Sabe quais são os benefícios da Aloé vera para a pele?

Os benefícios da Aloé vera para a pele estão amplamente comprovados e são vários os estudos realizados em todo o mundo que asseguram a eficácia das suas propriedades. Conhecida entre os egípcios como a planta da imortalidade, a babosa ou Aloé vera é uma das plantas medicinais mais procuradas e que mais facilmente pode ser incluída na nossa rotina diária.

Os principais benefícios da Aloé vera para a pele

As folhas da Aloé vera, constituídas por 95% de água e 5% de componentes ativos, contêm uma enorme variedade de propriedades benéficas: analgésicas, anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antissépticas, antifúngicas, antioxidantes, hidratantes, regenerativas e refrescantes.

Estas são fornecidas pelo gel da Aloé vera retirado do interior das folhas, que é muito versátil e utilizado em cosméticos naturais (e não só). Especialmente, quando falamos de uso tópico, é um aliado poderoso na hora de cuidar do maior órgão do corpo humano em várias situações:

  • tratar queimaduras solares;
  • prevenir problemas de pele, como a acne;
  • regenerar as células e rejuvenescer a pele;
  • hidratar profundamente a derme;
  • promover a nutrição do couro cabeludo.

Em que situações pode usar Aloé vera?

É, certamente, uma planta rica em componentes terapêuticos. Por isso, são inúmeros os benefícios da Aloé vera para a pele, promovendo a sua vitalidade, saúde e beleza.

Queimaduras solares

Queimaduras solares

A aplicação do gel Aloé vera em queimaduras solares pode ajudar a pele a acalmar e a cicatrizar mais facilmente. Afinal, as propriedades antibióticas e anti-inflamatórias estimulam a produção de células responsáveis pela cicatrização do corpo, aliviando o ardor causado pelos longos períodos de exposição ao sol. Para um tratamento reparador e refrescante, sugerimos a utilização do after sun com Aloé vera da Cien.

Acne

As propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, antibacterianas e antifúngicas da Aloé vera ajudam, igualmente, na prevenção de infeções da pele e no combate da acne, segundo um estudo publicado no Journal of Dermatological Treatment. Além disso, o gel extraído desta planta contém ácido salicílico*, um esfoliante que ajuda a desobstruir os poros, eliminando as células mortas presentes na pele e o sebo acumulado.

* O que é ácido salicílico? Um composto com propriedades esfoliantes e seborreguladoras. A sua ação é anti-inflamatória e hidratante, ajudando a reduzir o tamanho e a vermelhidão dos surtos, a evitar a contaminação por bactérias e fungos e a prevenir o aparecimento de borbulhas

Envelhecimento da pele

Envelhecimento da pele

Outro dos benefícios da Aloé vera para a pele está relacionado com o envelhecimento.

De acordo com um estudo publicado no Annals of Dermatology, a Aloé vera ajuda a estimular a produção de colagénio e elastina, substâncias responsáveis por manter a elasticidade da pele e por reduzir a profundidade das rugas.

Esta planta contém, igualmente, zinco, que funciona como um adstringente capaz de fechar os poros. Além disso, as suas propriedades antioxidantes ajudam na prevenção da formação de radicais livres*, responsáveis pelo envelhecimento das células. Experimente, por exemplo, este efeito regenerador com o Hydragel Aloé vera, da Cien, ideal para peles cansadas ou envelhecidas.

* O que são radicais livres? Os radicais livres são moléculas que se encontram em estado instável e que tendem a associar-se rapidamente a outras moléculas, com as quais podem reagir ou oxidar no nosso organismo. Podem danificar as células saudáveis do corpo, tendo um papel nocivo em diversos processos patológicos (inflamações ou intoxicações), assim como no processo de envelhecimento. Os níveis de radicais livres produzidos pelo metabolismo normal são controlados. No entanto, há fatores externos que podem contribuir para o aumento excessivo da produção destas moléculas, como a poluição, o tabaco, as bebidas alcoólicas ou a radiação ultravioleta.

Desidratação profunda

O gel de Aloé vera é composto, essencialmente, por água. Trata-se, por isso, de uma loção hidratante que pode ser aplicada em todos os tipos de pele. É, desse modo, utilizado como base para inúmeros produtos de beleza, concebidos para ajudar a hidratar a sua pele. Para uma hidratação profunda, utilize o gel de duche Aloé vera da Cien.

A marca Cien tem ao seu dispor uma vasta gama de artigos para usufruir das propriedades desta planta. Descubra-os no Lidl.

Mais para descobrir