Receitas de Páscoa: a tradição e a originalidade à mesa

O início de abril e da primavera traz-nos um dos feriados mais esperados: a Páscoa. Não só é a festividade mais importante do calendário católico, como também é a altura em que as crianças ficam ansiosas para receberem ovos de chocolate e em que presenteamos os nossos afilhados e padrinhos. Embora este ano possa ser atípico, há algo que não pode mesmo faltar nesta celebração: as receitas de Páscoa, respeitando sempre as tradições e os hábitos. Conheça as nossas sugestões.

Receitas para Sexta-Feira Santa

Muitos portugueses, sejam ou não religiosos, mantêm o hábito de não comer carne na Sexta-Feira Santa. Por isso, neste dia os alimentos que proveem do mar devem ser os reis das receitas de Páscoa.

Vídeo da Páscoa: Mariscada

Um toque de requinte com uma mariscada

E que tal começar este feriado com um prato diferente? Por exemplo, com um empadão folhado de marisco e batata-doce que vai fazer as delícias de todos lá em casa.

Com a mariscada da marca exclusiva Deluxe – garantia de um produto gourmet a um preço acessível –, é um prato tão saboroso quanto requintado.

Outra ideia é fazer uma mariscada simples, cozida ou ao vapor, como entrada. Acompanhe com uma irresistível broa de milho caseira, pão torrado e manteiga.

As inconfundíveis bochechas de pescada do Chile

As inconfundíveis bochechas de pescada do Chile

Se for um pouco mais tradicional e preferir o peixe, temos outra sugestão vinda do mar – ou melhor, do alto mar! As bochechas de pescada do Chile são pescadas e congeladas  em alto mar com toda a qualidade e frescura. Sem espinhas e com uma textura inconfundível, irá certamente inspirar pratos apetitosos. Sugerimos três:

MSC Lidl

Além de saborosos e de qualidade, estes dois produtos exclusivos do Lidl não descuram a sustentabilidade.

Assim, tanto a mariscada como as bochechas de pescada do Chile têm o selo Marine Stewardship Council (MSC), o que significa que estes alimentos cumprem escrupulosamente os rigorosos Padrões MSC de pesca sustentável.

Porque nos preocupamos com a qualidade do produto, mas também com o bem-estar do ambiente.

Domingo de Páscoa

O Domingo de Páscoa marca o fim da Quaresma. Tradicionalmente, come-se cordeiro ou cabrito, mas existem opções e receitas de Páscoa para todos os gostos. Ora espreite as nossas ideias:

O sabor único do porco alentejano

O sabor único do porco alentejano

O que lhe parece se começarmos pela entrada?

Com a paleta de porco alentejano do Lidl, o sucesso está garantido, em receitas de Páscoa mais simples ou elaboradas. Afinal, o porco alentejano – considerado único no mundo, com selo DOP, criado em liberdade e com alimentação natural – tem uma carne tão suculenta e saborosa que vai dar um toque especial a todos os pratos.

O tradicional e delicioso cabrito

O tradicional e delicioso cabrito

Os quartos de cabrito embalados são também um produto da marca Deluxe, por isso já sabe o que quer dizer: preço acessível, carne premium, qualidade e segurança garantidas.

É certamente o ingrediente perfeito para manter a tradição neste feriado.

Sobremesa de Páscoa

Minifolares com recheio de avelã

O Domingo de Páscoa marca também o dia dos doces pascais por excelência.

Neste ano diferente, opte pela originalidade. Por exemplo, dê uma reviravolta à receita do folar da Páscoa, confecionando minifolares com recheio de avelã.

Ou melhor: descanse da cozinha e aposte nestes doces já preparados que temos para si. Ainda vão saber melhor!

A originalidade da delícia com creme e canela

A originalidade da delícia com creme e canela

Se não conhece, está na hora de o provar. Com massa brioche e uma combinação de chila e frutos secos, esta delícia com creme e canela está certamente à altura do seu nome.

Único, saboroso e diferente, é feito com ovos de galinha de solo e tem o selo de qualidade exclusiva da marca Deluxe.

Vídeo da Páscoa: Pão de Ló

O rei da Páscoa: pão de ló húmido

Por mais inovadores que sejamos, temos de admitir que o dia não estaria completo sem este bolo de Páscoa tão típico à mesa. Também da marca gourmet Deluxe, o pão de ló húmido é então o toque final que esta festividade pede. Perfeito para acompanhar com o café, com um chá ou sozinho, quase que se desfaz na boca.

Sugeríamos guardar para o lanche, mas o provável é que não sobre nada!

Com estas receitas de Páscoa, este dia será certamente um sucesso e marcará pela diferença, sem fugir à tradição. Depois, só resta aproveitar o fim de domingo da forma que mais gostar para tornar o dia ainda mais especial.

Feliz Páscoa!

Mais para descobrir