Sabe que cuidados deve ter com a pele masculina?

Os tabus relacionados com os rituais de beleza masculinos têm vindo a desaparecer. São cada vez mais os homens que demonstram preocupar-se com o seu aspeto físico, ultrapassando os preconceitos enraizados na cultura da masculinidade tóxica. Além da dimensão estética, as rotinas de beleza devem ser mantidas, também, por questões de saúde. Mas será que sabe quais os cuidados específicos que deve ter com a pele masculina?

Pele masculina e feminina: o que as diferencia?

Numa entrevista à revista da American Academy of Dermatology (AAD), Ivan Camacho, professor de dermatologia em Miami, refere que, “no passado, talvez se tenha pensado que pele é pele e, portanto, não há diferença entre tratar um paciente masculino ou feminino”. Mas, na verdade, não é bem assim. Segundo o especialista, “existem importantes diferenças biológicas entre a pele dos homens e das mulheres”.

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Women’s Dermatology, a pele masculina é cerca de 10% a 20% mais espessa do que a feminina. Por esse motivo, as rugas tendem a ser mais profundas e salientes, ainda que possam aparecer mais tardiamente. Devido à maior quantidade de glândulas sebáceas, os homens costumam ter uma pele mais oleosa e, por isso, mais propensa a problemas como acne ou poros dilatados. Desta forma, é importante que utilizem produtos especificamente desenvolvidos para a pele masculina, que contêm menos óleos.

Por outro lado, a pele dos homens é frequentemente submetida a um tipo particular de stress, provocado pela ação de barbear. Esta rotina pode ser destrutiva para o filme hidrolipídico , provocando uma maior secura e vermelhidão. Se a este fator adicionarmos os efeitos nefastos do stress ou da exposição ao sol, passa a ser ainda mais evidente que a pele masculina, especialmente a do rosto, necessita de uma rotina de cuidados diários, que deve ser reforçada na fase crítica do pós-verão.

Quais os cuidados que devem ser tidos com a pele masculina?

Num artigo da AAD, o dermatologista Anthony Rossi elenca um conjunto de cuidados a ter com a pele masculina:

 

 

Lavar o rosto diariamente e após o exercício físico com um gel de limpeza e água morna

 

 

Utilizar protetor solar sempre que sai à rua, de forma a proteger a pele e a retardar o envelhecimento

 

 

Usar um gel ou espuma de barbear hidratante e fazer a barba no sentido do crescimento do pelo

 

Utilizar diariamente um hidratante para o rosto.

A fórmula do creme anti-idade para rosto Q10 Power, da Cien Men, foi concebida para responder às necessidades especiais da pele masculina. Este hidratante ajudará a reduzir a fadiga a que a pele está sujeita, revitalizando-a e prevenindo o aparecimento de marcas de envelhecimento.

Pequenos cuidados diários podem mesmo fazer toda a diferença no momento de garantir uma pele saudável, jovem e bonita. Aposte nos melhores rituais de beleza com os produtos Cien Men, desenvolvidos a pensar nas especificidades da pele masculina.

Hidratação para Homem Cien

Mais para descobrir, todos os dias