essenciais para plantar

Nesta página explicamos-lhe algumas regras essenciais para plantar e ter a suas plantas sempre saudáveis e bonitas.

Pouco espaço? Tem uma varanda ou o parapeito da janela?  

 

Então, terá de dispersar as plantas por pequenos vasos. Há, no entanto, algumas exigências:

  • A terra deve ser leve e rica em nutrientes, recorrendo a adubo, se necessário;
  • O local tem de dispor de luz do sol direta e indireta, para que seja possível adequar a exposição solar a cada tipo de planta;
  • É imperativo respeitar a necessidade de água de cada espécie, nem que para isso tenha de instalar um pequeno sistema de rega gota-a-gota.

Mudar de Vaso – Como fazê-lo?

Regras para plantar - Mudar de Vaso

Deve mudar o vaso das plantas de interior a cada ano e meio, porque as raízes crescem e o substrato perde as suas qualidades originais.

Quando realizar a mudança de vaso, tente remover todos os vestígios da terra anterior, de modo a que a planta beneficie dos nutrientes do novo substrato. 

O momento perfeito para fazer o transplante de plantas entre vasos é durante a primavera, já que é um tempo de descanso para as plantas.

Regar Plantas – Como fazê-lo?

Regras para plantar - Regar

Molhe a superfície da terra em vaso e deixe escorrer o excesso de água durante alguns minutos. Toque regularmente no solo, à medida que vai ficando mais seco. Quando for impossível detetar a presença de água, a terra está então seca ao tocar e deve ser regada.

A maneira a mais prática de regar é mergulhar o vaso num balde de água durante cerca de uma meia hora, deixar escorrer o excesso e colocar depois a planta no lugar.

Terra para Plantas – O que usar?

Regras para plantar - Terra

O substrato universal, como o nome indica, é terra para plantar adequada para a maioria dos cultivos, tanto em interior como em exterior, seja para cultivos hortícolas e ornamentais.

Um substrato de origem biológica é uma boa solução, por ser enriquecido apenas com adubo vegetal e por respeitar o meio ambiente.

A terra para plantar deve conter uma grande quantidade de nutrientes de modo a que as plantas estejam bem alimentadas, não deve ser excessivamente compacta para as raízes se expandirem, deve reter a humidade enquanto deixa circular os excessos de água para o fundo, e, acima de tudo, deve ser adequada a cada tipo de planta.

descobrir mais