As características essenciais de um creme hidratante para o rosto

Sabia que, com o avançar da idade, a capacidade de reter água na pele diminui? Sabendo que a água representa cerca de 70% do corpo de um ser humano adulto, o primeiro passo para uma pele saudável é beber água. Mas, no caso do rosto - uma das áreas mais desprotegidas e expostas às agressões do dia a dia - isso pode não ser suficiente. Por isso, a aplicação de um creme hidratante para o rosto revela-se um outro passo essencial. Mas qual o creme mais adequado?

Fatores que contribuem para uma pele desidratada e ressequida

Para combater os problemas de uma pele desidratada e ressequida, primeiro é preciso perceber as diferenças entre pele seca e pele desidratada. Esta distinção nem sempre é clara, o que leva à utilização de produtos que podem não ser os mais adequados em cada caso.

A verdade é que as peles desidratadas não são, necessariamente, peles secas. A pele desidratada é considerada uma condição temporária e, geralmente, está associada a diversos fatores, entre os quais:

  • Ingestão insuficiente de água;
  • Uso excessivo de esfoliantes;
  • Alterações hormonais;
  • Dermatite Atópica;
  • Exposição excessiva ao sol;
  • Clima muito frio ou seco.

Já a pele seca é considerada um tipo de pele que produz menos sebo - ou óleo - do que a pele normal ou oleosa. Também nestes casos, existem fatores que podem fazer com que o nosso tipo de pele mude e produza cada vez menos oleosidade, entre os quais:

  • Condições genéticas;
  • Envelhecimento precoce;
  • Estar sujeito a temperaturas extremas.

No caso das peles desidratadas é adequado utilizar produtos específicos, que contenham água. O creme hidratante de rosto Aqua é uma boa opção pois confere o efeito de hidratação prolongada, refrescando e suavizando o rosto. Por outro lado, no caso das peles secas, a máscara hidratante Aqua proporciona um efeito de hidratação intensivo, ideal para as diferentes necessidades da pele. Esta máscara equilibra os níveis de hidratação e deixa a pele mais macia e brilhante.

Para fazer uma melhor escolha, conheça o papel dos principais ingredientes de um creme hidratante.

As principais características de um creme hidratante para o rosto

Tanto num caso como noutro, a pele do rosto pode revelar falta de água. Qual, então, o tratamento mais adequado em cada caso? A resposta está na escolha de um creme hidratante para cada tipo de pele. 

Vitamina A, C, E e B5

As vitaminas A, C, E e B5 (esta mais conhecida como pantenol) são substâncias ativas hidratantes, que desempenham um papel importante na manutenção da pele saudável. Ajudam a estimular a produção de colagénio, agindo na preservação da elasticidade da pele, segundo um estudo do Journal of Cosmetic Science.

Glicerina

A Glicerina é uma substância que confere proteção, maciez e ajuda a preservar a elasticidade da pele. A sua capacidade de proteção da barreira epidérmica confere benefícios específicos na hidratação da pele, facilitando, inclusive, a absorção de outras substâncias ativas.

Aloé Vera

A Aloé vera, conhecida como planta da imortalidade, é um poderoso aliado na nutrição e hidratação da pele. Os seus componentes ajudam a restabelecer o equilíbrio fisiológico da pele e agem como adstringente, regulando a secreção sebácea.

Óleo de Jojoba

O óleo de jojoba é ideal para peles secas e funciona como uma barreira protetora para evitar que a pele perca a humidade. Além disso, esta substância contém Vitamina E que funciona como antioxidante e combate as bactérias provenientes da exposição a poluentes e outras toxinas.

Hidratantes para o rosto Cien

Mais para descobrir, todos os dias