Ideias para uma festa de passagem de ano económica e inesquecível

A noite em que nos despedimos de um ano e damos as boas-vindas ao seguinte deve ser assinalada de uma forma especial… Afinal, a passagem de ano representa simbolicamente o momento em que, ao pedir os 12 desejos, ambicionamos que o melhor do ano anterior seja o pior do ano novo.

Pressupondo que, no momento de planear a festa de passagem de ano já tem bem definidas as suas resoluções de ano novo, é hora de começar a pensar em como é que vai dar as boas-vindas ao novo ano da melhor forma. Por isso, para o ajudar com os planos, deixamos-lhe algumas ideias que vão desde o jantar à decoração, passando pelas atividades e não esquecendo as tradições.

Como decorar a sua casa e a mesa para a noite de fim de ano?

Fim de ano pede casa cheia para festejar e é claro que não vai querer receber os seus amigos e/ou familiares sem vestir a sua casa e a sua mesa a rigor para o efeito. O primeiro segredo para que a decoração grite passagem de ano está na escolha das cores: dourado, prateado, branco e preto são os clássicos para esta noite.

Agora, aqui ficam algumas ideias de apontamentos para as usar:

Coloque uma grinalda de ano novo na porta de entrada. Assim, os seus convidados começarão logo a sentir o espírito de festa quando tocarem à campainha.

Decore alguns cantos da sala com balões (por exemplo, junto à mesa, ao sofá e/ou ao local onde vai servir as bebidas).

Ponha uma toalha lisa na mesa e espalhe algumas fitas de árvore de Natal em prateado ou dourado no centro. Mas atenção: não decore a mesa exageradamente, pois não será prático na hora da refeição.

Ofereça um chapéu de festa a cada um dos seus convidados. Para tal, disponha os chapéus sobre os pratos, em cada lugar da mesa.

Use um carrinho de chá como bar. Além dos copos de espumante, decore-o com luzes de natal e alguns confetis.

Escolha uma parede para decorar com fitas e/ou grinaldas. As primeiras fotos do novo ano ficarão espetaculares tiradas aí.

O que servir no jantar de passagem de ano?

De que adianta ter a casa e a mesa tão bonitas se não caprichar no jantar? De facto, a noite de passagem de ano pede um jantar com um certo glamour, por isso, aqui ficam algumas ideias.

Entradas e aperitivos

entradas-e-aperitivos

Nesta noite especial, invista na primeira parte da refeição, pois as entradas e os aperitivos são uma excelente forma de dar início à sua festa. Uma vez que terá de esperar pela meia-noite, ao caprichar nas entradas poderá servir o prato principal um pouco mais tarde do que o habitual e ir petiscando com os seus convidados, enquanto conversam.

Para não ter tanto trabalho, aposte nalguns produtos Deluxe, uma escolha acertada para surpreender os convidados com opções gastronómicas de alta qualidade sem gastar muito dinheiro. Patês e mousses, mini aperitivos, queijos e enchidos são ótimas opções para dar início ao jantar de passagem de ano. Não se esqueça também de incluir alguns frutos secos.

Se preferir, pode ainda juntar à mesa algumas entradas feitas por si.

Capriche nas bebidas

capriche-nas-bebidas

Noite de réveillon que é noite de réveillon pede brindes…e brindes pedem as bebidas certas.

Se, à meia-noite, não pode faltar o espumante (incluindo o Solevita Blub Blub - sem álcool, claro - para as crianças), o resto da noite é também tempo de celebrar. Além do vinho à refeição, o gin tónico e outros cocktails não cairão mal numa festa de passagem de ano que se pretende inesquecível.

Atividades originais para um réveillon divertido e inesquecível

Terminou de jantar, mas ainda não é meia-noite. O que fazer?

Sugerimos-lhe, de seguida, algumas formas divertidas de celebrar a passagem de ano.

faca-uma-festa-tematica

Faça uma festa temática

Se vai fazer uma festa de passagem de ano em casa, uma excelente maneira de terminar um ano e começar outro de uma forma original é escolher um tema para a sua noite e comunicá-lo aos seus convidados.

Que tal, por exemplo, fazer uma festa dedicada à década em que nasceu, onde todos estão vestidos a rigor e a música está a condizer? Uma passagem de ano histórica, celebrando, por exemplo, os loucos anos ‘20,  também pode ser uma ideia… E uma festa digna de Hollywood, em que cada um recria a sua personagem favorita do cinema? O limite é a imaginação.

jogos-e-musica

Jogos e música: a combinação perfeita para uma noite de fim de ano memorável

Bem, se estamos a falar de uma festa, é óbvio que a música deve começar a tocar ainda antes de os convidados chegarem. Comece por escolher uma playlist mais calma, para que possam socializar enquanto jantam e, no fim do jantar, declare a pista de dança aberta! Se aceitar a nossa sugestão de fazer uma festa temática, a música deve ser adequada ao tema.

Outra excelente forma para tornar esta noite mais divertida é planear alguns jogos, sejam jogos de tabuleiro (quem será o mais batoteiro?) ou jogos de equipa.

nao-se-esqueca-de-assegurar-a-diversao-das-criancas

Não se esqueça de assegurar a diversão das crianças

Quando há crianças entre os convidados de uma festa de passagem de ano pensada para adultos, esta pode ser uma noite bem aborrecida para elas. Por isso, a nossa sugestão é que prepare uma divisão para receber a festa das crianças, com doces à disposição, jogos, música e até, se possível, uma bola de espelhos. Os mais novos vão adorar ir à discoteca na noite de passagem de ano!

Quando for quase meia-noite, se ainda estiverem acordadas, chame as crianças para fazerem a contagem decrescente e sirva-lhes uma flute de Solevita Blub Blub para que participem a rigor no brinde ao novo ano.

Tradições de passagem de ano: vai segui-las ou reinventá-las?

A meia-noite chegou! O que costuma fazer neste momento? Comer 12 passas, partir um prato, beijar alguém que ama, subir para uma cadeira só com o pé direito, abrir as janelas, cantar uma canção são algumas das muitas tradições de ano novo à volta do mundo. A decisão de as seguir ou reinventar é sua. Afinal, ano novo, vida nova!

MAIS PARA DESCOBRIR