"Só os fortes sobrevivem."

Aniversário: 30/10/1992

Modalidade: Judo

Naturalidade: São Tomé e Príncipe

O judoca de 26 anos, nasceu em São Tomé onde viveu até ao início da adolescência. Em 2012, já em Portugal, descobre o judo através do desporto escolar. É convidado pelo seu treinador para ir para o Sporting e nunca mais parou!

Juntar-se ao clube trouxe mais horas de treino, progressão e, consequentemente, uma grande vontade de competir e de... participar nos Jogos Olímpicos. “Na escola, dediquei-me ao judo porque gosto de desporto de combate”, conta o judoca que, apesar de se ter iniciado no desporto tardiamente, garante que o judo fez dele uma pessoa melhor. Defende que este desporto é muito importante na construção da personalidade: “o judo funciona à base do respeito e da lealdade. A mim, ensinou-me a lutar pelos meus objetivos. Acho que esta modalidade passa bons valores, sólidos e importantes para a vida”, e é com a ajuda deste desporto que continua a crescer como atleta e como pessoa.

Para aguentar os treinos e garantir que não ganha peso, o Jorge Fonseca tem uma dieta muito rigorosa. O peso influencia diretamente o desempenho do judoca. Por isso, um dos segredos é apostar numa alimentação simples e com um bom nível de nutrientes.

No seu percurso já alcançou vários prémios, destacando-se em 2019 o 1º lugar no Campeonato Mundial de Judo, -100kg, em 2018 o 2º lugar no GP Agadir, -100kg e em 2017 o 2º GP Zagreb -100kg. Apesar de já contar com várias medalhas, inclusive o título de campeão, o judoca ainda não está satisfeito, dizendo que “o meu objetivo é sempre conquistar o ouro, o primeiro lugar.”  

Melhores resultados

Mais para descobrir, todos os dias