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App My Lidl World | Proteção de Dados

Informações sobre proteção de dados da App My Lidl World

Agradecemos-te por utilizares a app My Lidl World (doravante designada como "a app").


A utilização da app requer uma idade mínima de 16 anos.


Estas informações sobre proteção de dados destinam-se a informar-te sobre como tratamos os teus dados quando usas a nossa app.


1. Responsável e encarregado da proteção de dados

O responsável pelo tratamento de dados pessoais no âmbito da app é a Lidl Stiftung & Co. KG, Stiftsbergstraße 1, 74167 Neckarsulm (aqui designada como "Lidl", "nós" ou "nos"), que trata os dados para o funcionamento da app e os transmite para outras sociedades do grupo Lidl.


O grupo Lidl também engloba diversas sociedades nacionais e regionais, aqui listadas detalhadamente, bem como a Lidl Digital International GmbH & Co. KG (aqui designadas como "sociedades Lidl"). A lista contém apenas a composição atual das sociedades Lidl. A composição das sociedades Lidl pode alterar-se futuramente (p. ex., podem ser acrescentadas novas sociedades Lidl).


Quando uma sociedade Lidl recolhe os dados da app para te informar sobre ofertas e campanhas, esta atua sob sua própria responsabilidade.


Podes entrar em contacto com o encarregado da proteção de dados do Lidl através de: datenschutz@lidl.com.



2. Tratamento de dados de utilização durante a utilização da app

O tratamento de certos dados é necessário para disponibilizar as diversas funções da app. O fundamento jurídico para este tratamento de dados é o art. 6.º, n.º 1, alínea b do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). Neste sentido, estão em causa os seguintes tipos de tratamento:


a) Apresentação de conteúdos no teu dispositivo

Tratamos os chamados dados de protocolo aqui listados para podermos apresentar a app no teu dispositivo:


o tipo de equipamento terminal móvel no qual iniciaste a nossa app;

o endereço IP;

a data e a hora de acesso;

o pedido do cliente;

o código de resposta http;

a quantidade de dados transmitidos;

a versão da app utilizada.

Estes dados são automaticamente apagados após 14 dias.


b) Prevenção de fraude com o leitor de códigos de barras"

Utilizamos a localização registada pelo teu dispositivo enquanto utilizas o "leitor de códigos de barras" para assegurar que os produtos lidos são, de facto, digitalizados num estabelecimento Lidl. Assim, comparamos automaticamente se os dados de localização do dispositivo durante a digitalização correspondem à localização de uma das nossas filiais.


Desta forma, podemos excluir a possibilidade de jogadores individuais agirem de forma enganosa e, por exemplo, digitalizarem produtos fora de um estabelecimento Lidl, protegendo os nossos verdadeiros jogadores.


Os dados de localização serão anonimizados assim que parares de utilizar o "leitor de códigos de barras".


c) Ranking de filiais

Com base em dados de localização conseguimos determinar a frequência com que o "leitor de códigos de barras" foi utilizado em cada estabelecimento e daí concluir quão populares são os estabelecimentos Lidl individuais em Portugal. Para o efeito, utilizamos os dados de localização transmitidos durante a utilização do "leitor de códigos de barras", bem como outros dados de localização teus, caso nos tenhas permitido o tratamento dos mesmos.


A partir destes dados, elaboramos um ranking das três filiais mais populares do país e apresentamo-lo na app.


d) Ranking de jogadores

Os pontos, dinheiro e outros recursos obtidos por cada jogador são utilizados para elaborar o ranking de jogadores e apresentá-lo na app.


e) Login

Podes criar uma conta de jogador do My Lidl World (doravante simplesmente designada como "a conta") e iniciar sessão posteriormente para guardar online a tua pontuação. Para fins desta conta, o teu endereço de e-mail, a tua palavra-passe sob forma anónima e as tuas pontuações serão tratados e guardados por nós ou por prestadores de serviços por nós contratados, para te permitir continuar a jogar também noutros dispositivos, se iniciares sessão na tua conta.


A oferta online do Lidl é alargada periodicamente. Futuramente, também poderás utilizar a tua conta para acederes a e utilizares outras ofertas do Lidl, se o desejares (o chamado "Single Sign-On", abreviado para "SSO").


Podes apagar a tua conta, a qualquer momento, nas definições da app. Caso apagues a conta, podem decorrer até 72 horas até os dados serem totalmente apagados dos nossos sistemas.



3. Acesso a funções, sensores e dados de localização do teu dispositivo

Através das interfaces do teu dispositivo, acedemos às respetivas funções ou sensores seguintes:


Câmara


Apenas obtemos acesso à câmara do teu dispositivo com o teu consentimento explícito, de acordo com o art. 6.º, n.º 1, alínea a do RGPD, através da caixa de diálogo "Autorizar permissão". A câmara do teu dispositivo é utilizada para a digitalização de códigos de barras de produtos no âmbito da app. Ao digitalizar produtos reais nas filiais, podem ser desbloqueadas vantagens adicionais na app.


O consentimento é voluntário e podes retirá-lo a qualquer momento.


Internet


A app acede a conteúdos, como textos e imagens, da Internet para determinadas funções do jogo. Por exemplo, no "leitor de códigos de barras" são extraídas imagens da Internet para os produtos a digitalizar, para ser possível apresentá-los.


Os dados apenas são tratados enquanto jogas o jogo. Depois, os dados não serão mais guardados.


Dados de localização


Apenas com o teu consentimento explícito, de acordo com o art.º 6., n.º 1, alínea a do RGPD, tratamos os teus dados de localização ainda para determinar quantos dos nossos jogadores são também visitantes de filiais, podendo determinar mais precisamente com que frequência uma filial é visitada por diferentes jogadores. Isto melhora a precisão do ranking das filiais, como acima descrito.


Além disso, utilizamos os teus dados de localização para te apresentarmos informações regionais e publicidade relativas aos nossos produtos e serviços, dentro e fora do âmbito da app, p. ex., para te apresentar na app o folheto Lidl válido no teu local de residência. No entanto, também fazemos isto apenas com o teu consentimento explícito, de acordo com o art. 6.º, n.º 1, alínea a do RGPD. Podes encontrar mais informações sobre a personalização da publicidade abaixo (secção 5).


O consentimento é voluntário e podes retirá-lo a qualquer momento através das definições na app.



4. Análise da utilização para melhorar a app

Para podermos melhorar as funções da nossa app e, consequentemente, toda a experiência de jogo, analisamos como a app é utilizada por ti e pelos outros jogadores.


Tratamos estes dados com base no art. 6.º, n.º 1, alínea f do RGPD. Esta disposição permite-nos tratar dados para efeito dos nossos interesses legítimos, desde que os teus interesses e os interesses dos outros utilizadores não prevaleçam sobre eles. O nosso interesse legítimo assenta aqui na configuração personalizada da app.


a) Análise geral da utilização

Podemos recolher diretamente alguns dados quando a app é utilizada. Isto inclui, por exemplo, a frequência com que um determinado ecrã de introdução é apresentado, um certo tutorial é visualizado, determinados separadores de informação são consultados e certas missões são concluídas, quanto tempo é necessário para serem atingidos determinados níveis de mercado, quantas vezes são atingidas certas conquistas e se muda para uma tarefa, ou com que frequência uma decoração é aplicada e em que nível de mercado.


Utilizamos estas informações para análises estatísticas, a fim de compreender como a app é utilizada. Assim, podemos verificar se o jogo funciona da forma pretendida por nós e, em caso negativo, ajustar o jogo. Podemos, por exemplo, determinar se uma missão ou um nível de mercado é demasiado difícil e ajustar devidamente o grau de dificuldade. Podemos também determinar que funções da app são utilizadas com particular frequência e, assim, colocar as funções mais populares em primeiro plano ou melhorar outras funções.


b) Google Analytics/Google Firebase

No âmbito da app, utilizamos também o Google Analytics ou Google Firebase, um serviço de análise da Google LLC (Google), para analisar a utilização da app. Portanto, a Google irá utilizar as informações acima descritas em nosso nome para analisar a utilização da app, elaborar relatórios sobre as atividades e informar-nos sobre como a app é utilizada, no geral. A Google não irá, em caso algum, associar o teu endereço IP a outros dados da Google ou utilizá-lo para fins próprios.


O Google Analytics ou Google Firebase transmite, por norma, as informações geradas sobre a utilização da app para um servidor da Google nos EUA, onde são armazenadas. Antes da transmissão, o endereço IP dos utilizadores é abreviado pela Google dentro dos Estados-Membros da União Europeia ou noutros países signatários do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu, para que este não possa voltar a ser associado a ti. Apenas em casos excecionais é transmitido o endereço IP completo para um servidor da Google nos EUA e aí abreviado.

5. Análise da utilização para apresentar publicidade

Para melhorarmos a nossa publicidade, queremos analisar como utilizas a nossa app. Desta forma, podemos apresentar publicidade aos nossos produtos e serviços que são particularmente relevantes para ti, tanto dentro da app, como também fora da app (p. ex., no teu browser quando navegas na Internet).


No entanto, apenas fazemos isto se nos tiveres dado o teu consentimento explícito para o efeito, de acordo com o art. 6.º, n.º 1, alínea a do RGPD. Pedimos-te este consentimento quanto crias a tua conta para a app ou abres o jogo pela primeira vez. Contudo, podes também dar o consentimento posteriormente, através das definições na app.


O consentimento é voluntário e podes também usar a app numa funcionalidade básica, se não nos deres o consentimento. No entanto, é possível que não consigas utilizar algumas funções da app, se não nos deres o teu consentimento. Além disso, se nos deres o consentimento, oferecemos-te algumas vantagens no jogo, como agradecimento.


Se alguma vez nos tiveres dado o teu consentimento, podes retirá-lo a qualquer momento através das definições na app. Nesse caso, não iremos mais tratar os dados da forma descrita nesta secção.


a) Personalização da publicidade com a ajuda do adjust

Neste contexto, utilizamos também o programa de análise adjust, da empresa adjust GmbH. Quando instalas a app e nos dás o teu consentimento, o adjust recolhe dados sobre como utilizas a app e que definições configuraste.


Assim, podemos compreender como utilizas a app. Desta forma, podemos analisar e melhorar a nossa publicidade através destas informações. Com base na tua utilização da app, podemos também selecionar publicidade que consideramos ser particularmente interessante para ti e apresentar-ta dentro e fora da app. Para esta análise, o adjust utiliza diferentes identificadores do teu dispositivo, encriptando-os conjuntamente e criando assim uma identificação única, uma espécie de "impressão digital", do teu dispositivo. Desta forma, sabemos que tipo de publicidade devemos apresentar em cada dispositivo. Para criar esta impressão digital, o adjust utiliza os chamados identificadores de publicidade de dispositivos iOS e Android, determinadas informações de todo o modo necessárias para consultar informações na Internet (o endereço IP e endereço MAC e o cabeçalho HTTP), bem como o momento do acesso às informações e determinadas definições no dispositivo (país, idioma, sistema operativo e respetiva versão, e a versão da app).


b) Outros dados tratados para a personalização da publicidade

Caso nos tenhas dado o teu consentimento, iremos analisar os seguintes dados para te apresentar publicidade personalizada dentro e fora da app:


  • As filiais Lidl visitadas por ti e a frequência com que as visitaste, o que podemos concluir a partir dos teus dados de localização transmitidos, desde que nos tenhas dado consentimento para o efeito;
  • Os teus dados de localização no âmbito por ti permitido nas definições do teu dispositivo (p. ex., apenas aquando da utilização da app ou também em segundo plano);
  • As respostas dadas por ti no teste de conhecimentos, bem como as tuas conquistas neste âmbito;
  • Os teus cliques no folheto Lidl dentro da app;
  • Os vídeos e vídeos promocionais a que assististe na app e se os visualizaste até ao fim.



6. Ligação aos teus amigos

Damos-te a possibilidade de encontrar amigos dentro do jogo. Para tal, podes enviar um pedido de amizade a um jogador desconhecido ou procurar diretamente o nome de um jogador conhecido e enviar-lhe um pedido de amizade.


Além disso, em diversos pontos do jogo, podes partilhar sucessos, como as conquistas ou o atingimento de um novo nível de mercado, com contactos noutras apps, como o WhatsApp, o Facebook Messenger ou serviços semelhantes. Os jogadores por ti selecionados recebem então uma hiperligação, através da qual podem também descarregar o jogo, se o desejarem.


Tem em conta que os outros serviços através dos quais podes enviar mensagens da forma descrita são ofertas de outros prestadores de serviços, às quais se aplicam outras disposições de proteção de dados e condições de utilização próprias. O Lidl não tem qualquer influência sobre os tratamentos de dados nestes serviços e não é responsável em matéria de proteção de dados (art. 4.º, n.º 7 do RGPD).


O Lidl não obtém qualquer acesso aos teus dados de contacto nem qualquer informação sobre com quem e através de que canal (p. ex., WhatsApp ou Facebook) entras em contacto, ao contactares amigos e outros jogadores.


Permitimos ligações a outros jogadores de acordo com o art. 6.º, n.º 1, alínea f do RGPD, com base nos nossos interesses legítimos em permitir aos jogadores o contacto com os seus amigos no jogo, quer já sejam ou não jogadores do My Lidl World, e porque os interesses destas pessoas em causa não prevalecem sobre eles.



7. Transmissão dos teus dados

Dentro do âmbito do grupo Lidl (ver acima, n.º 1), transmitimos os teus dados de utilização, dados de localização e os conhecimentos resultantes para outras empresas Lidl, para que estas também possam apresentar-te publicidade que seja o mais personalizada e interessante para ti possível. Estas empresas são responsáveis pelos seus próprios tratamentos de dados.


No entanto, apenas transmitimos os teus dados para estas empresas Lidl se nos tiveres dado o teu consentimento explícito para o efeito, de acordo com o art. 6.º, n.º 1, alínea a do RGPD. O consentimento é voluntário e podes retirá-lo a qualquer momento.


Além disso, transmitimos os teus dados também para prestadores de serviços, os chamados subcontratantes, que estão rigorosamente sujeitos às nossas ordens e não podem utilizar os dados para os seus próprios fins. Servem de fundamento jurídico para esta transmissão o art. 28.º e o art. 6.º, n.º 1, alínea f do RGPD, porque temos um interesse legítimo em recorrer a tais prestadores de serviços.


Além disso, informações individuais que enviares a outras pessoas através de um serviço terceiro (p. ex., WhatsApp ou Facebook) podem também ser obtidas pelos prestadores destes serviços (ver acima, secção 6), pois os prestadores de serviços também têm de tratar estes dados.


Em alguns casos, nas transmissões descritas é possível que os teus dados sejam também transmitidos para um país terceiro, portanto, um país fora do Espaço Económico Europeu. Caso a Comissão Europeia não tenha determinado que um país terceiro oferece um nível de proteção adequado, nós providenciamos garantias adequadas para assegurar uma proteção apropriada dos teus dados. Tal pode materializar-se, por exemplo, através da celebração de acordos que contenham cláusulas padrão da UE em matéria de proteção de dados e que ofereçam garantias adequadas, de acordo com decisões correspondentes da Comissão Europeia (disponíveis, por exemplo, em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/DE/TXT/?uri=CELEX%3A32010D0087).


8. Os teus direitos

a) Direito de acesso, art. 15.º do RGPD

Tens o direito de obter da nossa parte a informação sobre que dados que te digam respeito armazenamos.


b) Direito de retificação, art. 16.º do RGPD

Caso tenhamos armazenado dados inexatos que te digam respeito, tens o direito de obter a retificação dos teus dados.


c) Direito ao apagamento, art. 17.º do RGPD

Mediante certas condições, tens o direito de obter o apagamento dos teus dados. Tal aplica-se principalmente se não precisarmos mais dos teus dados para poder apresentar a app.


d) Direito à limitação do tratamento, art. 18.º do RGPD

Mediante certas condições, tens o direito de exigir que não tratemos mais os teus dados para todos os fins explicados neste texto. Tal aplica-se, por exemplo, se nos comunicares que os teus dados estão incorretos ou se desejares que apaguemos os teus dados e nós tivermos ainda de os verificar.


e) Direito de oposição

Mediante certas condições, tens o direito de nos comunicar que não podemos tratar os teus dados. Tal é denominado de "oposição". Nesse caso, verificamos se a lei nos permite ou até obriga a utilizar os teus dados mesmo assim, ou se devemos parar de tratar os teus dados.


f) Exercício destes direitos

Se desejares exercer os teus direitos, envia um e-mail ao nosso encarregado da proteção de dados para Datenschutz@lidl.com.


g) Direito de apresentar reclamação

Além disso, tens o direito de apresentar uma reclamação a uma autoridade de controlo nacional para a proteção de dados.


Versão: maio de 2020