Natal em família: ideias criativas para celebrar à distância

No ano de todas as mudanças, também a quadra natalícia precisará de ser adaptada ao contexto que vivemos. Como sabemos, o isolamento social é a melhor forma de conter a propagação da COVID-19. Porém, com algumas doses de criatividade e empenho, é possível viver o Natal em família, mesmo que à distância. O Lidl preparou algumas ideias para que, nesta época especial (e fria), não lhe falte o aconchego quente da família.

Natal em família em tempos de pandemia

No momento delicado que atravessamos, é dever de todos zelar por quem nos rodeia. Pequenos gestos, como o respeito pelo distanciamento social ou o uso de máscara, podem salvar vidas, proteger os mais vulneráveis ou facilitar o trabalho daqueles que têm corajosamente estado na linha da frente deste combate.

 

Desta forma, o Natal em família deve, este ano, ser repensado com o objetivo de tornar a celebração mais segura. É, pois, aconselhável que as reuniões familiares, especialmente em locais fechados, sejam evitadas. Quando possível, encontre-se com os seus familiares ao ar livre (já pensou na hipótese de fazer um piquenique?). No entanto, se pretende receber visitas durante curtos períodos, não se esqueça de que a casa deve estar bem ventilada e a distância de dois metros sempre assegurada, sem esquecer a máscara.

Ideias criativas para um Natal diferente

Sabemos que o contexto atual pode ser desmotivador para quem gosta de celebrar a rigor o Natal em família. Mas não tem de ser assim. Mesmo com todas as restrições a que estamos sujeitos, é possível polvilhar esta quadra de magia e de ternura. Veja como!

Enviar amor por correio

Enviar amor por correio

A tradição de enviar postais natalícios aos entes queridos foi caindo em desuso nos últimos tempos. Reza a história que o primeiro cartão de Boas Festas registado em Portugal data de 1839, da autoria de D. Fernando II. Este talvez seja o ano ideal para recuperar este ritual.

Esmere-se na elaboração do desenho e da mensagem: expressar o amor que nutrimos por quem nos rodeia deve ser sempre um ato especial, repleto de carinho. Além disso, pode fazer compras online e agendar a entrega para o endereço da pessoa presenteada. Neste Natal diferente, envie um abraço apertado pelo correio!

Natal em família, à distância de um clique

Natal em família, à distância de um clique

Com alguma criatividade e uma boa conexão wi-fi, pode celebrar o Natal em família com a animação do costume. Uma videochamada de grupo, por exemplo, pode ajudar a aproximar os vários núcleos familiares que este ano terão de fazer as celebrações separadamente.

De modo que esta reunião se torne mais divertida, podem combinar um dress code (que tal um concurso de pijamas natalícios?) e apostar em apontamentos decorativos semelhantes. Podem, além disso, fazer máscaras de tecido com motivos natalícios. Com estes detalhes afinados, as fotos deste Natal diferente tornar-se-ão autênticos objetos de coleção familiar.

Durante a noite, pode organizar uma sessão de jogos em família através de videochamada. As opções são infinitas, das sempre engraçadas charadas até aos jogos de mímica, passando pelos concursos de talentos. Não deixe que falte animação ao serão!

Estou sim, fala da Lapónia?

Estou sim, fala da Lapónia?

Devido às restrições impostas, não será possível levar as crianças às tradicionais casas do Pai Natal espalhadas por todas as cidades. Ainda assim, não tem de as privar desta experiência tão marcante.

Encene uma chamada telefónica ou por vídeo com o Pai Natal, para que as crianças lá de casa lhe deem a conhecer a sua lista de desejos e, claro, para que possam prometer que no próximo ano se portarão bem melhor.

Sessão de cinema à distância

Sessão de cinema à distância

Se o seu Natal em família costuma ser passado com toda a gente no sofá em torno de um filme com o espírito desta quadra, este ano não terá de ser diferente. Mesmo que não se reúnam na mesma sala, cobertos pelas mesmas mantas, podem ver e comentar uma película em simultâneo. O serviço Netflix Party, por exemplo, pode ser a solução ideal para este efeito.

Ainda que mais distante daqueles de que gosta, não abdique da magia característica desta época. Seguindo todos os cuidados e precauções recomendados pela Direção-Geral da Saúde, celebre o Natal em família, sem esquecer o amor, a união e o afeto no sapatinho. Boas festas!

MAIS A DESCOBRIR