Como recuperar a forma física no pós-férias?

Dias de passeio, manhãs de praia, tardes de piscina ou noites de esplanada são, normalmente, acompanhados de alguns excessos alimentares. Entre gelados, churrascos, caracóis, marisco, cervejas, sumos e sanduíches, é natural que se ganhe algum peso a mais. Mas atenção, não precisa de deitar fora aquelas calças que entretanto ficaram apertadas. Reunimos algumas dicas preciosas sobre como recuperar a forma física depois desta época de repouso e relaxamento.

Como recuperar a forma física? O equilíbrio é o segredo

O equilíbrio é o segredo

Mesmo que a vontade de perder peso seja muita, importa que tenha sempre em mente que as dietas milagrosas e as soluções rápidas podem comprometer o seu bem-estar físico e mental. Desta maneira, quando se questionar sobre como recuperar a forma física depois dos excessos das férias, deve lembrar-se de que o melhor caminho é um estilo de vida equilibrado e saudável.

 

Antes de mais, é crucial que faça um planeamento das refeições da semana e, a partir daí, uma lista de compras. É importante que, no momento de ir ao supermercado, saiba exatamente o que pretende levar. Além de evitar ir às compras com fome, deve comparar a informação nutricional presente nos rótulos dos bens alimentares, procurando as opções mais saudáveis.

Dicas para a dieta pós-férias

A resposta à pergunta “como recuperar a forma física” não pode ser dada sem destacar, claro está, a importância da alimentação. Nesta fase de recuperação dos excessos das férias, é fundamental que opte por refeições mais leves e regulares (cerca de cinco vezes ao dia).

 

Quando fizer a sua lista de compras, tenha em atenção algumas dicas:

  • Deixe de lado as carnes vermelhas e dê preferência às carnes brancas, como frango, peru e coelho;
  • Na área dos lacticínios, escolha os produtos magros ou as bebidas vegetais;
  • Opte por peixes com baixo teor de gordura, como a pescada, ou ricos em ómega 3, como o salmão ou o atum;
  • Torne os seus pratos muito coloridos com a ajuda dos vegetais frescos;
  • Consuma fruta fresca, preferencialmente da época;
  • As leguminosas, ricas em fibra e proteína vegetal, também são uma boa opção.
Água

 

De igual forma, quando pensar em como recuperar a forma física no pós-férias, não pode mesmo saltar o imprescindível capítulo da hidratação do corpo. Evite os refrigerantes e modere o consumo de álcool. Em contrapartida, tenha o cuidado de ingerir 1,5 a 2 litros de água por dia — acredite, este hábito fará milagres pela desintoxicação do seu corpo e pela saúde da sua pele.

Corpo são, mente sã

Como recuperar a forma física sem cuidar, também, da mente? Infelizmente, não ouvimos assim tantas vezes esta pergunta. Mas a verdade é que o nosso bem-estar emocional influi diretamente na saúde do nosso corpo.

desporto

Vários são os estudos que comprovam que o stress pode estar na origem do aumento de peso. Desta forma, manter uma vida mais relaxada, cultivar tempo para hobbies e para algumas pausas tranquilas pode ser o segredo para ficar em boa forma mais rápido. De igual modo, recorde que o momento das refeições deve ser usufruído com descontração, um hábito que ajuda a emagrecer e a saborear melhor os pratos e a vida.

 

Por último, mas de forma alguma com menor importância, não descure a atividade física. O exercício, seja ele feito através de caminhadas, bicicleta, dança, natação, corrida, ginásio ou outros desportos, é imprescindível para uma vida equilibrada, saudável e feliz.

Se, depois dos excessos das férias, se está a questionar como recuperar a forma física, fique descansado: não será assim tão difícil como pode parecer. O mais importante é fazer escolhas saudáveis e equilibradas, que nunca comprometam o bem-estar do seu corpo e da sua mente. Recomece com o pé direito!

 

Se lhe interessou este artigo, sugerimos que leia também: Hoje treinamos de porta fechada

MAIS PARA DESCOBRIR