Os olhos também comem…

Nas grandes festas familiares, a decoração da mesa assume um papel muito especial. Uma mesa posta com espírito festivo confere o enquadramento perfeito à refeição. Um serviço de jantar em porcelana fina com o respectivo faqueiro, copos elegantes, uma bonita toalha de mesa e uma bela decoração com velas conferem o ambiente adequado a cada banquete.

As regras de etiqueta ditam a disposição dos lugares à mesa em eventos formais, mas estas não são levadas tão à risca nas festas em família. O importante é ter em conta que a refeição decorra da forma mais tranquila possível. E por conseguinte, é atribuído um lugar a cada convidado, dado que numa ocasião festiva se trata de uma "refeição à mesa".

Pequenas regras de etiqueta à mesa

Pequenas regras de etiqueta à mesa

Para um banquete bem sucedido deve ter em atenção as seguintes regras, garantindo assim que todos os convidados se sintam plenamente satisfeitos.

1ª regra Ponha a mesa de modo a garantir espaço suficiente para servir.

2ª regra – Caso os convidados sejam muitos e não existam lugares suficientes numa mesa, deve colocar mais mesas na mesma sala, pois deste modo o anfitrião tem uma panorâmica mais geral da festa.

3ª regra – O ideal é considerar uma mesa à parte para a geração mais nova, pois as crianças aborrecem-se muito mais depressa na mesa dos adultos. Não coloque a mesa muito perto da mesa dos pais, pois assim as crianças estarão mais "à vontade".

4ª regra – Adapte a cor e o tema da decoração da mesa à festa. Com a Páscoa combinam por ex. toalhas de mesa ou guardanapos amarelos e obviamente grandes ramos de narcisos, tulipas e sino-dourado.

5ª regra – O talher deve ser disposto à esquerda (garfo) ou à direita (faca), pela sequência de utilização, de fora para dentro. Do lado esquerdo não devem estar mais de três peças e do lado direito não mais de quatro. Caso sejam necessários mais talheres, este é colocado quando o respectivo prato é servido. O lado cortante da faca deve ficar virado para o prato. O talher de sobremesa (colher pequena e garfo pequeno) deve ser colocado junto ao prato, na parte superior. Neste caso, o garfo fica colocado por baixo, com os dentes a apontar para a direita; a colher por cima fica virada para a esquerda.

6ª regra – Os copos devem ser colocados à direita acima do prato pela sequência de utilização e podem ficar colocados na diagonal ou em linha direita. Caso sejam servidas duas qualidades de vinho, devem ser considerados dois copos por cada convidado. O copo para o vinho que acompanha o prato principal fica alinhado com a respectiva faca.

7ª regra – Sobre o individual coloca-se um prato marcador a servir de base. Este só é levantado antes de ser servida a sobremesa.

8ª regra – Em seguida, é colocado um prato raso grande ou uma terrina para a sopa com prato. A sopa é servida directamente à mesa.

9ª regra – Se na mesa forem colocados pão e manteiga, deverá colocar-se um prato para o pão junto a cada prato. Este fica situado à esquerda do garfo para as entradas, onde é também colocada uma faca para o pão.

10ª regra – Os guardanapos são colocados decorativamente no prato marcador ou à esquerda, em cima do prato destinado ao pão.

11ª regra – A salada é servida num prato médio depois da sopa. Este deve ficar à esquerda do prato marcador.

12ª regra – Sempre que é servido um prato, é colocado um prato limpo sobre o prato marcador. Caso as refeições sejam quentes, os pratos devem ser previamente bem aquecidos.

13ª regra – Não se esqueça de colocar dispensadores de sal e pimenta suficientes ao longo da mesa.

Bom apetite!

descobrir mais