TransforMAR
TransforMAR 2022

TransforMAR: Vamos fazer reciclagem nas praias de Portugal?

Durante a época balnear 2022,  contámos uma vez mais com o projeto TransforMAR, uma parceria do Lidl com o Electrão, cujo objetivo é recolher o plástico presente nas praias de Portugal e dar-lhe uma nova vida, através da sua reutilização e reciclagem.

Esta iniciativa insere-se na nossa estratégia internacional para a redução do plástico e é mais uma forma do Lidl contribuir para a redução do plástico nos oceanos. Segundo o Parlamento Europeu, estima-se que, por ano, entrem nos oceanos 4,8 a 12,7 milhões de toneladas de plástico e que se nada for feito, em 2050 haverá mais plástico do que peixes no mar.

Contamos consigo para inverter esta tendência? Saiba mais sobre o projeto, as atividades realizadas e as praias em que estivemos presentes, este verão.

TRANFORMAR: 5 ANOS A RECOLHER E A RECICLAR MAIS DE 110 TONELADAS DE PLÁSTICO DAS PRAIAS PORTUGUESAS

Parte integrante da REset Plastic, a nossa estratégia internacional para o plástico, a quinta edição deste projeto, com o mote “TransforMAR está nas nossas mãos”, teve a ambição de ir ainda mais longe na sensibilização dos veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental.

Assim, desafiámos os banhistas das praias de Portugal a dar um destino adequado aos resíduos de plástico e metal, enquanto usufruíam do seu tempo de praia, e também sensibilizámos para os princípios da economia circular, incentivando-os não só à reutilização e reciclagem de plástico e metal, mas também a reduzir ao máximo o consumo deste tipo de materiais descartáveis.

O projeto foi desenvolvido com outros parceiros, nomeadamente a ABAE, que garantiu a qualidade e licenciamento das praias identificadas para a 5.ª edição do TransforMAR, a Marinha, que fez, em conjunto com a Polícia Marítima, a ações de limpeza e recolha de redes de pesca em alto mar e a Brigada do Mar, que realizou ações de remoção de lixo marinho em zonas de elevado potencial de contaminação dos oceanos. Contámos também com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Quercus.

Quais os objetivos da 5ª edição do TransforMAR?

Para esta 5ª edição, estabelecemos três grandes objetivos:

Promover a economia circular, através da reciclagem do plástico e metal recolhidos ou da sua reutilização e respetiva transformação.

Remover plástico e outro lixo marinho das praias, evitando que este acabe nos oceanos, pondo em causa os ecossistemas.

Sensibilizar os portugueses para a adoção de comportamentos ambientais mais sustentáveis.

Como atingimos estes objetivos?

contentores do projeto

Colocação de contentores em 20 praias de norte a sul do país para depósito de plástico e/ou metal que será, posteriormente, reciclado e transformado.

quantidades de lixo marinho

Realização de ações de remoção de grandes quantidades de lixo marinho, em zonas identificadas com elevado potencial de contaminação dos oceanos, levadas a cabo com o apoio da Brigada do Mar.

projeto transformar

Realização de atividades, com a presença das equipas do projeto TransforMAR nas praias selecionadas, durantes os fins de semana de julho e agosto.

Criação de esculturas com o plástico

Criação de esculturas com o plástico não passível de ser reciclado, pela artista plástica Soraia Domingos, para sensibilizar os portugueses para esta temática.

Economia circular: como fazemos a reciclagem do plástico recolhido?

Um dos grandes pilares do TransforMAR é a promoção dos princípios da economia circular, um modelo que evita o uso de produtos descartáveis e em que os recursos existentes no planeta são, ao máximo, partilhados, reutilizados, renovados e reciclados, de forma a reduzir o desperdício. Assim, todo o plástico e metal recolhido nas praias de Portugal identificadas pela 5ª edição do TransforMAR, terá uma nova vida, como, aliás, já aconteceu nas edições anteriores:

  • em 2018 (1ª edição), o plástico foi transformado em aparelhos de circuito de atividade física;
  • na 2ª edição, construímos mobiliário urbano, após a reciclagem do plástico;
  • nas duas edições passadas (2020 e 2021) convertemos o plástico reciclado em donativos monetários para apoiar IPSS com projetos ambientais, selecionadas pelas autarquias que acolheram o projeto.

 

E este ano, qual o destino do plástico que irá ser recolhido?

qual-destino-plastico-recolhido

Nesta 5ª edição, o plástico e resíduos recolhidos, passíveis de serem reciclados, serão transformados em têxteis fabricados em Portugal, 100% a partir de plástico reciclado, procurando continuar a sensibilizar as comunidades.

O plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados foram a matéria-prima para a construção de esculturas, pela artista plástica portuguesa Soraia Domingos. Estas obras de arte, cujo objetivo é sensibilizar a população portuguesa para o impacto da poluição (nomeadamente, para o problema do plástico nos oceanos) e para a importância da reciclagem, foram construídas em três locais: Praia das Pedras Amarelas (Vila Nova de Gaia), Praia da Nazaré (Nazaré) e Praia da Rocha (Portimão).

Onde estivemos, em 2022?

À semelhança do que aconteceu em 2021, esta edição do TransforMAR passou por 20 praias portuguesas, marítimas e fluviais. Ao longo de todo o verão, estiveram presentes contentores para reciclagem de plástico, em todas as praias, e três esculturas, nas praias selecionadas. Além disso, contámos com as nossas equipas de sensibilização nas praias, fins de semana dos meses de julho (a partir de dia 8) e agosto, nos períodos da manhã e da tarde, nas seguintes praias: 

Como podia contribuir para a reciclagem do plástico nas praias de Portugal?

Durantes os meses de julho e agosto, contámos com atividades e jogos divertidos do TransforMAR nas praias selecionadas, que contribuíram para a maior sustentabilidade do planeta. Como? Para participarem os banhistas tiveram de entregar embalagens de plástico ou metal nos contentores TransforMAR e tinham a possibilidade de ganhar uma T-shirt feita 100% de plástico reciclado, mediante o seu sucesso nos jogos e provando que eram verdadeiros especialistas em sustentabilidade e economia circular.

Quer conhecer todas as iniciativas de sustentabilidade do Lidl? Saiba mais aqui.

mais para descobrir