Como organizar a casa em tempo de recolhimento

Trabalho, lazer e descanso, tudo no mesmo espaço. É esta a realidade a que temos de nos adaptar em época de recolhimento, e encontrar o equilíbrio pode ser uma tarefa complexa. Porém, é essencial para conseguir ser mais produtivo, descansar melhor e ter tempo para si. Como pode, então, organizar a casa para que o seu lar continue a ser o mais harmonioso possível? Deixamos algumas sugestões.

Trabalho

Se está em regime de teletrabalho, é muito importante designar, à partida, uma área para o efeito. Criar esta nova rotina ajudará o cérebro a ficar mais focado e permitirá que a família perceba quando está a trabalhar e não pode ser interrompido. 

Organizar casa quarentena_920x920

Para isso:

  • Prepare uma divisão que possa fazer as vezes de escritório. Se não tiver esse espaço, escolha uma zona do quarto ou da sala, com uma mesa ou secretária. Deve ser bem iluminado, ter uma temperatura agradável e ser silencioso, para evitar interrupções.
  • No caso de os dois membros do casal estarem em casa, podem partilhar o espaço desde que o trabalho de um não atrapalhe o do outro. Senão, sempre que possível, devem estar em lugares diferentes ou revezar os horários.
  • Se tiver filhos, deve organizar a casa para que também eles tenham uma área de estudo própria no quarto deles ou perto da sua. Pode ver mais dicas essenciais de como trabalhar em casa com crianças aqui.

Lazer

O lazer é fundamental para uma mente saudável. Por isso, não deve ser descurado e é necessário que esta área e este tempo sejam respeitados. Pequenas alterações na organização de uma casa podem fazer a diferença:

Organizar casa quarentena lidl lazer_920x920
  • Excetuando a área destinada a trabalho – se for o caso –, faça da sala um espaço de lazer e declare o sofá zona familiar interdita a tarefas. Só se autorizam filmes e séries, convívio, leitura, puzzles ou jogos.
  • Caso tenha espaço, aposte num canto de leitura. Um lugar sossegado, cómodo, reservado às viagens pela literatura.
  • No quarto das crianças, que faz as vezes de área de estudo e de descanso, a zona dos brinquedos e jogos pode estar decorada de forma diferente, por exemplo. E porque não desenhar o jogo da macaca no chão com fita adesiva? Veja aqui também ideias de atividades e jogos para fazer com crianças.
  • Não se esqueça de se manter ativo nesta altura. É possível que já tivesse o hábito de treinar em casa num espaço próprio. Se não for o caso, uma pequena área da sala ou do quarto serve de ginásio improvisado durante a hora de exercício.
Organizar casa quarentena lidl lazer_920x920

Descanso

Nesta altura, entre a adaptação às novas rotinas, a preocupação pela realidade e o exercício limitado que fazemos, é natural que tenhamos mais dificuldades em dormir bem. Por isso, o espaço e os horários de descanso devem ser sagrados:

Organizar casa quarentena lidl descanso_920x920
  • Durma sempre no mesmo sítio. Neste caso, não precisa de organizar a casa, pois, regra geral, será o quarto – ou, mais especificamente, a cama. Evite dormir no sofá.
  • Da mesma forma, se o lugar de descanso coincidir com a área de trabalho, não os misture. Não deve trabalhar na cama, é prejudicial tanto para o trabalho como para o descanso.
  • Procure dormir no mínimo oito horas, manter sempre os mesmos horários e respeitá-los. Uma rotina de descanso desregrada pode levá-lo a sentir-se ainda mais cansado, irritado e menos produtivo.

Proteção

Um estudo do Instituto Nacional de Saúde de Princeton e da Universidade da Califórnia, publicado em março, concluiu que a COVID-19 pode sobreviver entre horas a dias em superfícies. Por isso, é fulcral ter alguns cuidados para não levar o novo coronavírus para o seu lar. Pode organizar a casa de forma que consiga:

Organizar casa quarentena lidl protecao_920x920
  • Assinalar uma “zona de recolhimento” no hall de entrada ou no corredor com fita adesiva ou rolos tapa portas. Aqui, deve deixar o calçado e roupa que utilizou na rua, e calçar os chinelos na área descontaminada. Não se esqueça de, depois, lavar corretamente as mãos e, se possível, de tomar banho. Limpe também as patas aos animais, depois de os passear.Em alternativa a limpar todas as embalagens de compras, pode também deixá-las neste canto durante alguns dias, sempre que não sejam frescos ou perecíveis.
  • Colocar alguns recipientes com desinfetante ou álcool pela casa, além de levar consigo desinfetante para as mãos. Por exemplo: à entrada, para usar ao chegar ou sair de casa; para limpar maçanetas e botões de elevador, ou desinfetar as mãos depois de tocá-los; perto do computador, para se lembrar todos os dias de desinfetá-lo – e ao telemóvel também.
Organizar casa quarentena lidl protecao_920x920

Organizar a casa para tempos de quarentena não tem de ser complexo, e provará ser essencial para conseguir facilitar a adaptação à nova rotina e proteger-se.

Mais para descobrir, todos os dias