TransforMAR

TransforMAR: Vamos fazer reciclagem nas praias de Portugal?

Com o regresso da época balnear 2022, regressa também o projeto TransforMAR, uma parceria do Lidl com a Electrão, cujo objetivo é recolher o plástico presente nas praias de Portugal e dar-lhe uma nova vida, através da sua reutilização e reciclagem.

Esta iniciativa insere-se na nossa estratégia internacional para a redução do plástico e é mais uma forma de o Lidl contribuir para a redução do plástico nos oceanos. Segundo o Parlamento Europeu, estima-se que, por ano, entrem nos oceanos 4,8 a 12,7 milhões de toneladas de plástico e que se nada for feito, em 2050 haverá mais plástico do que peixes no mar.

Contamos consigo para inverter esta tendência? Saiba mais sobre o projeto, as atividades que vamos realizar e as praias em que vamos estar presentes, este verão.

TRANFORMAR: 5 ANOS A RECOLHER E A RECICLAR MAIS DE 110 TONELADAS DE PLÁSTICO DAS PRAIAS PORTUGUESAS

Parte integrante da REset Plastic, a nossa estratégia internacional para o plástico, a quinta edição deste projeto, com o mote “TransforMAR está nas nossas mãos”, tem a ambição de ir ainda mais longe na sensibilização dos veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental.

Assim, queremos desafiar os banhistas das praias de Portugal a dar um destino adequado aos resíduos de plástico e metal, enquanto usufruem do seu tempo de praia, e também sensibilizá-los para os princípios da economia circular, incentivando-os não só à reutilização e reciclagem de plástico e metal, mas também a reduzir ao máximo o consumo deste tipo de materiais descartáveis.

O projeto será desenvolvido com outros parceiros, nomeadamente a ABAE, que garante a qualidade e licenciamento das praias identificadas para a 5.ª edição do TransforMAR, a Marinha, que irá fazer, em conjunto com a Polícia Marítima, uma ação de limpeza e recolha de redes de pesca em alto mar e a Brigada do Mar, que realizará ações de remoção de lixo marinho em zonas de elevado potencial de contaminação dos oceanos. Contamos também com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Quercus.

Quais são os objetivos da 5ª edição do TransforMAR?

Para esta 5ª edição, estabelecemos três grandes objetivos:

Promover a economia circular, através da reciclagem do plástico e metal recolhidos ou da sua reutilização e respetiva transformação.

Remover plástico e outro lixo marinho das praias, evitando que este acabe nos oceanos, pondo em causa os ecossistemas.

Sensibilizar os portugueses para a adoção de comportamentos ambientais mais sustentáveis.

Como atingimos estes objetivos?

contentores do projeto

Colocação de contentores em 20 praias de norte a sul do país para depósito de plástico e/ou metal que será, posteriormente, reciclado e transformado.

quantidades de lixo marinho

Realização de ações de remoção de grandes quantidades de lixo marinho, em zonas identificadas com elevado potencial de contaminação dos oceanos, levadas a cabo com o apoio da Brigada do Mar.

projeto transformar

Realização de atividades, com a presença das equipas do projeto TransforMAR nas praias selecionadas, durantes os fins de semana de julho e agosto.

Criação de esculturas com o plástico

Criação de esculturas com o plástico não passível de ser reciclado, pela artista plástica Soraia Domingos, para sensibilizar os portugueses para esta temática.

Economia circular: como fazemos a reciclagem do plástico recolhido?

Um dos grandes pilares do TransforMAR é a promoção dos princípios da economia circular, um modelo que evita o uso de produtos descartáveis e em que os recursos existentes no planeta são, ao máximo, partilhados, reutilizados, renovados e reciclados, de forma a reduzir o desperdício. Assim, todo o plástico e metal recolhido nas praias de Portugal identificadas pela 5ª edição do TransforMAR, terá uma nova vida, como, aliás, já aconteceu nas edições anteriores:

  • em 2018 (1ª edição), o plástico foi transformado em aparelhos de circuito de atividade física;
  • na 2ª edição, construímos mobiliário urbano, após a reciclagem do plástico;
  • nas duas edições passadas (2020 e 2021) convertemos o plástico reciclado em donativos monetários para apoiar IPSS com projetos ambientais, selecionadas pelas autarquias que acolheram o projeto.

 

E este ano, qual o destino do plástico que irá ser recolhido?

qual-destino-plastico-recolhido

Nesta 5ª edição, o plástico e resíduos recolhidos, passíveis de serem reciclados, serão transformados em têxteis fabricados em Portugal, 100% a partir de plástico reciclado, procurando continuar a sensibilizar as comunidades.

O plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados serão a matéria-prima para a construção de esculturas, pela artista plástica portuguesa Soraia Domingos. Estas obras de arte, cujo objetivo é sensibilizar a população portuguesa para o impacto da poluição (nomeadamente, para o problema do plástico nos oceanos) e para a importância da reciclagem, serão construídas em três locais: Rotunda de Matosinhos (Matosinhos), Praia da Nazaré (Nazaré) e Praia da Rocha (Portimão).

Onde vamos estar, em 2022?

À semelhança do que aconteceu em 2021, esta edição do TransforMAR passará por 20 praias portuguesas, marítimas e fluviais. Ao longo de todo o verão, estarão presentes contentores para reciclagem de plástico, em todas as praias, e três esculturas, nas praias selecionadas. Além disso, poderá encontrar as nossas equipas nas praias, fins de semana dos meses de julho (a partir de dia 8) e agosto, nos períodos da manhã e da tarde, nas seguintes praias:

* Praia da Luz sujeita a confirmação.

Como posso contribuir para a reciclagem do plástico nas praias de Portugal?

Quer participar nas ações do TransforMAR, contribuir para a maior sustentabilidade do planeta e ainda ganhar t-shirts feitas 100% com plástico reciclado? Então, participe nas nossas ações e prove que é um verdadeiro especialista em sustentabilidade e economia circular.

Para se habilitar a ganhar uma t-shirt, terá de entregar sempre embalagens de plástico ou metal. Pode entregar o total de embalagens apresentado na tabela abaixo (ou quantidade equivalente a 20 litros) ou entregar apenas 50% da quantidade necessária (ou quantidade equivalente a 10 litros) e complementar o seu contributo com a participação numa ou em todas as restantes atividades (consulte aqui o regulamento das ações):

Entrega de embalagens

Entrega de embalagens

Entregue-nos a quantidade de garrafas de água e/ou garrafas e latas de outras bebidas conforme tabela (ou equivalente a 20 litros) ou metade desta quantidade (equivalente a 10 litros) para se habilitar a ganhar uma t-shirt.

Quizz

Quizz

Responda, em 90 segundos, a 5 questões de forma acertada sobre temas relacionados com a economia circular, a importância dos 5 R’s, plástico, entre outros.

Jogo “Acerta no plástico”

Jogo “Acerta no plástico”

Acerte em 2 garrafas que estão presentes no quadro-alvo afixado no contentor. Para isso terá 3 tentativas.

Jogo “À pesca do lixo”

Jogo “À pesca do lixo marinho”

Conhece aquele jogo em que se pescam peixinhos com um íman? Pois será isso mesmo que terá de fazer, mas à “pesca de lixo”: nós entregamos-lhe a cana de pesca e desafiamo-lo a pescar 3 garrafas em 30 segundos.

Quer conhecer todas as iniciativas de sustentabilidade do Lidl? Saiba mais aqui.

Consulte o regulamento das ativações em praia do Projeto TranforMAR aqui.

mais para descobrir