Lembra-se de quando brincava ao faz de conta e podia ser o que quisesse?

O Carnaval é a desculpa perfeita para reviver esse espírito. Por isso, junte as crianças e os amigos e organizem uma festa de máscaras.

Para ajudar, damos algumas sugestões de fatos de Carnaval, de decorações e de menus divertidos.

Máscaras e fatos de Carnaval

Do tradicional ao insólito, este é o momento de se tornarem no que quiserem. É só dar largas à imaginação. 

Fatos de Carnaval

Disfarces Clássicos

Uma máscara clássica é sempre boa ideia. Afinal, numa festa não podem faltar palhaços, princesas e heróis, como a Elsa do filme Frozen, o Homem-Aranha, o Homem de Ferro ou o Capitão América.

Fatos de Carnaval originais

Animais, figuras míticas, personagens das histórias favoritas dos miúdos e graúdos – vale tudo, desde que seja divertido. Por exemplo, que tal transformar a sua filha num gato ou num unicórnio? De certeza que será um sucesso. Outra ideia: junte a família para uma máscara temática.

Máscaras simples para todas as idades

Para se mascarar, não precisa de recorrer a fatos de Carnaval elaborados. Perucas, pinturas de Carnaval e uma espada podem transformar qualquer pessoa num ninja, cavaleiro ou pirata. Se não gostar muito de se disfarçar, mas não quiser fugir ao espírito da festa, assegure um toque de humor com uns óculos festivos.

Decoração de Carnaval

A primeira decisão: a festa será temática ou geral? Depois de escolher, enfeite a casa com itens típicos desse tema. 

Decoração carnaval

Decoração de Carnaval para o interior

Da mesa às paredes, é possível adornar tudo. Pendure balões e serpentinas nas paredes e candeeiros. Para as janelas, inspire-se nos fatos de Carnaval da sua família para recortar figuras em cartolina. E que tal fazer cortinados com gravatas ou tiras de papel? De resto, aproveite todas as peças coloridas de que se lembrar: almofadas, toalhas de mesa, loiça. O melhor é que não têm de combinar.

Decoração de Carnaval para o jardim

Se tiver um jardim, é obrigatório incluir uma pinhata (ou várias!) e ter confetti à disposição. Também pode atar tiras de tecido ou balões às cadeiras e às árvores. Nos vasos, coloque palitos com fitas ou com desenhos em papel. Da mesma forma, pedras pintadas, almofadas e copos coloridos darão um toque festivo ao seu jardim.

Lembranças

À chegada, entregue uns óculos festivos ou um saquinho com objetos típicos: confetti, serpentinas e línguas de sogra. Assim, pode usar durante a festa. Caso prefira oferecer aos convidados uma lembrança à saída, um saco com doces variados é um miminho delicioso.

Acima de tudo, uma boa festa de Carnaval tem de ser animada. Afinal, o objetivo é ter uma desculpa para se divertir com a família e os amigos. Não tenha medo de arriscar e fazer algo diferente. É Carnaval e ninguém leva a mal.

Quer mais ideias para uma festa de Carnaval deliciosa? Veja as nossas receitas.

Descubra mais