perigo
Browser não suportado

Navegador não suportado

informação ao cliente

O Lidl Portugal e o fornecedor Produtos Biovera S.L. solicitam a retirada do artigo “Figos Secos com Farinha”

arrow-bold-right-padding
arrow-bold-right-padding
O que são Aflatoxinas?

As aflatoxinas ocorrem naturalmente e são produtos metabólicos secundários de diversos fungos. As aflatoxinas são formadas por fungos do género Aspergillus, nomeadamente Aspergillus flavus e Aspergillus parasitcus, entre outros, que podem ser encontrados em frutos secos, pistácios e outros frutos oleaginosos.

arrow-bold-right-padding
arrow-bold-right-padding
As Aflatoxinas constituem um risco para a saúde?

Uma vez que a contaminação com aflatoxinas nem sempre pode ser evitada, a Comissão Europeia fixou níveis máximos para produtos alimentares para humanos e animais. Se os alimentos que excedam ligeiramente estes níveis máximos forem consumidos por um curto período de tempo, não são esperados efeitos indesejáveis. 

Os efeitos agudos decorrentes da ingestão de aflatoxinas são extremamente raros em seres humanos. Os efeitos crónicos decorrem de uma ingestão de aflatoxinas durante um longo período de tempo e podem resultar em danos nos rins e no fígado, como a cirrose e o cancro no fígado e nos rins. Como tal, os alimentos para alimentação humana e animal devem ter níveis de aflatoxinas tão reduzidas quanto possível

arrow-bold-right-padding
arrow-bold-right-padding
Como estão os consumidores protegidos das aflatoxinas?

Na União Europeia os níveis máximos são definidos para diversos alimentos. O Lidl, bem como os seus fornecedores, como operadores do setor alimentar, são obrigados a tomar medidas adequadas para assegurarem o cumprimento dos níveis máximos legais para os seus produtos. Cabe às Autoridades de supervisão e inspeção competentes o controlo das medidas tomadas pelos operadores do setor alimentar e de alimentação animal.