Bricolage, montagem, instalação e reparação: faz tu mesmo
Embora a bricolage possa parecer, à primeira vista, um bicho de sete cabeças, por vezes, há determinadas manutenções ou reparações que acabam por não ser muito complicadas.
Assim, em vez de chamar alguém para executar certos trabalhos, como decorar ou consertar qualquer coisa em casa, tendo de pagar pelo serviço prestado, podes fazê-lo tu mesmo, o que pode resultar numa boa poupança.
Como substituir uma lâmpada partida

Substituir uma lâmpada fundida é simples, mas se essa lâmpada estiver partida no bocal, ao tirar a mesma deves evitar qualquer corte ou eletrocussão. Assim e antes de começares, deves cortar a energia da fonte de luz. Deves usar igualmente luvas e óculos de proteção caso o vidro estilhace ou lasque.
O método mais simples é usar um alicate - de preferência de bico fino - para prender a base de vidro do filamento. Deves então rodar suavemente no sentido anti-horário até que a base se solte, permitindo que a removas.
Ou podes ainda recorrer ao velho truque de bricolage da batata: cortar uma batata crua ao meio, pressioná-la firmemente contra o bocal e rodar no sentido anti-horário. A batata deve segurar a base da lâmpada, permitindo que ela rode enquanto o bocal permanece no lugar.
Como consertar uma torneira que pinga

Caso estejas perante uma torneira tradicional, irás precisar de: uma chave inglesa ajustável; chaves de fendas de cabeça chata e em cruz; anilhas e O-rings; e uma tesoura.
Primeiro que tudo, deves desligar o abastecimento de água na torneira ou na válvula de isolamento. Em seguida, localizar o parafuso que prende a torneira e usar a chave de fendas para soltá-la. O parafuso tende a ficar escondido sob as partes decorativas dos puxadores. Essas peças geralmente podem ser desaparafusadas à mão ou retiradas suavemente com uma chave de fendas. Depois disso, irás precisar de tirar a cabeça da torneira. Podes igualmente precisar de remover a tampa de metal ao redor do pescoço que protege a válvula.
Se tiveres que substituir uma anilha de borracha: segura e roda a válvula com a chave ajustável e remove-a quando estiver suficientemente solta. Em seguida, desaparafusa ou desliza a anilha e substitui-a por uma nova. Por fim, aperta-a e monta novamente a torneira.
Pode também ser preciso substituir o O-ring, que é uma anilha maior que fica na parte inferior do bico da torneira. Desaperta o parafuso sem cabeça na base do bico e, em seguida, remove cuidadosamente o bico. O O-ring fica na base: remove-o com a chave de fendas ou corta-o com uma tesoura. Em seguida, substitui-o. Por fim, recoloca o bico, apertando-o com o parafuso sem cabeça.
Como montar uma prateleira

Irás precisar de algumas ferramentas e materiais, incluindo: óculos de proteção; berbequim; parafusos; lápis; chave de fendas; nível de bolha; régua; martelo e pregos; detetor de pinos (que te permite saber se existem tubos, cabos ou pinos no local onde pretendes instalar a prateleira).
Após usar o detetor de pinos para garantir que a área está livre de tubos, cabos ou pinos, podes estabelecer os teus suportes. Para isso, segura a prateleira contra a parede e usa o lápis para marcar onde gostarias de colocar a borda inferior. Em seguida, marca a localização desejada do teu primeiro suporte e a distância até o próximo suporte. Usa o nível de bolha para verificar se as marcas estão niveladas.
Posteriormente, coloca o primeiro suporte na marca para verificar se está reto. Usa o lápis para desenhar linhas retas através dos orifícios de fixação. Repete para o segundo suporte. Se a prateleira tiver mais de dois suportes, coloca-os entre os suportes externos a distâncias iguais.
Em seguida, faz os furos na parede, coloca buchas em cada um e aparafusa os suportes no lugar. Coloca a prateleira sobre os suportes e faz uma marca através dos orifícios nos suportes para os parafusos de fixação abaixo dela. Remove a prateleira e faz furos piloto na parte inferior para os parafusos curtos. Coloca a prateleira no lugar e fixa cuidadosamente os parafusos.
Ferramentas úteis
Cuidados a ter
Existem alguns cuidados importantes que deves ter nestas reparações ou montagens, incluindo o estado das ferramentas e, mais importante, algumas regras básicas de segurança.

Cuidado 1: Mantém as ferramentas bem conservadas
Cria o hábito de limpar as ferramentas após cada utilização antes de as armazenares. Limpa-as com um pano ou toalha velha e certifica-te de que ficam sem poeira, óleo ou outros detritos antes de as arrumar. Verifica os cabos das ferramentas quanto a lascas, fissuras e rachas. Além disso, certifica-te de que as peças metálicas não apresentam sinais de corrosão ou ferrugem. Repara ou substitui quaisquer ferramentas que apresentem sinais de danos.

Cuidado 2: Usa sempre Equipamento de Proteção Individual (EPI)
Mesmo com todos os avanços nos recursos de segurança das ferramentas atuais, todos os operadores devem usar sempre Equipamentos de Proteção Individual tais como, luvas de proteção, óculos de segurança, proteção auditiva e, se for caso disso, sapatos de segurança.

Cuidado 3: Utiliza ferramentas ergonómicas
Reduz o risco de fadiga, desconforto e lesão ao executar qualquer tarefa "faz tu mesmo", através da utilização de ferramentas ergonómicas. A ergonomia é um fator importante para que te sintas confortável ao usar as ferramentas necessárias para uma determinada tarefa.




