Guia completo para uma festa de Natal mais sustentável

Festa de Natal rima com aconchego, família e sorrisos rasgados. Contudo, infelizmente são muitas as vezes em que rima também com consumismo desenfreado e poluição. O desmedido desperdício de comida e de embalagens de plástico, por exemplo, gera um impacto altamente destrutivo no meio ambiente. Mas não tem de ser assim. É possível viver a magia do Natal de modo mais sustentável. Veja as dicas que temos para si!

Como organizar uma festa de Natal ecológica?

Atualmente, a humanidade gasta por ano os recursos naturais equivalentes a 1,6 planetas Terra. É, pois, cada vez mais urgente inverter este rumo. No Natal, época de grande consumo, esta missão ganha contornos de ainda maior importância. É viável fazer uma festa de Natal mais ecológica sem para isso ter de dispensar as adoradas sobremesas ou a visita do Pai Natal. Afinal, o segredo está nas escolhas inteligentes!

Árvore de Natal sustentável

Árvore de Natal sustentável

Nesta quadra, a árvore de Natal é um elemento decorativo central na casa de grande parte das famílias. Contudo, é essencial, aquando da escolha, ter em conta algumas preocupações:

  • Se tiver uma árvore artificial em casa, reutilize-a o número de vezes que for possível;
  • Se pretende um pinheiro natural, alugue ou compre uma árvore autóctone em vaso, num viveiro legal. Deste modo, poderá plantá-la em solo a seguir;
  • Pode usar como árvore um ramo proveniente de podas responsáveis;
  • Com alguma dose de criatividade, pode fazer uma árvore de Natal personalizada com objetos que tenha à mão: experimente fazer uma pirâmide de livros ou aplicar alguns ramos decorados na parede em forma de pinheiro.
Dicas de decoração ecológica

Dicas de decoração ecológica

Outro dos pontos cruciais a ter em conta na organização de uma celebração de Natal amiga do ambiente é a decoração. Quanto à iluminação, é imprescindível que utilize tecnologia de baixo consumo energético, zelando assim pela saúde do planeta e da sua carteira. Além disso, deve desligar as luzes sempre que não estiver ninguém em casa.

 

No que diz respeito aos apontamentos decorativos, o melhor conselho é que junte a família à volta da mesa com alguns materiais reutilizados ou naturais, como raminhos ou pinhas. Depois, é só deixar que os talentos da casa despertem para o espírito natalício

Presentes sustentáveis para o Natal

Presentes sustentáveis para o Natal

Com o consumismo desenfreado a que somos estimulados nesta época, pode ser difícil fazer escolhas ponderadas e sustentáveis para as prendas a oferecer na festa de Natal. Ainda assim, deve ter em conta que a escolha responsável de um presente pode fazer toda a diferença. Opte sempre por produtos duráveis, úteis e educativos. Para as crianças, o mundo dos brinquedos de madeira pode ser a opção perfeita.

 

No que diz respeito aos embrulhos, uma das principais fontes de poluição da festa de Natal, utilize o papel de revistas ou então aventure-se no universo do furoshiki, a arte japonesa de embrulhar com tecido

À mesa

À mesa

O banquete da festa de Natal é sempre bem recheado e delicioso. Contudo, tenha cuidado com o desperdício e a escolha dos produtos. Além da moderação exigida no momento de ir às compras, é crucial que privilegie os produtos regionais ou nacionais e de produção biológica e justa. Por isso, deve prestar atenção aos produtos com certificação ambiental e social.

No caso dos chocolates, protagonistas indiscutíveis de qualquer mesa de Natal, pode procurar os produtos com a certificação UTZ, que garante que a realização do processo de produção segue rigorosas normas que asseguram a justiça das condições de trabalho e a proteção do meio ambiente. No Lidl, todos os chocolates Favorina são certificados por esta entidade independente.

Este ano, invista numa festa de Natal com metade do desperdício e do impacto ambiental. No final, verá que daí se obtém o dobro da magia e da felicidade. Viva esta quadra responsavelmente, com o Lidl!

MAIS A DESCOBRIR