Por favor, escolha uma loja Lidl para ver todas as ofertas disponíveis nessa zona.
A solidão não é um sentimento novo, mas ninguém duvida de que com a pandemia da Covid-19 se agravou. Tivemos de aprender uma nova forma de estar com quem mais gostamos, evitando contactos físicos e mantendo o distanciamento. Agora que foram tomadas medidas para um novo confinamento em Portugal que nos pedem mais restrições, é natural sentir-se sozinho e cansado. Devemos, portanto, encontrar respostas urgentes para como aprender a lidar com a solidão nestes tempos que vivemos. Nós ajudamos.
Sabemos que a solidão é prejudicial para a saúde e que, além de condições mentais, pode aumentar o risco de doenças físicas na mesma medida que a obesidade ou o tabagismo. Assim, cada vez mais é necessário saber como aprender a lidar com a solidão. De modo geral, alguns dos conselhos dos psicólogos – e que devem ser adaptados ao novo contexto, mantendo a devida segurança para evitar contágios – são:
Neste contexto, à solidão acresce a ansiedade de não poder manter algumas rotinas de que gostava. Por isso, além de manter o contacto por via digital e não se isolar, é importante aproveitar para se dedicar a si, à sua própria companhia e ao que realmente gosta. Veja as nossas dicas:
Dedicarmo-nos aos outros pode ser um verdadeiro bálsamo para o nosso bem-estar. Assim, existem pequenos passos que pode dar sem descurar a sua proteção:
Embora não seja o mesmo, a tecnologia facilita o contacto à distância. Por exemplo:
E não fazer absolutamente nada? Parece uma opção descabida, mas é muito necessária. Ou melhor: não ter a pressão de só fazer coisas produtivas e com um objetivo. Portanto, aproveite para descansar ou ver aquele programa que é um “guilty pleasure”. Às vezes, só precisamos mesmo de parar um pouco e apreciar estarmos sozinhos.
Neste contexto de pandemia e isolamento, é natural sentir tristeza, raiva, desânimo, ansiedade, angústia, independentemente da idade. Por isso, aceite e tente não pensar demasiado, faça atividades de que goste e desfrute da sua própria companhia. É menos complicado saber como aprender a lidar com a solidão e aproveitar o tempo sozinhos se estivermos confortáveis connosco. Além disso, não hesite em pedir ajuda e consultar um profissional se considerar necessário.
Acima de tudo, mantenha-se protegido, não descuide o seu bem-estar físico e emocional, e informe-se de forma fidedigna, sem cair num desespero informativo. Podem ser tempos complicados, mas juntos podemos torná-los um pouco mais empáticos, solidários e leves para todos.