Crianças: Guia de cuidados a ter com o sol

Dia de sol e a família decide ir à praia. Quem tem filhos, sabe bem como é o calvário das manhãs: o pequeno-almoço que nunca mais se despacha, brinquedos e fatos de banho em parte incerta, a carga que parece mais adequada para um camião TIR. Com mais ou menos drama, tudo se vai resolvendo. Mas há um ponto que convém nunca descurar - os cuidados a ter com o sol.

O protetor solar é indispensável e deve ser colocado ainda antes das crianças saírem de casa. Pode não ser o momento preferido das manhãs dos mais pequenos, mas é a melhor forma de garantir que estes estarão protegidos.

Qual a regra para aplicar o protetor?

Chegados ao areal, já sabemos que é difícil agarrá-los. Os chinelos e as t-shirts voam e, entre banhos e brincadeiras, é difícil convencê-los a voltar a colocar o protetor solar. Mas essa é uma regra fundamental. É que, entre banhos e transpiração, mesmo os produtos à prova de água vão perdendo eficácia. Por isso, nos cuidados a ter com o sol, é importante reforçar a aplicação do protetor. A Direção-Geral de Saúde recomenda que, quando se está exposto ao sol, o protetor seja aplicado de duas em duas horas.

Para facilitar o processo, uma boa alternativa é usar o Cien Sun Spray Leite Solar Infantil. Um spray fácil de aplicar, que é absorvido mais rapidamente, sem o desconforto de sentir a pele a colar.  

Que proteção escolher: FPS 30 ou 50?

Em primeiro lugar, um bom protetor deve prevenir a ação dos Raios UVB (que podem causar queimaduras e lesões graves na pele), mas também a dos Raios UVA (associados ao aparecimento de rugas e ao envelhecimento cutâneo).

Depois, tem de olhar para o Fator de Proteção Solar (FPS). Quando se usa um protetor de fator 30, isso quer dizer que a pele demora 30 vezes mais tempo a ficar vermelha devido à exposição solar, do que se não estivesse protegida. A taxa de proteção contra raios UV é de 97%. Já o FPS 50 garante 98% de cobertura, o que faz com que sejam recomendados para as crianças protetores com FPS 50 ou acima disso (50+), caso do Cien Sun Creme Solar Infantil.

Quais as horas mais perigosas?

Mesmo usando protetores 50 ou 50+, isso não exclui a necessidade de se proteger nas horas de maior calor ou de reforçar a aplicação ao longo do dia.

Para saber a hora de sair da praia nem precisa de relógio, só precisa de seguir uma regra muito simples: se a sombra é mais pequena que o tamanho do corpo, é melhor sair da praia.  Entre as 11h30 e as 16h30, o índice de radiação ultravioleta é mais elevado e a exposição ao sol torna-se mais perigosa.

Que outros cuidados deve ter com o sol?

Na praia, o sol vem de todos os lados e, para além do protetor solar, é preciso redobrar os cuidados quando vai para a praia com crianças. Deve levar:

●    Óculos de sol
●    Chapéus
●    Camisola de algodão de mangas compridas e calças leves para crianças com menos de três anos, que devem evitar a exposição direta ao sol.
●    Guarda-sol. Atenção às tendas de praia, porque o calor pode provocar o efeito de estufa.
●    Fruta, sumos e muita água, porque a exposição solar aumenta a desidratação.

Protetores Solares Infantis

Mais para descobrir, todos os dias