"Keep your head up."

Aniversário: 21/05/1994

Modalidade: Canoagem

Naturalidade: Abrantes

Médica, canoísta, medalhada, eleita Atleta Feminina do Ano pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) assegura que ter tempo para tudo, na maioria das vezes, depende da vontade.

Natural de Abrantes, tem consciência de que a realidade desportiva nacional “não permite viver da carreira de atleta para sempre, a não ser que joguemos futebol. Daí surge a necessidade de arranjar um plano B.”. Para Francisca, esse plano B é a Medicina. O seu percurso académico caminhou lado-a-lado com o de desportista de alto rendimento e hoje, muito embora continue a estudar, está focada em voltar a participar nos Jogos Olímpicos.

A canoagem surgiu na vida da Francisca através do seu pai que pratica canoagem desde os 10 anos. “Acho que mal nasci já estava dentro do kayak, não me lembro sequer da minha vida sem canoagem ou da primeira vez que me sentei num barco. Pratiquei outros desportos, mas foi a canoagem que sempre foi ficando. Aos 8 fiz a minha primeira competição, um regional de pista, prova de 500m.”

Mas nem sempre foi fácil, a atleta confessa “Em 2009 e 2010 pensei várias vezes em desistir. A altura dos 14, 15 anos não é fácil e a vontade para treinar faltou. Tinha poucos resultados e queria fazer o que toda a gente da minha idade fazia. Mas não desisti e em 2011 participei na minha primeira prova internacional, sem qualquer expectativa. Saí de lá com a medalha de bronze na prova K1 200m. Foi nesse momento que percebi que a canoagem podia ser um futuro risonho para mim e decidi começar a apostar mais a sério.“

Para quem quer seguir este caminho a atleta aconselha “Traçar metas a curto prazo mas ter uma ideia dos objetivos a longo prazo. É importante viver dia-a-dia para não dar em doido. O stress, a pressão e a pressa passam a fazer parte da vida e é possível gerir tudo com calma. A nossa determinação tem aqui um papel fundamental.”

Francisca tem a força e a determinação dos vencedores, num universo desportivo em que muitas vezes faltam incentivos. Neste contexto o apoio Lidl Stars é importante para que consiga manter o foco na XXXII edição dos Jogos Olímpicos, a decorrer em 2020, em Tóquio. “Considero muito importante esta aposta do Lidl em atletas de várias modalidades e sem dúvida que me tem ajudado a conseguir aquele fator extra que muitas vezes é determinante. A alimentação é disso exemplo: passei a ter acesso a produtos com muita qualidade e valor nutritivo.”

Melhores resultados

Mais para descobrir, todos os dias