O que deve incluir uma rotina de skincare para homem?

Quando ouvem falar em cuidar da pele e rotina de skincare, muitos homens começam logo a pensar no tempo que muitas mulheres dedicam a tratar da sua pele e na quantidade de produtos para a pele que elas compram e usam. Isso poderá fazê-los detestar à partida uma ciência que desconhecem, ou seja, afastá-los da adoção de uma rotina de cuidados com a sua pele que é, na verdade, essencial.

No entanto, a boa notícia que temos para si, homem, é que cuidar da sua pele não tem de ser sinónimo de usar muitos produtos nem de horas infinitas perdidas. Explicamos-lhe, de seguida, o essencial dos cuidados com a pele e como pode cuidar da sua em apenas três passos simples.

O bê-á-bá de qualquer rotina de pele

Limpar, hidratar e proteger: estes são os três elementos-chave de qualquer rotina de cuidados com a pele e a verdade é que não é assim tão difícil, dispendioso e moroso passar das ideias à ação. Vejamos o que significa cada etapa:

Limpar

A primeira coisa que deve saber sobre a limpeza da pele é que não deve lavá-la em demasia, uma vez que isso lhe retira os óleos naturais. Desde logo, isto vai simplificar a sua rotina de skincare.

Porém, a nossa pele está diretamente exposta ao ar e a agentes poluentes, pelo que deve lavar bem a cara todas as noites, antes de se deitar, e de manhã.

Hidratar

Depois de lavar a cara (ou mesmo de tomar banho), é muito importante reter humidade na pele, de modo a reforçar sua a barreira e protegê-la dos agentes irritativos presentes no meio ambiente. Assim, a sua rotina de skincare deve incluir sempre a aplicação de um creme hidratante.

Proteger

Temos tendência a proteger a nossa pele do sol apenas no verão. Contudo, esta é uma prática errada: os raios UV do sol causam o envelhecimento precoce da nossa pele, pelo que é muito importante aplicar protetor solar diariamente, antes de sair de casa.

Descubra qual é o seu tipo de pele

 

Devido à produção de testosterona, a pele masculina tende a ser mais oleosa, pelo que muitos produtos cosméticos para os homens costumam ter propriedades para combater essa oleosidade. No entanto, mais do que escolher produtos para a pele adequados ao sexo masculino ou feminino, o importante é perceber qual o seu tipo de pele, de modo a usar os cosméticos adequados na sua rotina de skincare, já que usar produtos que não sejam adequados para o seu tipo de pele pode causar ou agravar problemas como acne, secura da pele, entre outros.

Assim, a sua pele pode ser:

  • sensível, ou seja, manifestar sintomas facilmente após o uso de cosméticos;
  • normal (pele lisa e não sensível);
  • seca, isto é, uma pele áspera que pode apresentar escamação e sensação de comichão;
  • oleosa, cuja aparência é brilhante e gordurosa;
  • mista, o que significa que a pele é seca numas zonas e oleosa noutras.

Rotina de skincare para homem em três passos essenciais

Agora que já percebeu que criar uma rotina de skincare não é assim tão difícil, partilhamos de seguida os três passos que deve seguir para cuidar da sua pele corretamente, bem como os produtos Cien que pode usar para tal. Com eles, a sua rotina de skincare terá não só a qualidade desejada, como será também económica.

limpeza-e-esfoliacao-da-pele

Limpeza e esfoliação da pele

A limpeza da pele do rosto deve ser feita, como acima referimos, duas vezes por dia, a menos que transpire em excesso, situação em que deve lavar a cara logo que possível. Esta limpeza deve ser feita com água morna e um gel de limpeza facial, sem esfregar a pele.

Sendo a esfoliação também um passo importante, ao longo da semana, pode alternar entre o uso do gel de limpeza e do esfoliante facial Cien. A quantidade de vezes que deve fazer esfoliação depende do seu tipo de pele, sendo que uma pele normal pode ser esfoliada 2 a 3 vezes por semana.

fazer-a-barba-dicas-para-nao-irritar-a-sua-pele

Fazer a barba: dicas para não irritar a sua pele

O barbear já faz, com certeza, parte das suas rotinas de higiene. Todavia, será que faz a barba da forma mais adequada para não irritar a sua pele?

Em primeiro lugar, aconselha-se a que molhe a pele e aplique o creme de barbear ou gel de barbear Cien, antes de começar a fazer a barba. Depois, basta passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos.

E porque, depois de fazer a barba, a pele fica com poros abertos e cortes mínimos, expondo-se, assim, à penetração de bactérias e outros agentes prejudiciais, não se esqueça de aplicar o after shave sem álcool Cien, de forma a proteger a pele.

creme-de-rosto-para-homem-porque-usa-lo

Creme de rosto para homem: porquê usá-lo?

Por fim, imediatamente após lavar a cara e fazer a barba, é muito importante proteger a barreira da pele contra os agressores externos. Para tal, opte por um dos cremes para homem Cien: Hydro Formula, Sensitive Formula e Q-10 antirrugas.

Além disso, antes de sair de casa, não se esqueça de aplicar protetor solar.

MAIS PARA DESCOBRIR