Ideias para criar fatos de carnaval reciclados e originais

Máscaras, serpentinas, confetti. É verdade, uma das alturas favoritas das crianças (e não só!) está mesmo à porta. Embora o contexto de pandemia não permita viver o Carnaval como noutros anos, podemos celebrar este dia na mesma, em confinamento e na segurança das nossas casas.

 

Por isso, junte roupas, material reciclado e imaginação e prepare-se para criar fatos de carnaval reciclados e originais para animar as crianças

Reaproveitar disfarces de Carnaval antigos

Fatos de Carnaval Reciclados e Originais

Se tem máscaras dos outros anos, seja de Carnaval ou de Halloween, pode aproveitá-las e dar-lhes um toque diferente.

Por exemplo:

  • Basta uma varinha mágica e um chapéu para uma princesa se transformar numa feiticeira!
  • O seu marinheiro tem um lenço na cabeça e o fato rasgado? Tarde demais: é agora um pirata!
  • Todas as bailarinas podem ser fadas, para isso só precisamos de dar-lhes asas (de cartão!).
  • E quem sabe se o seu ninja afinal não era um vampiro em segredo?
atos carnaval lidl maquilhagem

Além disso, pode sempre pegar em roupas do dia a dia e em maquilhagem para imaginar novos disfarces. Uma roupa de hippie, um fantasma, uma toga romana ou um fato de ladrão são apenas algumas sugestões.

 

Outra ideia para conseguir fatos de carnaval reciclados e insólitos é misturar várias roupas e máscaras: quem diz que não existe um polícia palhaço, um fantasma cowboy ou um tigre super-herói? Ninguém, porque a única lei do Carnaval é ser criativo e divertir-se!

atos carnaval lidl maquilhagem

Fazer Fatos de Carnaval Reciclados

No entanto, se gostar de trabalhos manuais, sugerimos fazer um disfarce original e sustentável. De certeza que em casa não faltam tecidos e embalagens de cartão ou de plástico, ou seja, materiais ótimos para fatos de carnaval reciclados. Damos algumas ideias:

Fato Caixa de Cartão

Disfarces Completos

Explorador: para as crianças explorarem melhor o lar, nada como um fato à medida. Pois bem, com alguns recortes (braços, pescoço e abertura em frente), consegue transformar um saco de papel num colete. Decore com envelopes que façam as vezes de bolsos e junte uns binóculos feitos com o cartão do rolo do papel higiénico e fita.

Quem é que não gosta de legos? Pois bem, este ano cada membro da família pode ser uma peça. 

 

Download aqui
Carnaval em casa

Para isso, basta colar quatro ou seis bases de garrafas de plástico paralelamente numa caixa grande de cartão (quadrada ou retangular) e pintar das suas cores favoritas. Use essa caixa como camisola, por cima de uma roupa da mesma cor.

Também se pode tornar uma joaninha, um dragão ou uma tartaruga por um dia, por exemplo. Com uma caixa de cartão grande e cartolinas ou tintas, tudo é possível: asas, carapaça ou o que conseguir imaginar. Depois, faça uma máscara só de cara para complementar o look.

Carnaval em casa
Máscaras para a Cara

Máscaras para a cara

Mesmo que não faça um fato elaborado, pode transformar-se no seu animal favorito com uma máscara simples para a cara. Com a tampa de uma caixa dos ovos, na horizontal, tire medidas para saber onde deve recortar dois buracos para os olhos e um para o nariz. Depois, pinte e faça os pormenores (orelhas, pintas, bigodes, etc.) com cartão, papel, tecido ou o resto da caixa dos ovos. Prenda com elástico ou fita.

 

 

Download aqui
fatos carnaval lidl mascaraveneziana

Se gostarem de desenhar, podem aproveitar essa habilidade. Façam-no num papel, pintem e coloquem em cima de um cartão, para recortar. Podem, de seguida, decorar com tecidos, perucas, bandoletes, lenços, cordas ou flores de papel. Ideias não faltam: um pássaro, um tigre ou uma personagem de animação. Obrigatório complementar com uma roupa divertida, claro.

Uma alternativa será também fazer um antifaz com canudo, ou seja, uma máscara estilo veneziana. Nada mais fácil: recorte numa cartolina ou num cartão o formato que quer, faça dois buracos para os olhos e depois dê asas à criatividade. Pode pintar, decorar com tecidos, brilhantes, penas, papéis… vale tudo. Só falta colocar num dos lados uma palhinha, um canudo de plástico ou um pau de madeira para segurar na máscara. E que tal fazer também um bigode ou um chapéu?

fatos carnaval lidl mascaraveneziana

Aproveite, aliás, para tornar esta uma atividade familiar e criarem juntos fatos de carnaval reciclados para todos. Peça conselhos e deixe as crianças participarem em todas as decisões. Além disso, pode decorar a casa com papéis, pinturas, desenhos e roupa colorida, e ainda fazer uma ementa especial. Prometemos que irá saber muito bem trazer um pouco de alegria e animação ao lar.

Mais para descobrir