Teletrabalho significa não só estar à frente do computador, como também atender chamadas telefónicas ou participar em videochamadas, tudo à distância. Quando isso tem de ser feito a partir de casa com filhos pequenos à mistura, a missão parece quase impossível. Não há milagres, mas há algumas ideias para trabalhar a partir de casa que podemos seguir e, com alguma disciplina e organização, o desafio torna-se mais fácil.
Se tem uma divisão reservada para escritório, ótimo! Mas se não é este o caso, vai ter de improvisar um. Pode fazê-lo no seu quarto, caso tenha espaço, ou na sala, numa pequena secretária ou numa mesa. O importante é que tenha um espaço definido e com tudo à mão, para que as crianças possam perceber quando está efetivamente a trabalhar.
Sem rotinas e horários definidos, tudo se torna bem mais difícil. Estabeleça algumas regras importantes para tirar partido de todas as vantagens do teletrabalho.
Prepare a sua semana com antecedência. Assim, evita surpresas ou sobreposições.
Além disso, planeie as refeições.
Faça a ementa para toda a semana e vá às compras no fim de semana para não ter essa preocupação acrescida.
Nunca trabalhe de pijama. Siga as rotinas da manhã como se fosse sair de casa.
Tome o pequeno-almoço, faça a sua higiene e vista-se.
Faça tudo com a antecedência necessária para ter tempo de preparar as crianças.
Estabeleça um horário e comece o seu dia de teletrabalho fazendo uma lista de tarefas a cumprir.
Olhe para a agenda e verifique os compromissos profissionais programados, bem como as atividades planeadas para as crianças.
No caso de ambos os membros do casal estarem a trabalhar a partir de casa, podem coordenar os horários e dar atenção às crianças alternadamente, sobretudo quando ainda são pequenas.
Defina períodos de pausa, que podem coincidir, por exemplo, com as refeições e os lanches das crianças.
É bom para si.
Estique as pernas, aproveite para comer e descontrair um pouco, ao mesmo tempo que dá mais atenção aos seus filhos.
Estabeleça rotinas para as crianças, se possível com horas certas e coordenadas com as suas.
Há muitas atividades que pode planear consoante as idades.
Se forem ainda bebés, coordene os períodos de sono com o seu horário de trabalho, nem que tenha de o ajustar um pouco.
Se forem mais velhos e estiverem a estudar a partir de casa – como acontece no atual estado de emergência, devido ao novo coronavírus – os horários de estudo devem ser iguais ao do seu expediente.
Um regime de teletrabalho com filhos em casa é, de facto, um grande desafio. Haverá sempre algumas surpresas, mas as rotinas vão ajudar a não entrar em stresse e ansiedade. Pense que serão exceções às regras que estipulou e ajuste o que for necessário.