“The only way to do great work... is to love what you do!”

Aniversário: 12/07/1995

Modalidade: Triatlo

Naturalidade: Basileia (Suíça)

Em 2018 ganhou a Medalha de Ouro nos Jogos do Mediterrâneo, na modalidade de triatlo, e reconhece que nada disto seria possível sem o apoio do seu treinador. A Melanie sabe que o importante é estar bem acompanhada e trabalhar com os olhos postos no objetivo: a vitória pessoal e desportiva.

Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá́ acompanhado.” Este provérbio africano traduz a importância do treinador na vida desportiva da atleta. É o treinador quem a ajuda a definir estratégias, incentiva nos momentos difíceis, é amigo e exigente. “O treinador tem que ser o braço direito do atleta. Temos que confiar cegamente no trabalho dele para que as coisas resultem. Se não acreditarmos verdadeiramente no caminho que estamos a fazer, no método de treino que estamos a usar, os resultados nunca vão aparecer”. Assim o diz Melanie Santos, praticante de triatlo desde os 15 anos, altura em que conheceu o seu atual treinador Lino Barruncho.

A rotina desta atleta de alto rendimento é muito dura, sem folgas nem fins-de-semana. Todos os dias treina 5 a 6 horas, exceto quando está em competição. “Passo o dia todo a treinar. Começamos sempre por volta das 9h30 até às 14h (bike ou corrida, ou as duas coisas); depois almoço e, ou descanso ou vou às aulas; às 17h nado 1h30, a seguir ginásio e massagem. Por volta das 21h janto e no dia seguinte repito tudo outra vez.”. Tanta intensidade de treinos exigem muita determinação e organização por parte de Melanie, e uma excelente capacidade de motivação do seu treinador que nunca a deixou desistir incentivando-a sempre para continuar a trabalhar e a esperar pelo momento dela que iria com certeza chegar.

Graças a este equilíbrio de esforço e empenho com confiança total no seu treinador, Melanie alcançou em 2015 o 3º lugar no campeonato da Europa U23 e o 3º lugar no Campeonato do Mundo U23. Em 2017 alcançou o 2º lugar no Campeonato do Mundo U23 e o 5º lugar no WTS Abu Dhabi. Em 2018, a Melanie conquistou a Medalha de Ouro em triatlo, nos Jogos do Mediterrâneo.

Mais para descobrir, todos os dias