TransforMAR: em apenas 6 anos, projeto retira mais de 227 toneladas de resíduos plásticos das praias e do mar.

Em 6 anos, o Lidl e o Electrão, já retiraram mais de 227 toneladas de resíduos plásticos e de metal das praias portuguesas e do mar, deram-lhes uma nova vida, através da sua reutilização e reciclagem.


Esta iniciativa insere-se na nossa estratégia internacional para a redução do plástico e é mais uma forma de o Lidl contribuir para a redução do plástico nos oceanos. Segundo o Parlamento Europeu, estima-se que, por ano, entrem nos oceanos 4,8 a 12,7 milhões de toneladas de plástico. Se nada for feito, em 2050 haverá mais plástico do que peixes no mar.

6ª edição do projeto recolheu este ano 47,2 toneladas de resíduos de plástico das praias portuguesas

Text And Image Section

Parte integrante da REset Plastic, a nossa estratégia internacional para o plástico, nesta sexta edição do projeto, com o mote “TransforMAR está nas nossas mãos”, foram recolhidas 47,2 toneladas:


  • 30,6 toneladas foram recolhidas pela Brigada do Mar, através de 9 ações de limpeza na costa portuguesa;


  • 10,6 toneladas foram recolhidas através dos depósitos do TransforMAR, presentes em 20 praias, de norte a sul do país, e reencaminhadas para tratamento, nos respetivos municípios, para entrarem no circuito da reciclagem;


  • 6 toneladas de redes de pesca abandonadas em alto mar, que contribuem para a destruição de habitats, espécies marinhas e ameaçam também a saúde humana, foram recolhidas pela Marinha Portuguesa em 3 operações de recolha.

Economia Circular: como fazemos a reciclagem do plástico recolhido?

Um dos grandes pilares do TransforMAR é a promoção dos princípios da economia circular, um modelo que evita o uso de produtos descartáveis e em que os recursos existentes no planeta são, ao máximo, partilhados, reutilizados, renovados e reciclados, de forma a reduzir o desperdício. Assim, todo o plástico e metal recolhido nas praias de Portugal integrantes da 6.ª edição do TransforMAR terá uma nova vida, como, aliás, já aconteceu nas edições anteriores:


  • em 2018 (1ª edição), o plástico foi transformado em aparelhos de circuito de atividade física;
  • na 2ª edição, construímos mobiliário urbano, após a reciclagem do plástico;
  • nas edições de 2020 e 2021, convertemos o plástico reciclado em donativos monetários para apoiar IPSS com projetos ambientais, selecionadas pelas autarquias que acolheram o projeto;
  • na 5ª edição, em 2022 transformámos os plásticos e resíduos recolhidos recicláveis em têxteis fabricados em Portugal, e os plásticos e resíduos não recicláveis foram usados na construção de três esculturas pela artista plástica Soraia Domingos.

E este ano, qual o destino dos resíduos que recolhidos em 2023?


Nesta 6ª edição, as redes de pesca, recolhidas em alto mar pela Marinha e pelas Autoridades Marítimas, foram transformadas em sacos de fibras recicladas.


As redes de pesca deixadas na água destroem os habitats e espécies marinhas e ameaçam também a saúde humana. Anualmente, em Portugal, a Marinha e as Autoridades Marítimas removem cerca de 6 toneladas de redes de pesca do oceano.


Sendo a promoção dos princípios da economia circular um dos pilares do projeto, as redes recolhidas nestas operações foram transformadas em sacos de fibras recicladas, cujo valor de venda continuará a apoiar a atividade da Marinha na preservação do habitat marinho, contribuindo assim para a preservação da biodiversidade.


Já as 10,6 toneladas de resíduos plásticos e metal recolhidos nos 20 depósitos em praia foram encaminhadas para tratamento, nos respetivos municípios, para entrarem no circuito de reciclagem.


Para além dos depósitos em praia, o TransforMAR concretizou o objetivo de alertar para a problemática mundial dos resíduos plásticos através da dinamização de atividades de sensibilização para toda a família, bem como colónias de férias, durante a época balnear. Em 2023, no total foram sensibilizados cerca de 11.000 veraneantes, dos quais 2.270 crianças em colónias de férias, através de ações lúdico-pedagógicas, procurando consciencializar a geração mais jovem.

Quer conhecer todas as iniciativas de sustentabilidade do Lidl? Saiba mais aqui.