Como é que a sua Alimentação pode ajudar no Reforço da Imunidade?

| Artigo escrito pela nutricionista Mariana Abecasis 

 

 

 

Outono é tipicamente a época das constipações, e num ano em que o reforço da imunidade é mais importante do que nunca, é fundamental cuidarmos da nossa alimentação. É certo que não há alimentos milagrosos que nos tornam imunes às doenças, às gripes e aos vírus, contudo focarmo-nos numa alimentação saudável, que equilibra e fortalece o nosso organismo é importante para o reforço no nosso sistema imunitário.

 

Se conseguirmos pôr em prática algumas simples regras, vamos sentir-nos melhor não só física, mas também psicologicamente

Uma Alimentação que ajude no Reforço da Imunidade deve ter:

  • Fruta Fresca, Verduras e Legumes

    Inclua na alimentação diária alimentos ricos em vitaminas e minerais, como fruta fresca, legumes, sopas e saladas– estes são ricos em anti-oxidantes naturais, substâncias que são os principais responsáveis pela defesa do nosso organismo e das nossas células.

  • Sopa

    Mantenha o hábito da sopa! A sopa de legumes, tão tipicamente portuguesa, é um dos hábitos mais saudáveis da nossa cultura e que deve ser mantido! Apenas um prato de sopa por dia permite-nos atingir, praticamente, as necessidades em legumes e fibra diárias, sendo um auxiliar poderoso no equilíbrio e fortalecimento do nosso organismo.

  • Não esqueça a vitamina C!

    A vitamina C é um dos nutrientes mais associados ao reforço do sistema imunitário. Contribui para a prevenção de gripes e constipações e fortalece a imunidade. Assim deve fazer parte da nossa alimentação diária. Boas fontes são: laranja, tangerina, limão, kiwi, papaia, couves, grelos e brócolos.

  • Alimentos Reais

    Opte o mais possível por alimentos reais e evite os alimentos processados. Devemos basear o mais possível a nossa alimentação em alimentos reais pois são eles que realmente fornecem os nutrientes necessários ao nosso organismo, ou seja, que realmente nos nutrem.  Alimentos reais são aqueles que consumimos tal como eles se encontram na natureza: fruta fresca, legumes, carne, peixe, marisco, ovos, bagas, sementes, cereais ao natural, leguminosas, tubérculos, leite e ervas aromáticas. Já os alimentos processados apresentam aditivos artificiais e são muitas vezes considerados calorias vazias – ou seja apresentam uma alta densidade calórica, mas sem que estas calorias tenham interesse nutricional (ricos em calorias, mas não em nutrientes). Além de que estes processados tendem a ser ricos em gorduras de pior qualidade, que têm um efeito pró-inflamatório no nosso organismo. Assim sendo, o seu consumo regular faz com que os nosso organismo entre num processo de inflamação crónica que é prejudicial.

  • Gorduras de boa qualidade

    Escolha criteriosamente o tipo de gordura da sua alimentação.  Tal como visto anteriormente gorduras de má qualidade podem ter um efeito inflamatório no nosso organismo. E por outro lado, gorduras de boa qualidade podem ter um efeito anti-infamatório. Assim é fundamental escolher alimentos compostos por gorduras boas, como gorduras polinsaturadas e ómega 3. Alimentos como abacate, azeite, frutos secos oleaginosas, peixe e óleos de peixe são ricos em ácidos gordos essenciais ómega 3. Este tem um efeito anti-inflamatório no nosso organismo, por isso favorece o correto funcionamento do mesmo.

  • Água

    Não esqueça a hidratação! Com o dia a dia corrido, muitas vezes a ingestão de líquidos fica esquecida. Contudo não devemos descuidar a hidratação! Fundamental para o equilíbrio do nosso organismo no geral e imprescindível num quadro de doença, devemos fazer por beber 1,5 a 2 l de água por dia. Se tem dificuldade em beber água, os infusões, tisanas e chás podem ser igualmente uma boa opção.

  • Chá verde - Um pontente anti-oxidante!

    O chá verde ou matcha é desde há séculos considerado um dos alimentos mais ricos em anti-oxidantes. Por este motivo, beber uma chávena de chá verde por dia, pode ter um efeito benéfico no reforço do nosso sistema imunitário. (Contudo se sofre de hipertensão ou distúrbios do sono deve evitar o seu consumo, uma vez que tem um efeito excitante no organismo).

  • E no final manter-se ativo!

    Fundamental para a saúde física e psicológica, procure fazer alguma atividade física. Isso vai ajudar a fortalecer não só a parte física, como é também um auxiliar precioso na gestão de humor, stress e ansiedade (fatores que indiretamente têm um poderoso impacto na nossa saúde).

 

Procure ter uma base equilibrada, mas sem fundamentalismos!

Desde que a exceção e não a regra, fazer um disparate de vez em quando, também é saudável e faz bem ao corpo e à mente.

 

 

Se gostou deste conteúdo sugerimos que leia também: As vantagens dos alimentos biológicos

MAIS PARA DESCOBRIR TODOS OS DIAS