Segurança

Segurança primeiro! Aplica-se aos recém-nascidos, mas ainda mais quando o seu bebé começar a gatinhar. Os bebés são extremamente curiosos. Gatinham por todo o lado, mexem em tudo e metem os dedos onde não devem. É assim que as crianças descobrem o espaço que as rodeia. Os pais podem reduzir estes perigos tomando algumas precauções hábeis.

Segurança do bebé: em casa e na rua

Quando estiver na rua, deve manter os olhos no seu filho em todos os momentos que estiver perto da água. O jardim é um paraíso maravilhoso para os exploradores, mas ainda assim, todos os potenciais riscos devem ser removidos. Brinquedos ao ar livre devem ser robustos e ter certificação.

As viagens necessitam de planeamento: Proteção solar e roupas de mangas compridas, creme solar adequado e evitar o sol direto. Certifique-se que há cortinas de sol para o carro. Para conduzir com segurança , coloque o bebé na parte de trás numa cadeira apropriada.

Livre de substâncias perigosas

Comece por preparar o quarto do bebé.

Use tinta não tóxica nas paredes e opte por mobiliário, alcatifa e coberturas para o chão com o mínimo de tratamento.
Procure ter apenas peluches ou brinquedos de qualidade: um brinquedo de madeira é melhor do que um de plástico.

O brinquedo não deve ter peças que se soltem e que possam causar asfixia. As marcas de qualidade e certificadas ajudam a fazer as escolhas certas.
 

Tudo em ordem no quarto

Esteja atenta aos potenciais riscos. A mãe constitui, ela própria, um fator de segurança.

Nunca deixe o seu bebé sozinho. Se a campainha da porta tocar, coloque o bebé no berço e ligue o intercomunicador.

Nunca deixe o bebé sozinho em cima do muda-fraldas. O móvel muda-fraldas deve ter determinadas características de segurança, de forma a impedir as quedas, e possuir bordos arredondados, tal como o restante mobiliário de quarto.

As grades do berço devem estar próximas. Deite o bebé com a cara virada para cima enquanto dorme. Tire de dentro da cama todos os objetos pesados e volumosos.

Descobrir o mundo protegido

Quando o seu filho começa a gatinhar, a casa tem de ser um local seguro. Mais uma vez, resolva as falhas de segurança – desta vez da perspetiva do chão!

Percorra a sua casa: escadas, tomadas, fechaduras de janelas, cabos, rebordos, fogão, gavetas – certifique-se de que é tudo seguro. Guarde os objetos perigosos em locais elevados.

Tenha o número telefone para o Centro de Informação Antivenenos do INEM sempre à mão, porque nunca sabemos o que é que os mais pequenos podem levar à boca sem repararmos.

Sugestão para a cozinha: mantenha o seu bebé distraído num “espaço de brincadeira” seguro. Coloque nesse espaço objetos seguros para ele brincar, tais como caixas de plástico, e mantenha-o debaixo do seu olhar, enquanto estiver a cozinhar.
À medida que as crianças vão crescendo, ficam cada vez mais espertas. Rapidamente aprendem a subir para cima de bancos e caixas. Nessa altura, já não deve ter apenas os olhos no chão, mas ficar atenta a outros perigos.

Descubra mais ofertas