Quatro cuidados para evitar o envelhecimento precoce das mãos

Já parou para olhar com atenção para as suas mãos? O que lhe parece: denunciam a sua idade? As nossas mãos são um importante cartão de visita, mas a verdade é que acabam muitas vezes por ser esquecidas nas nossas rotinas de beleza. O resultado é conhecido: o envelhecimento precoce das mãos. Descanse, ainda vai a tempo de devolver juventude e vitalidade à pele das suas mãos.

O que provoca o envelhecimento precoce das mãos?

A dermatologista Leonor Girão, em entrevista à SIC, afirma que o envelhecimento da pele  é mais pronunciado “na face e nas mãos, que estão sempre expostas e, por isso, são mais afetadas por manchas e rugas”. De facto, esta zona do corpo está permanentemente em contacto com agressores, como a poluição, a água, o vento, o frio ou o calor. O problema tende a agravar-se nas épocas mais quentes, atendendo ao efeito nocivo da radiação ultravioleta. A exposição prolongada ao sol acelera o envelhecimento cutâneo e diminui a elasticidade e densidade da pele.

A somar a estes fatores, há ainda rotinas diárias que acabam por fragilizar a pele desta região, como as lavagens frequentes (muitas vezes com sabonetes agressivos) ou o contacto com produtos químicos, como detergentes ou outros produtos de limpeza. Por tudo isto, é evidente a necessidade de adotar um leque de cuidados especiais que evitem o envelhecimento precoce das mãos.

Como evitar o envelhecimento das mãos

De forma a manter a hidratação ao longo do dia, Leonor Girão recomenda que se tenha um creme hidratante junto aos sítios onde lavamos as mãos, para que se reponha a gordura retirada pelos sabões ou desinfetantes. No entanto, é importante escolher o creme mais adequado.

O creme para mãos Q10 da Cien, com fator de proteção solar (FPS) 10, oferece um cuidado nutritivo e proteção contra o envelhecimento prematuro da pele. A sua fórmula hidratante e anti-idade, com filtro ultravioleta, é enriquecida com Q10, vitamina E, glicerina e cera de abelhas, deixando as mãos sedosas e protegidas dos radicais livres .

Para além do uso regular deste creme antienvelhecimento, que deve ser reforçado após a exposição ao sol, deve também seguir estas quatro:

Utilize protetor solar

  • Desenvolva o hábito de aplicar um protetor solar nas mãos. Na primavera e verão, deve escolher produtos com FPS igual ou superior a 30.

Não se esqueça das luvas

  • Utilize luvas sempre que estiver em contacto com produtos químicos - a lavar a loiça ou a limpar a casa, por exemplo.

Não se esqueça das luvas

  • Esfolie as costas das mãos uma vez por semana, de forma a remover as células mortas. Desta forma, tanto o protetor solar como o hidratante terão mais facilidade em penetrar na pele.

Rotina noturna

  • Aplique uma boa dose de creme para mãos antes de ir dormir. O hidratante atuará durante a noite - período em que a pele intensifica o processo de renovação celular.  
Quatro cuidados para evitar o envelhecimento precoce das mãos

Antienvelhecimento Cien

Mais para descobrir, todos os dias