“Don’t dream with it, train for it.”

Aniversário: 19/07/1993

Modalidade: Atletismo

Naturalidade: Lausanne (Suíça)

Campeão Nacional de Estrada, em atletismo é o título que Samuel Barata carrega desde 2018. Nasceu na Suíça e aos 10 anos muda-se para Bouça na Covilhã em Portugal, terra da sua família. Foi nessa altura que começou a treinar atletismo.

A adolescência marca os primeiros resultados do atleta e com isso Samuel decide começar carreira no atletismo. Aos 18 anos vem para Lisboa, onde duas oportunidades o esperavam: a formação académica em Química e o convite para treinar no Sport Lisboa e Benfica – o seu atual clube.

Ter crescido em Bouça permitiu ao Samuel ter uma forte ligação com a natureza. Ia muitas vezes correr para a montanha e ainda hoje em dia, pelo menos uma vez por mês e dependendo do calendário das provas, o Samuel regressa à terra onde cresceu. Já a competição leva-o para longe de casa: Taiwan, Estados Unidos da América, Turquia, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Holanda, Hungria, Quénia... são apenas alguns dos locais do mundo por onde já passou a correr. Diz conseguir, quase sempre, conciliar o tempo para os treinos e as provas com o tempo para visitar e conhecer as cidades onde vai. Apesar de já conhecer várias, assume que é fora delas, rodeado pela natureza, onde se sente melhor: “Fui criado aqui, sinto-me bem na montanha.”

Melhores resultados

Mais para descobrir, todos os dias