Férias em tempos de COVID-19: o que precisa de saber

A sabedoria popular desde sempre nos ensinou que, depois da tempestade, a bonança acaba por aparecer. E o início da vacinação e de uma possível imunidade de grupo no verão, assim como as medidas de desconfinamento, deu-nos alguma esperança de conseguirmos aproveitar os dias de mais calor. No entanto, ainda estamos numa época de incerteza, sendo crucial mantermos os cuidados e seguirmos as instruções das autoridades de saúde. Desse modo, este ano, as férias em tempos de COVID-19 continuarão a exigir cautelas adicionais por parte de toda a população. 

Sabe quais? Nós ajudamos.

Ir para fora cá dentro

Mapa de Portugal

No ano passado, os portugueses optaram por passar férias em território nacional. Pois bem, considerando que ainda existe muita incerteza em relação à evolução da pandemia  – tanto que o Governo prolongou o prazo para marcação de férias e a obrigatoriedade de uso de máscara na rua –, a opção de fazer férias dentro do país é apontada como a mais sensata neste momento.

Além disso, as restrições impostas às viagens internacionais e a diminuição do rendimento disponível de muitas famílias mantêm-se, pelo que esta tendência de passar férias em Portugal deverá continuar, conclusão a que chega um inquérito da plataforma Fixando.

Também as pesquisas da Airbnb e os dados do OLX referem que, tal como em 2020, as pessoas têm procurado casas de férias com praia e campo à volta para usufruir das férias de verão em Portugal.

Garantir a segurança nas férias em tempos de COVID-19

Turismo de Portugal - Clean & safe

Às palavras de ordem que normalmente marcam os períodos de férias, como descanso, diversão ou passeio, este ano temos de somar algumas outras: segurança, higiene e limpeza. 

Dessa forma, o selo “Estabelecimento Clean & Safe, criado no ano passado pelo Turismo de Portugal, continuará a ser essencial para distinguir as atividades turísticas que asseguram todos os requisitos de controlo do novo coronavírus. É, além disso, uma forma de ajudar as pessoas a confiarem nos estabelecimentos hoteleiros e a contribuir para a retoma do turismo nacional, um dos setores mais afetados pela crise da COVID-19.

Igualmente, mantêm-se as medidas de proteção para o setor turístico, estipuladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que todos os hotéis e alojamentos têm de seguir escrupulosamente. Por exemplo, o distanciamento social, as regras de etiqueta respiratória, a utilização de máscaras e a limpeza e desinfeção regular de todos os espaços. Contudo, também os consumidores não podem esquecer as recomendações da OMS dos cuidados a ter durante as estadas, para passar estes dias de descanso em segurança.

O que fazer nas férias

Férias à prova de COVID-19

Se tudo correr bem, o país continuará a desconfinar gradualmente. Assim, embora com os devidos cuidados e com medidas apertadas de proteção, espera-se que possa usufruir de diversas atividades nestas férias em tempos de COVID-19.

Por exemplo, desde a segunda fase de desconfinamento, que começou no dia 5 de abril, já é possível visitar museus e monumentos, incluindo jardins zoológicos e oceanários. Igualmente, 19 de abril marcae a abertura dos teatros, das salas de espetáculos e dos cinemas. Como o acesso a todos estes espaços continuará a ser limitado, planeie as suas visitas com tempo, informando-se primeiro de todas as condições.

Por outro lado, o acesso a piscinas, termas, spas ou parques aquáticos poderá ser mais complicado. Do mesmo modo, ainda não existem recomendações do Governo relativamente à época balnear deste ano, para perceber como aproveitar os dias de maior calor que se avizinham e levar a família a uma das belíssimas praias do nosso país.

Lembre-se, sobretudo, de que estas férias em tempos de COVID-19 devem ser vividas com tranquilidade e muito sentido de responsabilidade. Respeite as indicações da Direção-Geral de Saúde. Mais do que nunca, dependemos uns dos outros. Seja um agente de saúde pública. 

férias à prova de covid-19

Férias em tempos de covid - Antes de ir

Antes de ir:

  • Reserve antecipadamente o local da sua estadia;
  • Dê preferência aos estabelecimentos com o selo “Clean & Safe”;
  • Informe-se sobre as condições de acesso e segurança dos locais que visitar.
Férias em tempos de covid - Nas deslocações

Nas deslocações:

  • Lembre-se de que o uso de máscara é obrigatório nos transportes públicos;
  • Dê preferência aos destinos nacionais.
Férias em tempos de covid - No hotel

No hotel:

  • Respeite o distanciamento físico e utilize máscara nos espaços comuns;
  • Desinfete as mãos regularmente e cumpra a etiqueta respiratória.
ferias-covid-2021-lidl-museus

Nas visitas:

  • Siga as regras e indicações dos colaboradores dos espaços que visitar;
  • Respeite o distanciamento físico e utilize máscara nos espaços fechados;
  • Use máscara nos espaços abertos quando o distanciamento físico não for possível;
  • Desinfete as mãos regularmente e cumpra a etiqueta respiratória.

 

Se tiver algum sintoma de COVID-19, contacte a linha SNS24 (808 24 24 24).

mais para descobrir