Estudar em casa: estratégias para aprender em tempos de COVID-19

O contexto pandémico que atravessamos levou a que, mais uma vez, milhares de crianças e jovens voltassem a ter aulas à distância. Ora, estudar em casa, em isolamento social ou recolhimento, é um desafio para os alunos, mas também para os pais. É importante, nesta fase, rever a rotina de estudos, os horários, as estratégias de trabalho e, claro, os tempos de lazer. Para ajudar, reunimos conselhos e dicas imprescindíveis para facilitar o processo de aprendizagem em tempos de COVID-19.

Reunir as condições essenciais para estudar em casa

Estudar_casa_lidl_local

Em primeiro lugar, é crucial que as crianças e os jovens assimilem a ideia de que o ensino à distância, a partir de casa, não é sinónimo de férias. Esta noção é essencial para que os alunos se empenhem nas suas tarefas e criem hábitos de trabalho eficazes e adaptados às novas circunstâncias.

Para que o estudo em casa seja frutífero, é imprescindível que se defina um espaço de trabalho dedicado apenas a esse efeito. Evite distrações, escolhendo quando possível zonas que não sejam comuns da casa ou ruidosas. Além disso, garanta que o estudante tem acesso a uma mesa bem iluminada, que deve estar sempre limpa e organizada, e a uma cadeira ergonómica de altura regulável.

Métodos e hábitos de estudo durante o confinamento

Estudar_casa_lidl_calendario

Um dos maiores problemas de estudar em casa prende-se com a dificuldade em definir horários regulares. No entanto, deve criar rotinas saudáveis e equilibradas, para que nada fique para trás. O planeamento dos dias deve ser pensado e negociado entre filhos e pais, sendo que os alunos mais velhos podem definir os seus horários com um maior grau de autonomia.

Ao elaborar este calendário, que deve afixar num local visível, lembre-se de incluir o tempo dedicado às aulas, aos trabalhos diários e ao estudo, com pausas de hora a hora, mas também o saudável espaço para brincar, descansar, ler, desenhar, jogar ou fazer as tarefas domésticas. Tudo isto, claro, sem penalizar o tempo necessário ao sono, fulcral para a manutenção da concentração durante o dia.

Estudar_casa_lidl_calendario

Como acompanhar o estudo de uma criança nesta fase?

Estudar_casa_lidl_acompanhamento

Ainda que as crianças tenham a obrigação, nesta fase, de aprender e estudar em casa, lembre-se de que os professores continuam a desempenhar um papel decisivo na orientação do trabalho realizado pelos alunos. De acordo com um documento publicado pela Ordem dos Psicólogos, os tutores devem, pois, motivar os estudantes e apoiar o cumprimento dos objetivos. Mas não lhes cabe a responsabilidade de ensinar a matéria ou policiar a realização de todas as tarefas escolares.

Os pais/cuidadores devem auxiliar as crianças mais novas “a dividir grandes tarefas num conjunto de pequenas tarefas e grandes quantidades de matéria em pequenos conjuntos de informação que se tornem mais fáceis de gerir, menos assustadores e mais recompensadores”. No caso dos adolescentes mais velhos, devem ajudá-los a gerir o tempo dispensado para cada disciplina, de acordo com as necessidades.

Por fim, mantenha presente a ideia de que os alunos precisam, mais do que nunca, de apoio emocional. A época de exceção que vivemos pode causar ansiedade e comprometer o equilíbrio das crianças e adolescentes. Elogie as conquistas, seja compreensivo e estimule o contacto do estudante com os seus amigos, através de plataformas de videochamada, por exemplo.

Apps e plataformas de ensino a distância

Estudar_casa_lidl_app

Além dos materiais didáticos e das aulas da plataforma #EstudoEmCasa, da RTP, há outras ferramentas digitais que podem tornar a missão de estudar em casa um pouco mais fácil, principalmente para os estudantes mais velhos. Veja alguns exemplos:

  • Microsoft To Do: ideal para planear e organizar as tarefas diárias. Além de ajudar a calendarizar os trabalhos e as avaliações das várias disciplinas, permite definir os tempos de estudo e de pausa;
  • Brainly: já conquistou os alunos no Brasil e tem vindo a fazer o mesmo em Portugal. Aqui, os alunos podem ver as suas questões respondidas por especialistas de todo o mundo. Uma rede social divertida e muito didática;
  • Khan Academy: esta plataforma oferece uma séria de exercícios, vídeos e explicações. Tem o selo de garantia da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Associação de Professores de Matemática.

Num período de adaptação para todos, é importante que o estudo em casa seja feito com tranquilidade, conforto e organização. Invista nas melhores estratégias de aprendizagem!

Estudar_casa_lidl_app

Mais para descobrir