Sumo de laranja natural: a magia da fruta espremidinha

O ditado popular diz que “a laranja de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata”. Será que o sumo de laranja natural só deve ser consumido ao pequeno-almoço? E será que é um sumo demasiado calórico e com muita concentração de açúcar?

Existem várias ideias e mitos sobre o sumo de laranja que acabaram por se enraizar, sem qualquer fundamento científico. Sabendo que é difícil resistir a um sumo de laranja natural fresco fomos à procura de respostas.

Benefícios do sumo de laranja natural

Apesar dos vários mitos existentes, os benefícios da laranja para a saúde são inequívocos por ser um fruto rico em alguns nutrientes essenciais, como:

  • vitamina C;
  • ácido fólico;
  • magnésio;
  • potássio.

Um relatório anual do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, realizado em 2015, mostra que a dieta pobre em fruta é um dos principais responsáveis para a perda de anos de vida saudável, pelo que a ingestão de sumo de laranja natural pode ajudar a contrariar esta tendência. O seu consumo contribui também para atingir as doses diárias de vitaminas e minerais recomendadas pelas normas da União Europeia e transpostas para a legislação nacional, principalmente em casos em que o consumo de fruta é insuficiente.

 

Provando que a laranja está associada a uma dieta saudável, um estudo publicado no Journal Nutrition & Diabetes indica que ingestão de sumo de laranja 100% natural ao pequeno-almoço, almoço ou jantar pode levar à perda de massa gorda.

Estas são as opções de embalagem que poderá encontrar em algumas lojas Lidl:

  • 330 ml ou 500 ml
  • 750 ml ou 1000 ml

Note: nem todas as opções estão disponíveis em todas as lojas.

 

A qualidade do sumo de laranja natural feito na hora

O ideal será beber o sumo de laranja assim que o mesmo sai do fruto, sem qualquer alteração ou aditivo artificial. Sabe-se que, a partir do momento em que o sumo é espremido da laranja a vitamina C se vai perdendo gradualmente devido ao contacto com o oxigénio. Ainda assim, é possível conservar o sumo e bebê-lo mais tarde. O truque é guardá-lo num recipiente fechado, reduzindo o contacto com o ar.

Foi a pensar nisso que o Lidl decidiu criar uma solução para um sumo de laranja 100% natural, que se pode fazer na hora. Para isso, só tem de escolher uma garrafa disponível junto à máquina de espremer e servir-se. O processo não podia ser mais simples. Tem ainda a vantagem de usufruir, na maior parte do ano, de toda a qualidade da laranja do Algarve*. Com classificação IGP (Indicação Geográfica Protegida), estas laranjas são provenientes de pomares certificados e caracterizam-se pela sua casca fina, com uma cor forte e um elevado teor de sumo, que é particularmente doce pelas características próprias do clima desta região.

* No período de inverno, quando a laranja do Algarve não está disponível, encontrará em loja laranja do hemisfério sul.

Veja como é fácil adquirir o seu sumo em loja

Processo 4

As melhores situações para beber sumo de laranja natural

Não havendo uma hora certa para beber um belo sumo de laranja natural, a verdade é que este é um sumo que está invariavelmente ligado ao pequeno-almoço. Afinal, é uma importante fonte de energia para começar o dia, já que é rico em vitamina C, ajuda a melhorar o nosso sistema imunitário, a pele e o humor.

Ao almoço ou ao jantar é um ótimo acompanhamento sobretudo para os pratos de carne. Numa ida ao Lidl não se esqueça de levar consigo um frango assado e, ao mesmo tempo, acompanhar com um sumo de laranja natural. Se quiser ser inovador e dar um toque de requinte a uma noite de festa, sugerimos-lhe que prepare o cocktail “Mimosa”, à base de espumante e sumo de laranja. Prometemos que fará as delícias de qualquer convidado.

Lojas com sumo de laranja natural

Mais a descobrir