Como fazer a barba sem irritar a pele?

 

Aquele era um dia importante. O Diogo[1], já com 16 anos, tinha tudo preparado para se barbear pela primeira vez. Apesar de se sentir um pouco ansioso, sabia que tudo correria bem se seguisse os conselhos que tinha pedido ao seu avô, que sempre foi conhecido no bairro pela sua barba aprumada.

O desafio de fazer a barba sem irritar a pele pode até ser complicado, mas tinha todos os truques apontados no seu bloco de notas. O que poderia correr mal?

A preparação da pele

Antes de barbear o rosto, é importante ter alguns cuidados com a preparação da pele, de forma a minimizar os cortes ou a irritação. Para além da limpeza e esfoliação, deve-se reservar uns minutos para passar o rosto por água quente (ou até tomar um banho). O calor ajudará a amaciar os pelos e a abrir os poros, permitindo que a lâmina deslize com maior facilidade. Mas o Diogo ainda foi mais longe, seguindo a dica do avô: “O melhor método” - segredou-lhe - “é molhar uma toalha em água quente, escorrê-la e aplicá-la no rosto durante alguns minutos”.

Como desfazer a barba corretamente?

Para o avô do Diogo, nada melhor do que uma lâmina tradicional para um barbear apurado: “Para além de parecer que mordisca a pele, a máquina nunca deixa o corte perfeito”, costuma dizer. Mas há precauções a ter: as lâminas devem ser trocadas após 6 a 8 utilizações, para evitar a acumulação de bactérias e a perda de lubrificação.

 

Um dos passos centrais para o desafio de fazer a barba sem irritar a pele é a escolha do creme de barbear. É possível optar por espuma ou gel - aqui o critério é subjetivo. A espuma de barbear da Cien, disponível na versão Hydro e Sensitive (desenvolvida para peles sensíveis), proporciona um barbear rápido e perfeito, deixando uma sensação agradável, refrescante e suave na pele. Por sua vez, o gel de barbear Cien, também disponível na versão Hydro e Sensitive, é enriquecido com Aloé vera, protegendo a pele contra as irritações provocadas pelo barbear.

 

Aquando do barbear, os gestos devem ser suaves e leves, utilizando as duas mãos: uma para mover a lâmina, a outra para esticar a pele. De forma a fazer a barba sem irritar a pele ou provocar cortes, o melhor é mesmo seguir o crescimento do pelo.

Por último, mas não menos importante…

Uma vez desfeita a barba, há rituais que não se podem dispensar. Depois de lavar o rosto com água fria, de modo a fechar os poros, deve-se secar com uma toalha, sem esfregar. Chega, por fim, o momento de aplicar uma loção aftershave para hidratar e acalmar a pele. O avô do Diogo é um fã assumido do aroma e da textura cremosa e suave do Aftershave Balm da Cien.

 

Depois de seguir as dicas do avô, uma por uma, o Diogo ficou orgulhoso do resultado. Claro que não ficou perfeito - com a prática haverá de apurar a técnica - mas alcançou o objetivo de fazer a barba sem irritar a pele. Com a sensação de missão cumprida, sabia que tão cedo não esqueceria aquele dia.

 

 

[1] nome fictício de um testemunho real.

HIDRATAÇÃO PARA HOMEM CIEN

MAIS PARA DESCOBRIR, TODOS OS DIAS