Certamente já olhou com desconfiança para as arcas do supermercado onde se pode encontrar o peixe congelado e embalado. Fique descansado, este é um erro bastante frequente. Mas já pensou que estes produtos, tratados à luz de um rigoroso conjunto de regras e padrões de excelência, podem ser mais seguros e trazer uma maior qualidade e frescura à sua mesa? Ainda tem dúvidas? Nós explicamos-lhe tudo.
Por hábito, os consumidores portugueses costumam depositar uma maior confiança nos produtos vendidos ao balcão. O peixe não é diferente. Porém, ao contrário daquilo que poderá ser a intuição mais comum, os produtos frescos que aí são vendidos não são garantia de maior qualidade e segurança.
O peixe fresco embalado pode ser uma melhor solução para a sua lista de compras. Isto porque todo o processo de embalamento é realizado num ambiente controlado. Os procedimentos rígidos que marcam a viagem destes produtos até à loja protegem-nos de qualquer tipo de contaminação, para que possa chegar à sua casa com a máxima segurança. No entanto, por se tratar de peixe fresco, tem de ser consumido num curto espaço de tempo. Mas não se preocupe, também temos solução para esse problema.
A frescura de um peixe depende diretamente do tempo decorrido entre o momento da pesca e a chegada ao consumidor final. Assim, o peixe vendido como sendo fresco pode já ter feito um longo percurso, passando do barco para a lota e daí para os balcões dos supermercados. Este processo, que pode envolver vários dias, espelhar-se-á na perda de sabor e do perfil nutricional original.
Ora, segundo um estudo da National Fish and Wildlife Foundation, a estrutura celular do peixe congelado apresenta uma qualidade três vezes superior à dos produtos frescos. Quando o pescado é ultracongelado em alto mar é sujeito a temperaturas de -30ºC a -50ºC. Este processo, efetuado com rapidez e eficácia no momento da captura, permite preservar toda a frescura e as características essenciais do alimento por muito mais tempo.
Quando a ultracongelação é bem feita em alto mar, o pescado conservará a sua textura, o seu cheiro, sabor e valor nutricional . Deste modo, poderá usufruir da máxima frescura do peixe à sua mesa.
As temperaturas muito baixas, como as altas, esterilizam os alimentos. O congelamento do peixe elimina possíveis toxinas. Além disso, o peixe embalado está mais protegido de contaminações.
O peixe congelado ajudá-lo-á a reduzir o desperdício alimentar. Além de não precisar de ser cortado e preparado, pode utilizar apenas a quantidade de que necessita.
Peixe fresco todo o ano, sim, mas pescado na sua época: esta é uma regra fundamental para a sustentabilidade dos oceanos. O peixe congelado torna-o possível.
No Lidl, acreditamos que todos os nossos passos devem ser norteados por dois objetivos basilares: dar o melhor pelos nossos clientes e pelo planeta. Desta maneira, damos sempre preferência ao pescado de captura selvagem e sustentável.
Grande parte dos peixes da marca Ocean Sea, bem como todo o bacalhau da marca Três Velas — de maturação e cura nacional —, detém o selo Marine Stewardship Council (MSC). A certificação desta reconhecida organização sem fins lucrativos, cujo trabalho visa garantir que os mares continuam repletos de vida, apenas é atribuída aos produtos que cumprem escrupulosamente os rigorosos Padrões MSC de pesca sustentável.
Enquanto mediadores entre produtores, fornecedores e cliente, procuramos promover uma utilização responsável dos produtos do mar. Assim, temos o orgulho de saber que, quando encontrar o nosso peixe congelado e embalado, poderá certificar-se de que, além da sua qualidade nutricional e frescura imbatíveis, este produto respeita o precioso equilíbrio do ambiente marinho.