Quatro conselhos para hidratar o cabelo

Se as paredes dos cabeleireiros pudessem falar, teriam certamente muitas histórias para contar sobre a quantidade de pessoas que lá chegam com o mesmo drama por resolver: como hidratar o cabelo seco, eriçado, desidratado e com pontas espigadas? Este problema acaba por ser quase inevitável, até porque são várias as agressões a que o cabelo está sujeito no dia a dia. Falamos da sujeição a calor em demasia (utilização de pranchas de alisamento e de secador), do uso de produtos inadequados, da fricção do cabelo com a roupa e com a almofada ou da exposição ao sol, ao vento e à poluição. Face a isto, torna-se indispensável hidratar o cabelo para o manter saudável, brilhante, sedoso e macio.

A importância de hidratar o cabelo

A Madalena* parecia condenada a viver com o problema do aspeto desagradável do seu cabelo. Por mais que tentasse, o cabelo mantinha, teimosamente, um aspeto baço e quebradiço. Mas mantinha sempre em mente que os melhores cuidados capilares não devem ser adotados apenas por uma questão de vaidade, uma vez que o cabelo espelha o nosso estado de saúde, higiene e equilíbrio alimentar. Por esse motivo, foi sempre prestando especial atenção às rotinas de hidratação do cabelo, adotadas pelas mulheres da família que vivem à sua volta. Como todas elas têm cabelos com características e necessidades diferentes - umas têm cabelo pintado, outras cabelo volumoso ou cabelo bastante oleoso - conseguiu reunir várias regras importantes para hidratar o cabelo.

Conselhos para uma hidratação profunda do cabelo

Depois de reunir as melhores dicas, a Madalena percebeu que a tarefa (aparentemente hercúlea) de manter o aspeto saudável do cabelo é mais simples do que tinha imaginado. Basta seguir algumas regras para manter o cabelo nutrido e hidratado:

  • Ao contrário do que se poderá pensar, as lavagens muito frequentes do cabelo podem secar o couro cabeludo, impedindo que a sua raíz produza sebo natural suficiente para o manter hidratado. Para além disso, ao lavar o cabelo, não deve utilizar água demasiado quente. Opte antes pela água morna ou fria. Procure escolher, ainda, os produtos ideais para o seu tipo de cabelo, considerando sempre se é natural ou pintado, liso ou encaracolado, por exemplo.
  • Um passo que não pode, mesmo, dispensar para hidratar os fios capilares é a aplicação regular (pelo menos, duas vezes por semana) de uma máscara de hidratação profunda. Com a sua fórmula especial com provitamina B5 e queratina, a Máscara de Cabelo Hidrata e Protege da Cien tem uma função reparadora, para um cabelo mais brilhante, macio e sem nós. Deve usá-la após o banho e aplicá-la da metade do cabelo até às pontas - as raízes têm outras necessidades específicas. Utilize um pente de dentes largos para distribuir a máscara uniformemente. Deixe atuar durante três minutos ou enquanto aplica o gel de banho no corpo.
  • Os acessórios de styling (alisador, secador, modelador, etc.) podem atingir temperaturas de 200ºC, danificando a estrutura capilar. Aquando da sua utilização deve optar por aplicar um protetor térmico, como o Spray Protetor de Calor da Cien. Deve, ainda, ter cuidado com a temperatura do secador, procurando mantê-lo a uma distância mínima de cerca de 20 centímetros do cabelo.
  • Mantenha uma dieta rica em proteína magra, verduras, fruta, ómega 3 e magnésio. Beba, pelo menos, 1,5 litros de água por dia, para manter o organismo sempre hidratado.

*nome fictício de um testemunho real.

Hidratantes para o cabelo Cien

Mais para descobrir, todos os dias