2022: uma lista de resoluções de ano novo à sua medida

Um novo ano traz sempre um frio bom na barriga e uma esperança renovada no peito. Principalmente quando os últimos anos que passaram foram muito desafiantes. Por isso, em 2022, a lista de resoluções de ano novo deve ser ainda mais especial.

Propomos, então, um plano diferente. E se estabelecer metas mesmo ao seu gosto? Afinal, a felicidade deve ser costurada à medida de cada um: não existem tamanhos universais. Aceita o desafio?

Lista de resoluções de ano novo

O primeiro passo é ser honesto com o que funciona para si. Aliás, só assim é que vai conseguir concretizar esses objetivos. Nesse sentido, uma boa dica é pensar em 2020 e 2021, pois a vantagem dos anos complicados é que trazem à luz o que importa realmente. Do que sentiu mais falta em 2020? E o que deixou para trás em 2021?

Pois bem, disponibilizamos um PDF gratuito com perguntas e sugestões, para que personalize e construa a sua própria lista de resoluções de ano novo. No entanto, em vez de encarar esta lista como uma obrigação, que tal afixá-la como um lembrete daquilo que o faz feliz?

O malabarismo das prioridades

O malabarismo das prioridades

As prioridades não são prisões e convém, até, que mudem conforme o dia ou a situação. Olhando para 2020 e para 2021, se calhar concluiu que o seu hobby é crucial para a sua realização. Ou que adora estar sozinho, mas um jantar por mês com amigos faz maravilhas à sua saúde mental. E, provavelmente, percebeu que algumas rotinas já não o preenchem.

Pequenos passos para a sustentabilidade

Pequenos passos para a sustentabilidade

Hoje, a sustentabilidade deve ser uma preocupação de todos. Por isso, há vários hábitos que podemos adotar. Em que situações pode evitar usar plástico? Pode reduzir o consumo de carne experimentando uma alimentação saudável e sustentável, por exemplo, seguindo receitas vegan? E quando for às compras, consegue dar prioridade a produtos locais, biológicos e ecológicos?

Atenção à sua saúde e bem-estar mental

Atenção à sua saúde e bem-estar mental

Não se deixe levar pela ditadura da felicidade. O que está realmente a sentir? Tire uma folga da perfeição e dê atenção – sempre que preciso! – ao que a sua mente tenta dizer-lhe. Do mesmo modo, não se isole: ainda deve ter certos cuidados devido à pandemia, mas, quando possível, procure (nem que seja virtualmente) aqueles que lhe são importantes. Além disso, se sentir que precisa de ajuda profissional, não hesite em pedir.

Hábitos de vida saudável fáceis

Hábitos de vida saudável fáceis

É, de facto, inegável: praticar desporto faz bem à saúde e a alimentação influencia muito o nosso bem-estar. No entanto, devem ir além da obrigação. O que gosta verdadeiramente de fazer? Dançar, caminhar, andar de bicicleta? Ou prefere ter uma rotina de atividade física em casa? Escolha, da mesma forma, incluir hábitos saudáveis (e deliciosos) na alimentação, como incluir receitas com mais hortofrutícolas.

Apetece-me mesmo

“Apetece-me mesmo!”

Aproveitar os feriados de 2022 para umas férias sozinho, trocar a loiça na pia por um filme descontraído, arranjar-se mesmo sem sair de casa, sentar-se ao sol de olhos fechados ou a ler um livro, aprender a tocar um instrumento… são tantas as opções! Aqui, o importante é tirar tempo para se permitir tudo. Até mesmo não fazer nada.

Ser amigo – seu e dos outros

Ser amigo – seu e dos outros

Se está mais em baixo, não alcançou um objetivo ou agiu menos bem, pense: o que diria a um amigo? Fale consigo da mesma forma, com empatia, lembrando-se de que é humano e merece compreensão. Além disso, ofereça tempo. É uma das melhores formas de nos sentirmos completos. Não tem de fazer voluntariado, por vezes basta dar mais atenção a um amigo ou ajudar um familiar, por exemplo.

Uma única regra para a concretização desta lista de resoluções de ano novo: sem pressões. Estamos a recuperar de dois anos complicados e ainda temos muitas incertezas. Por isso, os objetivos do ano novo devem contar, sim, com força de vontade, mas sobretudo com muita paciência. Vá fazendo, mudando, adaptando e celebrando as pequenas vitórias. A única meta de 2022 deve ser encontrar o que o faz realmente feliz.

Mais para descobrir