicas com consequências irreversíveis. Ou seja, o oxigénio pode transformar-se em radicais livres, moléculas capazes de atacar as células e até destruí-las.

procure-uma-sombra

Procure uma sombra. Fazer pausas diminuirá a probabilidade de se queimar e dará à sua pele uma pausa do calor intenso.

mais para descobrir