Por favor, escolha uma loja Lidl para ver todas as ofertas disponíveis nessa zona.
As restrições impostas pela nova realidade que atravessamos impuseram-nos um novo normal. A pandemia de COVID-19 exige, da parte de todos, um maior cuidado connosco e com os outros. Por esse motivo, a paisagem das cidades e vilas do país encheu-se de rostos encobertos por máscaras de várias cores e diferentes feitios. Contudo, ainda que este seja um cuidado cada vez mais enraizado no nosso dia a dia, há dúvidas por esclarecer. Como escolher as máscaras reutilizáveis certas? Que precauções devemos ter com elas? Fique a saber tudo.
Segundo o Decreto-Lei 20/2020, o uso de máscara é obrigatório em espaços como lojas, serviços e transportes públicos ou escolas (no caso de funcionários e crianças com mais de seis anos). Neste contexto, a oferta de máscaras comunitárias no mercado tem-se multiplicado, mas será que todas oferecem a mesma segurança?
Muitas pessoas têm optado por fazer as suas máscaras em casa. No entanto, quando se toma esta opção, é imprescindível que se adotem todos os requisitos de segurança necessários, para garantir a proteção em relação à transmissão do novo coronavírus. Assim, o melhor mesmo é escolher máscaras certificadas pelo Centro Tecnológico das Indústrias do Têxtil e do Vestuário (Citeve) — consulte a lista de certificações.
As máscaras reutilizáveis têm vindo a ganhar popularidade, principalmente por causa do seu menor impacto ambiental. A Associação Zero, por exemplo, recomenda que as máscaras cirúrgicas, que devem ser depositadas no lixo comum após uma utilização, apenas sejam usadas por profissionais de saúde e grupos de risco. Mas será que conhece todos os cuidados a ter com as máscaras reutilizáveis?
Segundo um artigo publicado pela DECO Proteste, há determinadas características a ter em conta aquando da compra de máscaras reutilizáveis. Antes de mais, é crucial ter a certeza de que o produto assegura, no mínimo, 70% de filtração.
Além disso, há um conjunto de regras de aplicação e higienização a ter em mente:
Aplicando todos estes cuidados no seu dia a dia, estará certamente a proteger a sua saúde e a de quem o rodeia. Não obstante, importa que não se esqueça de que o uso de máscara não substitui nenhuma das demais medidas de segurança a adotar em tempos de pandemia, como o distanciamento social, a etiqueta respiratória ou a lavagem frequente e eficaz das mãos.
Seja um agente de saúde pública.