O que sabemos até ao momento sobre o pós-COVID-19?

O novo coronavírus mudou a nossa vida e está a redesenhar o nosso mundo. Por mais que se fale de um regresso ao normal, nada voltará a ser como era — pelo menos, num futuro próximo. O que esperar, então, dos próximos tempos? Já se pode falar em pós-COVID-19? Como podemos, e devemos, viver esta nova normalidade? Fique a conhecer o que se sabe até agora.

PÓS-COVID-19: UM COMBATE QUE DEPENDE DE TODOS

O pós-COVID-19 é o período de pós-pandemia pelo qual todos ansiamos. Mas ainda é difícil de falar dele. Devido à imprevisibilidade que, desde o início, este contexto pandémico demonstra ter, os especialistas e as autoridades de saúde preferem não fazer previsões. Mesmo assim, houve notícias animadoras nos últimos tempos.

A alta taxa de vacinação no nosso país permitiu que começássemos a retomar uma certa normalidade e a vacina parece estar a proteger as pessoas de terem sintomas graves na quinta vaga da pandemia. Nesse sentido, a Direção-Geral da Saúde fez uma revisão do período de isolamento para os casos positivos e contacto de risco, e o Governo atualizou as medidas de controlo. Além disso, a Agência Europeia do Medicamento está a avaliar a comercialização de um comprimido antiviral para a COVID-19, que pode ajudar a marcar a diferença neste combate. 

Compras Pós-Covid

Mas o trabalho continua a ser de todos. Para evitar a infeção, para nos protegermos das novas variantes e para nos mantermos na direção do pós-COVID-19 (ou, melhor, pós-pandemia), devemos continuar a ter determinados cuidados, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a lavagem frequente e correta das mãos. Recomenda-se também que, mesmo vacinados, nos testemos regularmente.

CONVIVER COM A COVID-19: NOVOS HÁBITOS, NOVA ERA

As nossas rotinas estão diferentes. Os nossos critérios de segurança também. E até a nossa forma de interagir com quem nos rodeia se alterou. O mundo depois da pandemia não é o mesmo, e nós também não.

De acordo com a MarketWatch, há tendências que serão incontornáveis devido à influência do novo coronavírus, e que certamente permanecerão no pós-COVID-19. Por exemplo, os padrões de exigência com a limpeza e desinfeção dos espaços que frequentamos passarão a ser muito superiores. Da mesma forma, o teletrabalho, as máscaras e as compras online, entre outras, parecem ter vindo para ficar.

Teletrabalho Pós-Covid

No entanto, importa não esquecer que o isolamento afeta o equilíbrio emocional, pelo que deve ser evitado sempre que possível. Neste quadro, é essencial que as pessoas estejam atentas à sua saúde mental, procurando cultivar espaço para usufruir de momentos de descontração e contacto com a natureza.

Os tempos que se seguem continuarão a trazer muitos desafios para todos. Por isso, para que o período de pós-pandemia não fique cada vez mais longe, é altura de olharmos uns pelos outros, de reforçar laços e de adotar novos hábitos. Seja um agente de saúde pública.

MAIS PARA DESCOBRIR