Pós verão: como escolher o melhor gel de banho para a pele seca
É praticamente inevitável: os longos períodos de exposição ao sol acabam sempre por se espelhar na aparência da sua pele. E se aos raios ultravioleta somarmos a passagem dos anos, é natural que a pele se vá tornando mais envelhecida, áspera, seca e sensível. Para contrariar a tendência de envelhecimento, é essencial que adote cuidados especiais após o período de verão. O primeiro passo é a escolha do melhor gel de banho para pele seca e madura, atendendo à agressividade inerente às lavagens diárias.
Exposição solar e envelhecimento da pele
O amadurecimento da pele deve-se a uma combinação de fatores internos e externos, como a hereditariedade, as rotinas de beleza e tratamento (ou a falta delas) e, claro, a exposição à radiação solar. Segundo um artigo publicado no Journal of Dermatological Science, a exposição à radiação ultravioleta é unanimemente identificada pela comunidade científica como um dos fatores mais decisivos no processo de envelhecimento cutâneo.
Atendendo a este conjunto de variáveis, a pele começa a perder alguma hidratação a partir dos 25 anos, pelo que se deve manter alguns cuidados para prevenir o surgimento das primeiras rugas. É comum começar a notar alguma flacidez por volta dos 30, mas é sobretudo a partir dos 40 anos que se costuma notar uma diferença maior na firmeza e densidade da pele.
Com o envelhecimento, o processo de regeneração celular fica mais lento e deficitário, tornando a pele mais áspera, fina e sensível às agressões do meio ambiente. Ora, com a perda de flexibilidade e elasticidade, esta barreira natural do organismo fica mais suscetível à influência nociva dos radicais livres e dos maus cuidados. Neste cenário, as atenções adotadas durante o duche - tal como a utilizaçãi de um gel de banho para pele seca - assumem uma importância incontornável na manutenção de uma pele saudável e hidratada