Um dia na vida de um fresco do Lidl

Para as nossas Frutas e Legumes, vida curta é sinónimo de vida boa. Desde que são colhidos até que chegam a sua casa, os nossos produtos são cuidadosamente tratados, transportados e colocados à sua disposição. Curioso acerca do trajeto?

As últimas horas de vida da nossa couve-coração

As últimas horas de vida da nossa couve-coração

POR CADA FRESCO QUE PARTE, HÁ OUTRO FRESCO QUE CHEGA

Que somos rigorosos com todos os nossos produtos não é novidade. No Lidl, esforçamo-nos diariamente para lhe entregar os melhores produtos, cumprindo rigorosos critérios de qualidade.
Desta vez contamos-lhe a história das nossas Frutas e Legumes: de onde vêm, como lhe chegam e porque têm um tempo de vida tão curto. Três grandes razões para escolher as Frutas e Legumes do Lidl. 

Porque é que os nossos frescos são mesmo, mesmo frescos?

Transportar quilos e quilos de Frutas e Legumes, todos os dias, e garantir que chegam a mais de 250 lojas não é tarefa fácil. É por isso que o Lidl se compromete a trabalhar com produtores locais, reduzindo ao máximo a cadeia logística. Isto garante a melhor qualidade de produtos e contribui para o desenvolvimento do sector agrícola em diversas regiões do país.

E como se dá esta viagem?

• O check-in acontece no fornecedor, quando as Frutas e Legumes são recolhidos
e acondicionados
nos camiões para ser transportados até aos entrepostos.
• Já no entreposto, as Frutas e Legumes são repartidos de acordo com as encomendas das lojas, chegando ao seu destino tão frescos como quando foram colhidos.
Dos entrepostos faz-se o transfer até às lojas, garantindo níveis de refrigeração
precisos
de forma a manter a frescura dos produtos.

As nossas alfaces, por exemplo, são colhidas e em menos de 24 horas estão disponíveis
em loja
. Sim, porque todos sabemos que há diferenças entre ser uma alface e ser uma alface do Lidl.

As nossas Frutas e Legumes são mais saudáveis

No Lidl a nossa preocupação vai além dos requisitos legais obrigatórios. As Frutas
e Legumes que encontra no Lidl têm um terço do limite máximo definido por lei de resíduos de substâncias ativas.

Servir mais de 250 lojas representa uma necessidade constante e melhoria de processos e uma busca infindável pelos mais elevados níveis de qualidade, para que lhe cheguem os produtos mais frescos e mais saudáveis, ao melhor preço.

Esforçamo-nos por fornecer Frutas e Legumes o mais isentos de produtos químicos ou biológicos possível - os produtos que utilizamos (adotados de uma forma geral por todo o mercado) - servem para proteger as plantas de pragas e insetos.

Atenção e cuidado nunca são demais

Além do cumprimento das normas legais, há que garantir que todos os produtos em loja estão nas melhores condições para continuarem a viagem até sua casa.

É por isso que as nossas Frutas e Legumes são revistos todas as horas do dia por colaboradores Lidl, para garantir que só encontra frescura e qualidade.

Apostamos em produtos de origem nacional e certificados

  • Laranjas e clementinas IGP

  • Pera Rocha do Oeste DOP

  • Maçãs de Alcobaça IGP

Além do selo nacional, apostamos fortemente em produtos de origem geográfica certificada (IGP e DOP), garantindo a qualidade dos produtos através da sua regionalidade e sazonalidade. Desta forma contribuímos para o fortalecimento das economias locais e para o desenvolvimento de negócio de pequenos produtores, dedicados a culturas específicas de cada região. São exemplos disso:

FRESCOS: RESPOSTAS A QUESTÕES IMPORTANTES

Fechar conteúdo
Mostrar conteúdo
Porque é que as Frutas e Legumes biológicos no Lidl estão embrulhados em plástico?

Quando, no mesmo estabelecimento comercial, existem artigos biológicos e não-biológicos à venda, podem ocorrer contaminações cruzadas, devido à manipulação dos artigos tanto por parte dos colaboradores como dos clientes. Assim, para que no mesmo estabelecimento comercial se possam vender os dois tipos de produtos, é necessário embalar os produtos biológicos*. A opção do plástico é a única que suporta água e humidade, muitas vezes presentes em frutas e legumes, sem danificar as embalagens.
*Seguindo as diretrizes presentes nos Regulamentos (CE) nº 834/2007 e nº 889/2008

Fechar conteúdo
Mostrar conteúdo
Há algumas frutas ou legumes com cera no Lidl? Porquê?

Os nossos citrinos são os únicos artigos onde são aplicadas ceras. A cera é aplicada após a colheita, para preservar os citrinos durante o processo de armazenamento e transporte. Desta forma consegue-se diminuir muito o desperdício alimentar. Esta é uma prática comum em todo o mercado. A cera* utilizada forma uma micro película plástica que evita a perda de peso por desidratação e evita a ocorrência de feridas superficiais na epiderme dos citrinos.
*A cera é composta por uma mistura de cera de polietileno e de goma laca. Trata-se de um produto autorizado pela DGAV (Direção Geral de Agricultura e Veterinária) em 2004 e todos os nossos fornecedores cumprem com a legislação em vigor (concentração e modo de aplicação).

Fechar conteúdo
Mostrar conteúdo
Todas as Frutas e Legumes Lidl são nacionais?

Nem sempre. Apesar da produção nacional ser a nossa primeira escolha, nem sempre é possível comercializar produtos nacionais em exclusivo.
As principais razões para isto acontecer são:
            • O artigo não existe em Portugal, porque não está na sua época;
            • Com o aproximar do fim de época, alguns produtos já não têm a qualidade necessária e, por isso, não correspondem às nossas exigências;
            • Essa fruta ou legume não é produzido em Portugal, como é o caso de algumas frutas exóticas, por exemplo.

Mais para descobrir aqui