Ideias para criar fatos de carnaval reciclados e originais

O Carnaval está a chegar, por isso, prepare os disfarces, as gargalhadas e a imaginação. Esta é uma das alturas favoritas das crianças e, embora seja necessário ter alguns cuidados para nos mantermos seguros, não devemos deixar de a celebrar. Afinal, é uma excelente desculpa para viver mais a alegria, como todos precisamos. Além disso, podemos tornar esta época mais sustentável, juntando roupas antigas, material reciclado e criatividade para criar fatos de carnaval reciclados e originais. Nós ajudamos.

Maquilhagem Lidl

Se tem máscaras dos outros anos, seja de Carnaval ou de Halloween, pode aproveitá-las e dar-lhes um toque diferente. Por exemplo:

  • Com tinta branca, é muito fácil transformar um ninja ou um vampiro num esqueleto!
  • Todas as bailarinas podem ser princesas, unicórnios ou até piratas. Afinal, o segredo está nos acessórios.
  • Basta um pau colorido e um chapéu de cartão para qualquer máscara esconder uma poderosa feiticeira!
  • E um lenço na cabeça e um fato rasgado também torna qualquer disfarce num corajoso pirata.

Além disso, pode sempre pegar em roupas do dia a dia e em maquilhagem para imaginar novos disfarces. Se calhar não sabia, mas o seu armário guarda potenciais fantasmas, hippies, gatos, borboletas e ladrões.

Caso procure fatos de carnaval reciclados e insólitos, misture várias roupas e máscaras. Uma princesa pirata, um esqueleto com capa de super-herói ou um hippie feiticeiro seguem perfeitamente a única lei do Carnaval: ser criativo e divertir-se!

Ser sustentável e criativo com fatos de carnaval reciclados

Por outro lado, se gostar de trabalhos manuais, sugerimos fazer um disfarce original e sustentável. De certeza que em casa não faltam tecidos e embalagens de cartão ou de plástico, ou seja, materiais ótimos para fatos de carnaval reciclados. Damos algumas ideias:

Disfarces completos Lidl

Disfarces completos

  • Para as crianças descobrirem o mundo, nada como um fato de explorador à medidaComo? Pois bem, para o colete, recorte braços, pescoço e abertura em frente num saco de papel. Cole envelopes para fazer as vezes de bolsos e junte uns binóculos feitos com o cartão do rolo do papel higiénico e fita
     
  • Também se pode tornar uma joaninha, um dragão ou uma tartaruga, por exemplo. Como? Com uma caixa de cartão grande e cartolinas ou tintas, tudo é possível: asas, carapaça ou o que conseguir imaginar. Depois, faça uma máscara só de cara para complementar o look.
Máscara Lidl

Máscaras para a cara

  • Transforme-se no seu animal favorito com uma máscara simples para a cara. Como? Coloque em frente à cara uma tampa de uma caixa dos ovos, na horizontal, para saber onde deve recortar dois buracos para os olhos e um para o nariz. Depois, pinte e faça as orelhas, as riscas e os bigodes com cartão, papel, tecido ou o resto da caixa dos ovos. Prenda com elástico ou fita.
máscara estilo veneziana

 

  • Uma alternativa será fazer um antifaz com canudo, ou seja, uma máscara estilo veneziana. Como? Recorte o formato que quer numa cartolina ou num cartão, faça dois buracos para os olhos e dê asas à criatividade. Pode pintar, decorar com tecidos, brilhantes, penas, papéis, fazer um bigode ou um chapéu… vale tudo. No fim, coloque num dos lados uma palhinha ou um pau de madeira para segurar na máscara.
Pormenores reciclados

Pormenores reciclados

  • Abram alas para rainha de copas e para o mágico das cartasComo? Escolha disfarces antigos ou roupas vermelhas, brancas e pretas que tenha no armário. Afinal, o importante são os pormenores. Pegue no baralho de cartas e deixe a imaginação voar: um leque ou uma varinha de mágico feitos com paus e com cartas, uma carta-laço para decorar o pescoço ou o pulso, ou uma gola feita com o baralho.
     
  • Prepare as crianças para verem o espaço, porque hoje vão ganhar um fogueteComo? Uma roupa cinzenta ou de outra cor neutra será a base. De seguida, cole duas tiras de tecido num quadrado de cartão, a fazerem de alças. Pinte de cinzento (pode também forrar com jornais ou papel) duas garrafas de plástico grandes e cole-as do outro lado do cartão, viradas do avesso. Inclua um tecido ou papel vermelho na boca das garrafas para simular fogo. É só vestir como se fosse uma mochila e ir ao infinito e mais além!

Aproveite, aliás, para tornar esta uma atividade familiar e criarem juntos fatos de carnaval reciclados para todos. Peça conselhos e deixe as crianças participarem em todas as decisões. Além disso, pode decorar a casa com papéis, pinturas, desenhos e roupa colorida, e ainda fazer uma ementa especial. Afinal, esta época alegre é para viver em grande e com tudo a que tem direito!

Mais para descobrir