Quais as flores de outono que vão dar vida ao seu jardim?

As temperaturas estão mais amenas, os dias vão ficando mais curtos e as primeiras folhas douradas já agasalham o chão. Pois é, o verão acabou e toda a flora à nossa volta começa a encher-se das cores e dos cheiros de uma nova estação. Por isso, para quem tem jardim, é essencial saber que cuidados deve ter e quais as flores de outono a plantar para garantir que esse espaço continua saudável, viçoso e colorido.

Cuidados a ter com o seu jardim nesta altura

Manter um jardim bonito implica cuidados durante o ano todo. Porém, cada estação tem os seus desafios. No caso do outono e inverno, os obstáculos maiores são a falta de luz solar e as temperaturas baixas. Portanto, antes de escolher quais as flores de outono que quer plantar, saiba como preparar e atender ao seu jardim nesta época do ano.

  • Limpar

    Não há dúvida de que as folhas castanhas, vermelhas e amarelas são o ex libris da estação. Contudo, não convém deixar que enfeitem o seu jardim. Ou seja, é importante fazer uma limpeza regular para assegurar que a relva recebe luz e não ganha musgo.

  • Cortar

    No mesmo sentido, deve podar os arbustos, as sebes e as trepadeiras. Não corte demasiado, é apenas para desbastar e livrar-se de folhas amarelas e esburacadas, bem como de ramos murchos. Dessa forma, as plantas vão conseguir respirar melhor e receber alguma luz, evitando que ganhem humidade e que apodreçam. E não se esqueça de arrancar as ervas daninhas.

  • Adubar

    Embora não seja obrigatório nem haja tanta necessidade como noutras estações, pode fazê-lo no início do outono. Afinal, é uma forma de disponibilizar nutrientes para as plantas e reforçar a relva e a terra. Para isso, deve revirar a terra de cultivo, ajudando-a a respirar, e usar um fertilizante próprio de outono, orgânico e de atuação lenta.

  • Regar

    Cuidado para não apodrecer as raízes. Nesta altura, as temperaturas estão mais baixas, começam as chuvas e a necessidade de água não é tanta. Evite, por isso, regar em excesso e também durante o período da noite.

Quais as flores de outono e os vegetais que pode plantar

O outono é uma boa altura para plantar, pois o solo ainda está quente e começam as primeiras chuvas. No entanto, é preciso selecionar com atenção as plantas da época, tal como escolher locais que recebam bastante luz e saber algumas regras essenciais.

 

Jardim

Além de perceber quais as flores de outono de que mais gosta e que merecem um lugar no seu jardim, pode também começar a preparar a primavera.

  • Para dar as boas-vindas à estação dourada, escolha, por exemplo, amores-perfeitos, prímulas e margaridas-inglesas.

  • Para colorir a primavera, pode já plantar alguns bolbos de tulipas, narcisos e jacintos.

  • Aproveite também para renovar o seu relvado.

Horta

Agora que já escolheu quais as flores de outono que vão fazer parte do seu jardim, porque não fazer uma pequena horta? Damos algumas ideias:

  • Cultive vegetais que tornem os seus pratos mais saudáveis, como alface, rúcula ou cebolinho.

  • Coloque num vaso ervas aromáticas, como salsa, salva e hortelã-pimenta, que pode mais tarde transplantar para a horta.

  • Se tiver espaço, no final do outono plante árvores de fruto, como macieiras.

Além destes cuidados gerais, observe as suas plantas para perceber que necessidades vão tendo. E se ainda quiser outras ideias, que tal decorar o exterior com pedras, fazer um jardim interior ou aproveitar a diversidade e beleza das folhas outonais para ornamentar a casa? Não descuide o seu jardim nesta altura de mais frio, ele precisa de atenção o ano todo.

 

Se gostou deste conteúdo, sugerimos que leia também: Regras essenciais para plantar.

descobrir mais