“Por detrás de uma conquista difícil está sempre um herói.”

Aniversário: 02/07/1993

Modalidade: Atletismo

Naturalidade: Lisboa

Dos Estados Unidos da América diretamente para Portugal. A Marta Pen, é licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade do Mississippi e fez o curso com direito a bolsa de estudo e a representar a Universidade no atletismo.

A atleta de 26 anos iniciou-se no desporto com a natação, mas confessa que só́ se sentiu como “peixe na água” quando aos 11 anos saiu da piscina e começou a correr. Quando frequentava o ensino básico teve um professor apaixonado pelo atletismo que a incentivou. “Viajava para vários sítios para fazer as provas de desporto escolar. Depois, já viajava para fora do país, para correr. Nessa altura, comecei a cultivar o espírito de fazer agora para colher mais tarde.”

Em 2018, os frutos do trabalho e do tempo que dedicou ao atletismo aparecem. Marta bate o recorde nacional de uma milha no ISTAF de Berlim e conquista o 5.º lugar de 1500m no Campeonato Europeu em Berlim. “Aconteceu no meu segundo ano como profissional e ajudou-me a perceber a verdadeira razão pela qual faço atletismo: sempre que participo numa corrida tenho a oportunidade de potenciar o meu dom. Estas medalhas traduzem todo o trabalho destes últimos anos. A vitória foi a afirmação de que estou a caminhar na direção certa”.

Melhores resultados

Mais para descobrir, todos os dias