Aniversário: 23/03/1992

Modalidade: Natação

Naturalidade: Lisboa

Pratica natação desde os 3 anos, tendo começado por sugestão do seu médico de família. Desde então é apaixonado por este desporto que é reconhecido como um dos mais completos e atividade fundamental do dia-a-dia do atleta: “Para mim, nadar é liberdade. É parte da minha vida” diz Alexis.  

Por volta dos 15 anos percebe que é da natação que quer fazer a sua vida: “os sonhos que eu tinha desde miúdo estavam cada vez mais próximos de se tornarem reais”. Para conseguir alcançar esses objetivos considera que foi fundamental estabelecer uma rotina disciplinada e organizada.

Foi também com 15 anos que conquistou a sua primeira medalha de ouro, memória que guarda com muito carinho e orgulho. Foi em 2007, nos 200m costas. “Foi um sonho tornado realidade e principalmente um sentimento de realização pessoal.”

A rotina do Alexis começa muito cedo: às 8h já está dentro de água para treinar, seguindo-se 1h30 de ginásio, almoço e descanso. Depois de recarregar as baterias regressa para mais uma sessão de 2 horas na água. A prática leva à perfeição, e com muito esforço e dedicação Alexis representou Portugal em 2010, na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Singapura. Em 2016 conquistou a medalha de bronze no Europeus de Natação em Londres, na prova dos 200m estilos. No mesmo ano estreou-se nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, tendo sido 12.º classificado nos 200m estilos e 14.º nos 400m estilos.

Melhores resultados

Mais para descobrir, todos os dias