Frango Assado: a tradição servida à mesa

Numa casa portuguesa fica sempre bem frango assado sobre a mesa. Este petisco faz parte da nossa culinária e é dos únicos pratos capazes de agradar toda a família: dos mais pequenos, que torcem o nariz na hora de comer a sopa, ao avô que resiste firmemente à comida de plástico.

A história do frango assado

A simplicidade da receita faz com que seja difícil precisar quem terá sido o autor desta iguaria. Ainda assim, tudo indica que o frango no churrasco seja uma importação africana, uma vez que, nas antigas colónias, é tradição confecionar o frango aberto sobre o carvão e regado com molho picante.

Uma refeição equilibrada para o dia a dia

A opção por carnes brancas, como o frango, é uma alternativa saudável, uma vez que estas são carnes mais magras e também ricas em nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. 

Se ao sabor e suculência inconfundíveis do frango assado aliarmos as suas qualidades nutritivas, é fácil perceber porque é que esta é uma escolha ideal para o dia a dia. Para além de se tratar de uma refeição leve e pouco calórica (especialmente se tiver o cuidado de remover a pele), esta é uma opção económica e prática para os dias mais agitados.

O Lidl tem ao seu dispor frangos já assados, cortados* e embalados, para que, de forma conveniente e rápida, possa levar consigo esta iguaria pronta a servir. Com o seu frango inteiro ou 1/2 frango levará também dois molhos nas variedades: limão e piripíri**. 

Depois poderá ainda levar no carrinho sumo de laranja espremido na hora ou saladas e batatas fritas embaladas para acompanhar. Se quiser esmerar-se no acompanhamento, sugerimos que prepare uma saudável salada de quinoa com abóbora e romã ou uma salada colorida de tomate com morangos, ideal para os dias quentes de verão.

Nota: preços válidos salvo por rutura de stock ou erro tipográfico.

 

*A loja de Lagoa só tem disponivel menu de frango inteiro.   
**Se quiser levar molhos extra isso terá o custo de 0,05Euros, por molho.     

O que fazer com as sobras de frango assado?

Depois de fazer as delícias de toda a família, o frango de churrasco acaba, quase sempre, por sobrar. Nestas situações, deve acondicionar bem o frango que restou e reservá-lo, num recipiente fechado, no frigorífico por um máximo de três dias. A versatilidade desta carne permite dar asas à imaginação. De qualquer forma, damos uma ajuda.

Pode aproveitar as sobras de frango assado para preparar uma entrada simples: chame os pequenos chefs lá de casa e divirtam-se a confecionar um patê. Para isso só é preciso misturar bem o frango com maionese e alho a gosto numa picadora. Pode ainda optar por umas quesadillas de frango perfeitas para depois de um dia de praia.

Lojas com frango assado

Mais para descobrir aqui