Quarto do bebé

Para que o seu bebé se sinta seguro e protegido desde o primeiro momento, o seu quarto deve ser um local bem iluminado e simpático. Escolha cores suaves e evite cores muito vivas.

Organize o quarto do bebé de forma a ficar acolhedor e prático

Os sentidos do seu bebé desenvolvem-se lentamente e não devem ser sobrecarregados com padrões complexos e muitos desenhos. Como o recém-nascido passa grande parte do seu tempo deitado com os olhos virados para o teto é uma boa ideia decorá-lo com autocolantes ou motivos. Os móbiles ou os projetores de luz instigam a curiosidade do bebé.

  • A alcatifa é a opção mais acolhedora para o chão.
  • O soalho de madeira e laminado é mais fácil de limpar e pode torná-lo mais agradável e confortável com carpetes de pelo curto, almofadas e pequenos tapetes.
  • É importante poder baixar a intensidade da luz no quarto do bebé.
  • As luzes de presença oferecem um ambiente acolhedor e o bebé sente-se descontraído e protegido.

A cama de grades certa

Nos primeiros tempos, a cama de grades é a última peça de mobiliário a entrar no quarto. O berço é uma peça clássica. Pode escolher entre um berço de baloiço, um berço pendurado ou suspenso.
A alcofa também é uma pequena cama tradicional. Os chamados berços Babybay são uma invenção prática. Permite a proximidade com o seu bebé sem obrigar o casal a dormir apertado na mesma cama.
Alguns meses mais tarde, será a altura do bebé dormir na própria cama no seu quarto. A maioria dos berços é fácil de ajustar e alterar e proporcionam um oásis de descanso ainda durante muito tempo.

 

Qual é o melhor tipo de mobiliário?

Comece pelo berço, o móvel ou a unidade muda fraldas e um pequeno espaço para guardar as roupas de bebé. Os bebés crescem rapidamente, pelo que deve pensar a longo prazo quando estiver a planear o quarto. Uma tendência popular são os móveis que crescem com o bebé.  
Faça o seguinte com o móvel muda-fraldas: Ajuste a altura de forma a poder manter a postura direita. Em alternativa, para economia de espaço, monte uma tábua ou mesa de parede. Como pode ser recolhida, ocupa muito pouco espaço. O muda-fraldas é muito cómodo e até cabe no carro.
 

 

Estas unidades ou móveis têm ainda a vantagem de, quando deixarem de servir o seu propósito original, poderem ser utilizados como móveis para a casa. Todos os acessórios para a mudança de fraldas encontram-se à mão e arrumados nas gavetas.
O resguardo permite ao seu “super-bebé” deitar-se numa superfície macia e confortável. Dê preferência às capas amovíveis e laváveis. A lâmpada de aquecimento mantém o corpinho nu quentinho. O móbil por cima do muda-fraldas mantém-no entretido enquanto estiver a trocar a fralda.

Descubra mais ofertas