Limpeza de pele: uma ajuda crucial para os problemas de rosto

Uma pele do rosto suave, brilhante e sem marcas parece quase uma miragem, mas pode ser uma realidade. E não é necessário passar várias horas a cuidar do rosto nem gastar muito dinheiro em produtos de beleza: basta adotar alguns cuidados no dia a dia. O primeiro passo é a limpeza de pele, uma etapa fundamental quando falamos de prevenir problemas no rosto como acne, alergias, rosácea, dermatite de contacto ou dermatite seborreica.

Os cuidados que ajudam a prevenir e minimizar problemas de pele no rosto

O tratamento facial é um dos cuidados que nunca devemos descurar, afinal, o rosto é o nosso cartão de visita. Ter uma pele cuidada e reluzente depende das opções diárias que fazemos e, claro, da forma como combatemos os problemas que a nossa pele enfrenta.

Acne

Acne

A acne é um dos principais fatores que colocam em causa quem procura um rosto cuidado e livre de cicatrizes. Este problema atinge cerca de 80% dos jovens, segundo a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), e é causado pelas alterações hormonais que aumentam a produção de gordura ou de sebo por parte das glândulas sebáceas.

dermatite

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é mais comum em pessoas com pele oleosa e surge nas zonas abundantes em glândulas sebáceas, como a cabeça e a parte superior do tronco. Às vezes, esta condição torna-se embaraçosa para quem sofre dela, devido às escamas e lesões avermelhadas no couro cabeludo e no rosto.

Dermatite

Dermatite de contacto

A dermatite de contacto é um problema de pele muito comum, resultante do contacto com alguma substância irritante que provoca reação ou inflamação na pele. Os sintomas surgem no local de contacto e manifestam-se através de comichão, vermelhidão e inchaço. Em alguns casos, a exposição solar pode agravar os sintomas, sobretudo quando as causas são protetores solares, after shaves ou perfumes.

Alergias

Alergias

As alergias são um dos fatores que mais podem afetar a pele do rosto, dando origem a comichão, manchas ou borbulhas. As principais causas deste problema são as impurezas do dia a dia, a alimentação ou dormir sem retirar a maquilhagem.

Dicas para uma correta limpeza de pele

limpeza de pele

A limpeza de pele é um procedimento que pretende remover todas as impurezas, vestígios de poluição, sebo excessivo e células mortas da nossa derme. No caso do rosto, é fundamental para evitar, minimizar ou melhorar possíveis problemas dermatológicos, e torna-se ainda mais crucial quando há uma utilização regular de maquilhagem. Assim, a limpeza facial deve ser feita antes de se maquilhar e ao final do dia, antes de se deitar.

Existem diversos produtos de limpeza que permitem fazer uma higienização profunda e correta, estimulando a renovação celular. Dois dos produtos mais recomendados são um gel de limpeza de rosto e um esfoliante de limpeza facial. Estes géis são especialmente indicados para o cuidado diário do rosto, eliminando o excesso de oleosidade e mantendo a pele livre de acne. Além disso, ajudam na remoção eficaz das partículas de sujidade e maquilhagem.

Mais para descobrir