Pele masculina: conheça os cuidados e características especiais do rosto do homem
Os tabus relacionados com os rituais de beleza masculinos têm vindo a desaparecer. São cada vez mais os homens que demonstram preocupar-se com o seu aspeto físico, ultrapassando os preconceitos enraizados na cultura da masculinidade tóxica. Além da dimensão estética, as rotinas de cuidados devem ser mantidas, também, por questões de saúde. Mas será que sabe quais os cuidados específicos que deve ter com a pele masculina?
Pele masculina e feminina: o que as diferencia?
Numa entrevista à revista da American Academy of Dermatology (AAD), Ivan Camacho, professor de dermatologia em Miami, refere que, “no passado, talvez se tenha pensado que pele é pele e, portanto, não há diferença entre tratar um paciente masculino ou feminino”. Mas, na verdade, não é bem assim. Segundo o especialista, “existem importantes diferenças biológicas entre a pele dos homens e das mulheres”.
De acordo com um estudo publicado no International Journal of Women’s Dermatology, a pele masculina é cerca de 10% a 20% mais espessa do que a feminina. Por esse motivo, as rugas tendem a ser mais profundas e salientes, ainda que possam aparecer mais tardiamente. Devido à maior quantidade de glândulas sebáceas, os homens costumam ter uma pele mais oleosa e, por isso, mais propensa a problemas como acne ou poros dilatados. Desta forma, é importante que utilizem produtos especificamente desenvolvidos para cuidar da pele masculina, que contêm menos óleos.
Por outro lado, a pele dos homens é frequentemente submetida a um tipo particular de stress, provocado pela ação de barbear. Esta rotina pode ser destrutiva para o filme hidrolipídico , provocando uma maior secura e vermelhidão. Se a este fator adicionarmos os efeitos nefastos do stress ou da exposição ao sol, passa a ser ainda mais evidente que a pele masculina, especialmente a do rosto, necessita de uma rotina de cuidados diários, que deve ser reforçada na fase crítica do pós-verão.