Desejos para 2020: 12 resoluções para uma vida mais saudável

O início de um novo ano é sempre uma oportunidade para novos começos. Mas, para que as resoluções de fim de ano não se fiquem pelas boas intenções de janeiro, que tal definir uma meta para cada mês?

Preparámos-lhe uma lista de 12 resoluções para 2020, para que possa integrar o desporto e a alimentação saudável de forma harmoniosa no seu dia a dia.

Janeiro

 

Antes de se iniciar a sério nas lides desportivas, (re)descubra o prazer do exercício físico.

Experimente diferentes atividades e perceba qual a melhor para si.

Depois de a escolher, faça um plano semanal adequado aos seus horários e vida pessoal e profissional.

Fevereiro

 

Na lista de desejos para 2020, não podem faltar os cuidados com a alimentação.

Comece neste mês, a comer, pelo menos, uma peça de fruta por dia. Veja aqui a porção certa de frutas e hortícolas por dia.

Março

 

A chegada da primavera convida a caminhadas ao ar livre. Durante os meses de primavera e verão reserve meia hora por dia para andar a pé.

Dica: experimente estacionar o carro mais longe do trabalho.

Abril

 

Depois de habituar o seu corpo a uma atividade física regular, chega a altura de elaborar um plano de treino mais completo.

Tente treinar, pelo menos, três vezes por semana, verá como sairá muito beneficiado.

Lembre-se que os fins-de-semana também são uma opção, andar de bicicleta com a família, por exemplo, conta como atividade física.

Maio

 

Integre vegetais em todas as suas refeições.

Além de darem cor aos seus pratos, são uma fonte indispensável de vitaminas e minerais que o tornará mais saudável.

Veja aqui e aqui várias receitas saudáveis.

Junho

 

Se é fumador e ainda não conseguiu deixar de fumar, faça-o neste virar de década.

Este vício é responsável por doenças cardiovasculares, cardíacas e pulmonares.

Julho

 

Com a chegada dos dias quentes, desafie-se a beber, no mínimo, 1,5 litros de água por dia. O seu corpo agradecerá.

Agosto

 

Que tal deixar, neste mês, de consumir refrigerantes e produtos com excesso de açúcar?

Em alternativa, opte pelos sumos naturais ou pelas águas aromatizadas.

Setembro

 

O mês dos recomeços é ideal para contrariar a procrastinação.

Faça uma lista das tarefas mais importantes e comece o dia a concretizá-las – e não deixe o ginásio para amanhã!

Outubro

 

Retire dez minutos ao final de cada dia para se concentrar na respiração. Encha o peito de ar enquanto conta até quatro e expire, contando até seis.

É uma boa ajuda para gerir a ansiedade.

Se quiser ir mais longe, comece a praticar meia hora de Yoga ao acordar ou ao deitar, verá como o stress passará a ser coisa do passado.

Novembro

 

Tenha atenção ao tempo que dormir dedica o seu sono.

Além das sete horas de repouso, aposte num sono de qualidade, longe de aparelhos eletrónicos.

Dezembro

 

Para acabar bem a lista de desejos para 2020, procure ir além dos objetivos definidos.

As metas devem ser sempre realistas (vai mesmo fazer uma maratona?), mas é importante manter a vontade de se superar constantemente. 

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