
TransforMAR: Vamos fazer reciclagem nas praias de Portugal?
Com o regresso da época balnear 2023, regressa também o projeto TransforMAR, uma parceria do Lidl com o Electrão, cujo objetivo é recolher o plástico presente nas praias de Portugal e dar-lhe uma nova vida, através da sua reutilização e reciclagem.
Esta iniciativa insere-se na nossa estratégia internacional para a redução do plástico e é mais uma forma de o Lidl contribuir para a redução do plástico nos oceanos. Segundo o Parlamento Europeu, estima-se que, por ano, entrem nos oceanos 4,8 a 12,7 milhões de toneladas de plástico. Se nada for feito, em 2050 haverá mais plástico do que peixes no mar.
Contamos consigo para inverter esta tendência? Saiba mais sobre o projeto, as atividades que vamos realizar e as praias em que vamos estar presentes, este verão.

Transformar: 6 anos a recolher e a reciclar mais de 180 toneladas de plástico das praias portuguesas
Parte integrante da REset Plastic, a nossa estratégia internacional para o plástico, a sexta edição deste projeto, com o mote “TransforMAR está nas nossas mãos”, tem a ambição de ir ainda mais longe na sensibilização dos veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental.
Assim, queremos desafiar os banhistas das praias de Portugal a dar um destino adequado aos resíduos de plástico e metal, enquanto usufruem do seu tempo de praia, e também sensibilizá-los para os princípios da economia circular, incentivando-os não só à reutilização e reciclagem de plástico e metal, mas também a reduzir ao máximo o consumo deste tipo de materiais descartáveis.
Este ano vamos juntar dois universos sustentáveis, o projeto TransforMAR e o projeto Turma Imbatível, que tem vindo a impactar escolas portuguesas com o objetivo de incutir hábitos de alimentação saudáveis e sustentáveis às crianças do pré-escolar e do 1.º Ciclo. Assim, iremos trazer para a praia uma das personagens da Turma Imbatível, a Tartaruga Tuga, que será a principal embaixadora desta sexta edição do TransforMAR, pois estará presente nos momentos das ativações em praia, para sensibilizar as crianças para a importância da proteção dos oceanos e das praias, da reciclagem e dos benefícios da economia circular.
O projeto será desenvolvido com outros parceiros, nomeadamente a ABAE, que garante a qualidade e licenciamento das praias identificadas para a 6.ª edição do TransforMAR, a Marinha, que irá promover, em conjunto com a Polícia Marítima, ações de limpeza e recolha de redes de pesca em alto mar e a Brigada do Mar, que realizará ações de remoção de lixo marinho em zonas de elevado potencial de contaminação dos oceanos. Contamos também com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Quercus.
Quais são os objetivos da 6ª edição do TransforMAR?
Economia Circular
Promover a economia circular, através da reciclagem do plástico recolhido ou da sua reutilização e respetiva transformação.
Remover os plásticos das praias
evitando que este acabe nos oceanos, pondo em causa os ecossistemas.
Sensibilizar
Sensibilizar os portugueses para a adoção de comportamentos ambientais mais sustentáveis.
Como atingimos estes objetivos?
Colocação de contentores
Colocação de contentores do projeto em 20 praias portuguesas. Nestes contentores, os banhistas poderão depositar plástico e metal para que entrem no circuito de reciclagem dos municípios.
Ações de remoção de lixo marinho
Realização de ações de remoção de grandes quantidades de lixo marinho, em zonas identificadas com elevado potencial de contaminação dos oceanos, levadas a cabo com o apoio da Brigada do Mar.
Atividades nas praias
Realização de atividades, com a presença de equipas TransforMAR nas praias: (entre 11 e 27 de julho em 10 praias), para crianças em colónias de férias; (em meados de julho e em agosto), duas iniciativas para famílias por dia, em praias diferentes.
Remoção de redes de pesca
Realização de ações de remoção de redes de pesca em alto mar pela Marinha Portuguesa e Polícia Marítima e transformação das redes em sacos de fibras recicladas. O valor da venda dos sacos de fibras recicladas irá apoiar a Marinha na preservação do habitat marinho.

Economia Circular: como fazemos a reciclagem do plástico recolhido?
Um dos grandes pilares do TransforMAR é a promoção dos princípios da economia circular, um modelo que evita o uso de produtos descartáveis e em que os recursos existentes no planeta são, ao máximo, partilhados, reutilizados, renovados e reciclados, de forma a reduzir o desperdício. Assim, todo o plástico e metal recolhido nas praias de Portugal integrantes da 6.ª edição do TransforMAR terá uma nova vida, como, aliás, já aconteceu nas edições anteriores:
- em 2018 (1ª edição), o plástico foi transformado em aparelhos de circuito de atividade física;
- na 2ª edição, construímos mobiliário urbano, após a reciclagem do plástico;
- nas edições de 2020 e 2021, convertemos o plástico reciclado em donativos monetários para apoiar IPSS com projetos ambientais, selecionadas pelas autarquias que acolheram o projeto;
- na 5ª edição, transformámos os plásticos e resíduos recolhidos recicláveis em têxteis fabricados em Portugal, e os plásticos e resíduos não recicláveis foram usados na construção de três esculturas pela artista plástica Soraia Domingos.
E este ano, qual o destino dos resíduos que irão ser recolhidos?
Nesta 6ª edição, as redes de pesca, recolhidas em alto mar pela Marinha e pelas Autoridades Marítimas, serão transformadas em sacos de fibras recicladas.
As redes de pesca deixadas na água destroem os habitats e espécies marinhas e ameaçam também a saúde humana. Anualmente, em Portugal, a Marinha e as Autoridades Marítimas removem cerca de 6 toneladas de redes de pesca do oceano.
Sendo a promoção dos princípios da economia circular um dos pilares do projeto, as redes recolhidas nestas operações serão transformadas em sacos de fibras recicladas, cujo valor de venda continuará a apoiar a atividade da Marinha na preservação do habitat marinho.
Já os resíduos plásticos e metal recolhidos nos 20 depósitos em praia serão entregues aos municípios para que entrem no circuito de reciclagem.

Onde vamos estar, em 2023?
À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, esta edição do TransforMAR passará por 20 praias portuguesas, marítimas e fluviais. Em julho e agosto teremos contentores para reciclagem de plástico, em todas as praias, e contaremos novamente com as nossas equipas de sensibilização nas praias, entre 22 de julho e 27 de agosto, nos períodos da manhã e da tarde, em algumas praias.
Consulte aqui o mapa de praias onde poderá participar nas iniciativas do TransforMAR:

Como posso contribuir para a reciclagem do plástico nas praias de Portugal?
Durantes os meses de julho e agosto, contaremos com atividades e jogos divertidos do TransforMAR nas praias selecionadas, que irão contribuir para a maior sustentabilidade do planeta. Como?
Para participar, terá de entregar embalagens de plástico ou metal nos contentores TransforMAR e, assim, habilitar-se a ganhar um protetor solar Cien Sun, mediante o seu sucesso nos jogos, provando que é um verdadeiro especialista em sustentabilidade e economia circular.