Receitas de Páscoa: a tradição e a originalidade à mesa

Já tem os ovos de chocolate a postos? É que estamos mesmo a chegar à Páscoa. No entanto, nem só de chocolate e amêndoas se faz este dia. A mais importante festividade do calendário católico é sinónimo de reunião familiar, pelo que não pode mesmo faltar uma mesa cheia de receitas de Páscoa saborosas.

E que tal oferecer algum requinte a este dia? Afinal, este ano merecemos uma celebração especial. Além de um vinho especial e de decorar a casa para a ocasião, siga as nossas sugestões originais e suculentas com os produtos da gama Deluxe, exclusiva do Lidl, garantia de qualidade gourmet ao melhor preço. Tome nota, pois de certeza que estas receitas de Páscoa vão fazer as delícias da sua família.

Sugestões de entradas

Uma mesa portuguesa pede sempre algumas entradas. Assim, que tal incluir queijos, enchidos e vários petiscos tradicionais, mas com um toque diferente?

Enchidos Lidl

Queijo e enchidos

Este ano, não pode faltar uma tábua de porco preto alentejano, considerado único no mundo, criado em liberdade e com alimentação natural. Mas junte um sabor novo como uma bresaola, isto é, bifes de novilho cortados de forma fina e secos ao ar, com selo IGP (indicação geográfica protegida)

Outra ideia será juntar vários destes ingredientes numa salada colorida, numa bruschetta ou num carpaccio de tomate. Tenha como base as nossas sugestões e substitua ou acrescente a gosto, criando assim as suas próprias receitas de Páscoa.

Bola de Carne

Salgados com um toque original

É inegável o nosso amor por salgados. Contudo, em vez de optar pelo que já conhece, surpreenda o seu paladar com uma gostosa bola de carne, um dos mais tradicionais e antigos petiscos, que remete ao tempo de D. Afonso Henriques.

Receitas de Páscoa inovadoras para o almoço

Muitos portugueses, sejam ou não religiosos, mantêm o hábito de não comer carne na Sexta-Feira Santa. No entanto, no almoço de Páscoa, a tradição é o cabrito. Por isso, reunimos receitas de Páscoa com produtos do mar e da terra para todas as refeições.

Alheira de Javali

O sabor único do javali

A carne de caça tem sempre um sabor muito característico, forte e saboroso. É certamente um dos motivos que torna as alheiras de caça tão populares. Então, e se cozinhasse alheira de javali? Um paladar único e um prato fácil, que pode acompanhar com arroz branco, batata frita ou uma salada de espinafres.

Sobremesa de Páscoa

O Domingo de Páscoa marca também o dia dos doces pascais por excelência. Neste ano, opte pela originalidade. Por exemplo, dê uma reviravolta à receita do folar da Páscoa, confecionando minifolares com recheio de avelã ou faça em casa amêndoas caramelizadas. Ou ainda melhor: descanse da cozinha e aposte nestes doces já preparados que temos para si. Ainda vão saber melhor!

Folar da Páscoa

O folar é certamente o rei da Páscoa. E o tradicional folar da Páscoa com ovo não pode faltar na mesa. Aliás, pode aproveitar ideias das entradas e acompanhá-lo com mel de acácia com favo. Caso seja apreciador de gila e prefira uma versão diferente, mantendo o espírito de Páscoa original, o folar de gila vai deixá-lo encantado.

Pão de Ló Humido

Pão de Ló Húmido

Por mais inovadores que sejamos, temos de admitir que o dia não estaria completo sem este bolo de Páscoa tão típico à mesa. Também da marca gourmet Deluxe, o pão de ló húmido é então o toque final que esta festividade pede. Perfeito para acompanhar com o café, com um chá ou sozinho, quase que se desfaz na boca.

 

Com estas receitas de Páscoa, este dia será certamente um sucesso e marcará pela diferença, sem fugir à tradição. Depois, só resta aproveitar estes dias com a família. 

Boa Páscoa!

Mais para descobrir