Violeta, cor-de-rosa, amarelo. As cores que começam a surgir na natureza não deixam dúvidas: a primavera está mesmo a chegar. Por isso, se tem jardim, este é o momento de o preparar para receber a nova estação.

Como cuidar do jardim nesta altura do ano pode ser uma tarefa laboriosa, deixamos os passos fundamentais de que não se pode esquecer. Agora, é só calçar as luvas e colocar mãos à obra!

Limpar

 

Limpar

Em primeiro lugar, deve limpar o jardim. Com um ancinho, um aspirador ou um soprador de folhas, pode facilmente retirar os detritos que o outono e o inverno deixaram. Assim, evita fungos e parasitas. É também importante cortar a relva e arrancar as ervas daninhas, para que as flores tenham espaço para crescer.

Adubar

 

Adubar

Antes de semear, deve assegurar que as plantas de jardim têm nutrientes para crescer saudáveis. Assim, retire a camada superficial e substitua-a por substrato misturado com fertilizante, seja de compostos orgânicos ou adubo universal. Deve também remexer a terra, para a tornar mais solta e leve.

Podar

 

Podar

Se tem árvores, rosas ou arbustos, é altura de os podar. Não só servirá para controlar a forma das plantas, como também para as tornar mais saudáveis depois de cortar os ramos velhos, secos e frágeis. Além disso, permite que a luz solar passe melhor. Pode fazê-lo com uma tesoura ou com um apara-sebes elétrico.
 

Semear e plantar

 

Semear e plantar

Girassóis, cosmos, dálias, rosas e cravos são algumas das flores que podem colorir o seu jardim. Porém, antes de escolher, investigue quais se adaptam melhor ao clima mediterrânico. Perceba também em que zonas do jardim há mais luz solar e durante quantas horas, para adaptar as flores de primavera ao local. Depois, é só plantar.

Colher

 

Colher

Agora que sabe como cuidar do jardim e torná-lo mais fértil e bonito, chegou a altura de colher os frutos do seu trabalho. Seja para cozinhar ou para decorar, a primavera é uma excelente altura para apanhar plantas como a cebola e cebolinho ou flores como a tulipa serôdia, o narciso e a margarida.

Cuidar

 

Cuidar

Para garantir que o jardim se mantém colorido, o cuidado deve ser mantido durante todo o ano. Tenha especial atenção à rega, pois água a mais pode ser tão fatal como a menos. É preciso gerir de acordo com as necessidades de cada planta e ajustar segundo a temperatura. Uma ideia de rega sustentável, se tiver um lago ou tanque, será usar uma bomba de água residual.

 

Por fim, faça um diário para se lembrar sempre de como cuidar do jardim e registar em que dias regou, semeou ou limpou. Embora possa dar trabalho, ter um jardim cuidado e bonito é também muito compensador. Especialmente nesta altura da primavera, quando bastará olhar pela janela para ver todas cores de que é feita a natureza.

Aproveite também a primavera para apostar numa horta. Saiba aqui que plantas e vegetais pode semear nesta altura do ano: O que semear e plantar na Primavera.

DESCUBRA MAIS